1 de out. de 2013

Vaiado por rivais, Neymar comanda vitória do Barcelona sobre o Celtic

A cada toque de bola no segundo tempo, Neymar foi vaiado. Mas engana-se quem pensa que o brasileiro foi mal na vitória do Barcelona sobre o Celtic por 1 a 0, nesta terça-feira, pela Liga dos Campeões. Pelo contrário. O atacante foi o grande destaque dos catalães no triunfo fora de casa, com muita movimentação e boas jogadas individuais, causando até a expulsão do capitão do time escocês, razão da bronca da torcida adversária. Faltou apenas o gol para o camisa 11, mas Fàbregas tratou de fazer justiça ao domínio do Barça durante a partida, garantir os três pontos que deixam a equipe na liderança do Grupo H e mostrar que, mesmo sem Messi, fora do jogo por causa de uma lesão na perna esquerda, o técnico Tata Martino ainda tem opções de sobra.
Agora, o Barcelona tem seis pontos, contra quatro do Milan, que empatou em 1 a 1 com o Ajax, fora de casa. O Celtic, por sua vez, está na lanterna da chave, sem ter pontuado até o momento. Na próxima rodada, marcada para o dia 22 de outubro, os catalães encaram os rossoneri, enquanto os holandeses enfrentam os escoceses.
Neymar Celtic e Barcelona (Foto: Getty Images)Neymar avança com a bola dominada: atacante deu trabalho à defesa do Celtic (Foto: Getty Images)
Domínio do Barça
Em meio à polêmica sobre a mudança de estilo de jogo, o Barcelona teve no Celtic o adversário ideal para voltar aos tempos de domínio da posse de bola. Os escoceses, mesmo jogando em casa, não tiveram pudor em se entrincheirar na defesa e apostar nos contra-ataques. O problema dos anfitriões foi que os catalães dificilmente deram brecha.
Porém, se não deixava o Celtic jogar, o Barcelona também pouco criava. Substituto direto de Messi, Fàbregas estava apagado, assim como Pedro. Iniesta chamou a responsabilidade para criar jogadas, mas errou sempre que precisou dar um passe mais vertical. Assim, sobrouNeymar.
Com movimentação intensa, o camisa 11 foi o principal jogador do Barça na primeira etapa. Partindo da esquerda, levou a melhor nas jogadas individuais, caiu pela direita e até apareceu no comando do ataque. Assim, ele quase abriu o placar aos 40 minutos, quando aproveitou cruzamento de Daniel Alves, se antecipou a Ambrose e completou para fora, na melhor oportunidade catalã.
Iniesta e Scott Brown Celtic e Barcelona (Foto: Getty Images)Brown marca Iniesta: capitão foi expulso após
agressão em Neymar (Foto: Getty Images)
Neymar 'expulsa' capitão, e Fàbregas decide
No segundo tempo, o panorama não mudou. O Barcelona seguia tocando a bola, sem muita criatividade, e o Celtic pouco ameaçava. Neymar continuava se movimentando bastante, sendo a fonte das principais tentativas dos catalães.
De tanto incomodar, o brasileiro foi protagonista de um lance que ajudou a definir a partida. Aos 12 minutos, o atacante puxou contra-ataque pela esquerda e acabou derrubado pelo volante Brown, que aproveitou que o camisa 11 estava caído para dar um chute no adversário. O árbitro viu e expulsou o jogador do Celtic.
A partir daí, o time escocês renunciou definitivamente ao ataque e se concentrou na defesa. O Barcelona, entretanto, não conseguiu forçar as jogadas e ficou rodando a bola, sem ideias para furar a retranca rival.
Curiosamente, o alívio do Barça veio num contra-ataque, após cobrança de escanteio do Celtic. E começou com Neymar. Muito vaiado pela torcida por ter provocado a expulsão de Brown, o atacante recebeu no meio e deu ótimo passe para Alexis, que avançou pela direita e cruzou para Fàbregas cabecear e fazer o gol da vitória: 1 a 0.
Sem poder ficar na defesa, o Celtic se lançou ao ataque, mas sem muita organização, abusando dos chutões e dos cruzamentos. Como consequência, deu espaço na defesa, e quase levou mais gols. Melhor em campo, Neymar teve duas chances para marcar pela primeira vez na Champions, mas foi parado por Forster.
Fabregas comemora gol do Barcelona contra o Celtic (Foto: Getty Images)Fàbregas comemora o gol que garantiu a vitória do Barcelona (Foto: Getty Images)

Nenhum comentário: