29 de out. de 2013

É a Maior do Mundo e Não tem Chororô!

E a gente joga junto.
O Flamengo está na semifinal, todo mundo aqui é grandinho o suficiente então vamos parar de caôzada. Vamos falar sinceramente, sem medo da verdade. Na medida em que a competição vai se afunilando o peso do futebol na equação vencedora vai diminuindo. Não é mistificação, mas das quartas de final pra frente os tais valores intangíveis e o capital imaterial de cada equipe começam a fazer uma diferença descomunal. Camisa, torcida e vergonha na cara se tornam ainda mais decisivos. Futebol não é tudo na vida.
Evidente que pro Flamengo vencer é preciso jogar bola, melhor que o adversário, de preferencia. Mas se a cabeça, a mente e o cérebro de quem estará dentro de campo honrando o Manto não estiverem devidamente preparados para as exigências psicológicas do compromisso no Serra Dourada de nada adiantarão exibições virtuosísticas no ludopédio. Jogos como o de hoje à noite, disputado em ambiente francamente hostil, se ganham é na encarada na hora do par ou ímpar. Vai vencer quem tiver mais vontade.
Concordo com todo mundo que acredita que o maior inimigo do Flamengo é o oba-oba. Desde as oitavas da Copa do Brasil que o Flamengo tem sempre pela frente o favorito e agora isso mudou. Mas desde quando ser mais forte é uma desvantagem? E nisso não vai um grama de desprezo ao Goiás, que se à semifinal chegou algum mérito deve ter. Mas temos que respeitar a ordem na cadeia alimentar, se não vira zona.
Espiritualmente continua a mesma coisa, o time do Flamengo no Brasileiro é um e na Copa do Brasil é outro. Logo, as análises e estatísticas baseadas no desempenho em outra competição são de pouca valia. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Campeonato Brasileiro por pontos corridos é pra quem gosta de futebol. Copa do Brasil no mata-mata é pra quem gosta de ganhar. E o Flamengo só está nessa competição por causa desse objetivo. Chegar em 2º, felizmente, não vale nada e não é do nosso costume.
A torcida do Flamengo, a maior de Goiás, para supremo emputecimento do adversário, mais uma vez será obrigada a passar pelos maiores constrangimentos se quiser apoiar o Mengão in loco. Lamentavelmente, parte da torcida do Goiás é primitiva, atrasada, violenta e mal educada na hora de receber torcidas visitantes. E, mais lamentavelmente ainda, conta com a conivência das autoridades policiais goianas.
Aos heróis rubro-negros que estarão no estádio, meu respeito e admiração eternos. Admiração que estendo aos torcedores esmeraldinos que já ultrapassaram o estágio da barbárie. Aos outros, só uma lembrança: muita atenção porque às vezes as despesas feitas em Goiânia são cobradas no Rio de Janeiro. E sobre essas cobranças geralmente incidem juros. Se liguem!
Nem precisamos comentar sobre o futebol que o Flamengo deve jogar. Ele é bem conhecido por todos e é o único aceitável diante da situação. Ao lado dos aconselhamentos de sempre; raça, amor e paixão, só me ocorre uma última e humilíssima recomendação: sejam Flamengo. Sejam Flamengo, é mais do que suficiente.
Mengão Sempre
ΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩ

ΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩ
Rubro-negro bem vestido, me ajuda a acabar com os perebas no time do Flamengo. Entra logo no sócio torcedor.

Nenhum comentário: