29 de out. de 2013

Achei! Para Lúcio, 'centésimo lateral do mundo', Série B 2003 foi mais difícil

Lúcio lateral esquerdo (Foto: Arquivo Pessoal)Lúcio curte 'férias forçadas' com a família
(Foto: Arquivo Pessoal)
Há dez anos, durante a disputa da Série B pelo Palmeiras, Lúcio ganhava projeção nacional com boas atuações. Empolgado, ele chegou a dizer que estava "entre os quatro melhores laterais do mundo". Uma década depois, sem time, apenas curtindo a família no Recife, o jogador de 34 anos faz avaliação modesta e bem-humorada de si próprio, mas não deixa de ter planos ambiciosos no futebol. Lúcio agora se coloca como "o centéstimo melhor lateral do mundo", diz que ainda tem bala para jogar em clube grande por mais cinco temporadas e que pode conquistar pelo menos um título de expressão antes de encerrar a carreira.
– Hoje, o Marcelo é o melhor lateral-esquerdo. Há muito que está fazendo bons campeonatos, gosto muito do estilo dele, que é parecido com o meu. Eu? Eu agora sou o centésimo do mundo – disse, aos risos.
Depois, Lúcio falou com seriedade sobre o futuro.
– Tenho o sonho de voltar a jogar uma competição de alto nível. Sou novo ainda, e, até pelo meu biótipo, sei que a hora de parar não é agora. Tenho objetivos a realizar, meu pensamento é entrar com os meus filhos em campo, em uma final de Libertadores, tirar uma foto com eles... Vamos ver. Não sou muito de fazer planos, prefiro viver.
Sem clube desde julho, quando rescindiu seu contrato com o Fortaleza após pouco mais de quatro meses na capital cearense, Lúcio tem aproveitado o período longe do futebol para curtir os filhos Maria Eduarda, de nove anos, e Davi, de um, em sua casa no Recife. Ele afirmou que as férias forçadas foram por opção, e, entre um passeio de bicicleta e uma ida ao shopping, procura manter uma rotina de treinos para voltar a jogar na próxima temporada.
– Gostei de jogar no Fortaleza, mas foi opção minha sair. É meio estranho jogar a terceira divisão. Os outros jogadores mesmo te olham e perguntam: “O que você está fazendo aqui?”. Quero deixar claro que vários clubes apareceram, mas preferi dar essa pausa. Estava precisando ficar com a família antes de voltar com tudo.
O retorno perfeito para Lúcio seria jogar novamente por Palmeiras ou Grêmio, os dois clubes pelos quais se saiu melhor. Em sua primeira passagem por Porto Alegre, em 2007, o lateral-esquerdo foi bem sob o comando de Mano Menezes e acabou se transferindo para o Hertha Berlim, da Alemanha. Já no Palestra Itália, o jogador viveu momentos distintos. Primeiro foi destaque na campanha da Série B de 2003 (relembre a conquista no vídeo acima), mas depois virou o principal alvo de xingamentos da torcida.
Lúcio lateral esquerdo (Foto: Arquivo Pessoal)Lateral espera voltar a jogar na próxima temporada (Foto: Arquivo Pessoal)
Vagabundo?
A bronca da torcida palmeirense com o lateral era gigantesca. O nome dele não era exaltado na hora da escalação, mas hostilizado, em coro: "Lúcio vagabundo, é o pior lateral do mundo." A referência era à frase que ele próprio criara, de que seria o quarto melhor da posição no planeta, atrás de Roberto Carlos, Léo e Maldini.
– Antes de um jogo, no vestiário, o Marcos disse para mim que eu tinha o direito de não subir a campo se quisesse, por conta daquela situação. Mas eu entrei tranquilo. Aí, ele virou para os outros jogadores e falou que se eu topei entrar em campo, o resto não poderia dar para trás. Aquilo servia de motivação para o grupo. Faziam o gol e corriam para me abraçar. Eu fui homem para caramba – disse Lúcio.
Apesar de driblar a situação com a torcida em um primeiro momento, o lateral acabou cedendo à pressão das arquibancadas e pediu para ser negociado. Campeão brasileiro com o São Paulo em 2006 (na reserva), bicampeão gaúcho (2007 e 2010) e vice da Libertadores com o Grêmio em 2007 (como titular), Lúcio entendeu que conseguiu provar aos palmeirenses que estavam errados (veja, no vídeo ao lado, gol dele em Gre-Nal de 2007).
– O Diego Souza saiu do Palmeiras e conquistou título no Vasco. O Luan era xingado todo jogo e hoje está no líder do Campeonato Brasileiro. Então, não era a gente que estava errado, não é? Você passa de herói a vilão em uma jogada, começam a pegar no seu pé, xingar, e isso é muito feio. O verdadeiro torcedor palmeirense me para nas ruas e agradece pelo título da Série B, pela passagem que tive no clube.
Série B 2003 x 2013
De férias do futebol, Lúcio não tem acompanhado o Palmeiras na Série B pela segunda vez, mas não deixa de torcer pela equipe dos amigos Bruno, Vilson e Leandro. Para ele, o time de Gilson Kleina conseguiu o acesso com tranquilidade, muito também por conta da fórmula de pontos corridos, diferentemente de como foi em 2003, quando era mata-mata.
Com certeza voltaria a jogar pelo Palmeiras. Tenho muito a agradecer ao clube que me lançou para o cenário nacional. Tenho essa dívida e por mim já teria jogado a Série B com eles"
Lúcio
– Não estou dizendo que é fácil, pelo contrário, mas na nossa época era mais complicado. Podíamos fazer tudo certo, e, por causa de um jogo, ser eliminados. Além disso, só subiam dois times. Agora, fizeram o que tem de fazer mesmo: abrir uma vantagem para ter gordura para queimar.
Há dez anos, o Palmeiras vencia o Sport de virada em Garanhuns (PE) e voltava para a elite nacional. Em 2004, em sua reestreia no Campeonato Brasileiro, a equipe conseguiu fazer boa campanha até a venda do atacante Vagner Love para o futebol russo. De lá para cá, o clube alviverde se manteve irregular e só conquistou dois títulos: Paulista de 2008 e Copa do Brasil na temporada passada. Agora, Lúcio dá a receita para o Verdão dar a volta por cima de vez e ser vitorioso já no ano de seu centenário.
– Agora ficou comum time que não está estruturado cair. Muita gente que não imaginava que cairia um dia caiu. Aí é começar do nada, se planejar e realmente se estruturar, como fez o Corinthians. Para 2014, o Palmeiras deve manter a base da equipe e se reforçar em algumas posições.
E uma das posições em que o Verdão poderia se reforçar seria a lateral esquerda. Lúcio já se candidata a disputar posição com Juninho no ano que vem.
– Com certeza eu voltaria a jogar pelo Palmeiras. Tenho muito a agradecer ao clube que me lançou para o cenário nacional. Tenho essa dívida e por mim já teria jogado a Série B com eles. Seria uma honra voltar a defender as cores dessa equipe maravilhosa.

Nenhum comentário: