29 de out. de 2013

As voltas do Brocador: Hernane fincou o pé para ficar no Flamengo após arriscada saída do São Paulo

Hernane no começo do ano, após decidir ficar no Flamengo Foto: Márcio Alves / O Globo
Diogo Dantas
Tamanho do texto A A A
Ovacionado pela torcida do Flamengo no Maracanã pelos 31 gols na temporada, Hernane nem sempre esteve no lugar certo na hora certa. Hoje, contra a Portuguesa, às 16h, em Fortaleza, o atacante reencontra um pouco de seu passado recente, marcado pela andança por vários clubes, até se tornar o Brocador rubro-negro. Foi com o treinador adversário, Guto Ferreira, que o artilheiro brilhou no Paulista de 2012 pelo Mogi Mirim, antes de chegar ao Rio e ao Flamengo.
O caminho foi longo. E os obstáculo do jogador de 27 anos não foram poucos. Rejeitado por clubes na Bahia, veio aos 12 anos tentar a vida em São Paulo e depois de novas frustrações parou no Atibaia. Aos 22 anos, em 2007, o observador técnico e ex-jogador do São Paulo Antonio Carlos Silva peneirou Hernane, que chegou em seu primeiro clube grande.
O que parecia um sonho se tornou um pesadelo comum a muitos atletas. Promovido no fim do ano por causa da idade, o atacante ficou sem espaço em um time campeão sob o comando de Muricy Ramalho, e começou a perambular de novo.
— O São Paulo vinha bem, ganhando tudo, e ele passou despercebido. Na época só queriam jogadores para disputar títulos. Era difícil aparecer — lembra Silva, há 30 anos no clube.
Nesse período, a concorrência era enorme. Nomes como Dagoberto, Washington, Aloísio e até Adriano brilhavam no ataque. E Hernane tentou a sorte no interior. Primeiro o Rio Preto, depois Toledo e Paulista, onde se destacou de novo. Em 2011, passou pelo Paraná. E voltou com tudo no Mogi Mirim no ano seguinte, fazendo 16 gols e perdendo apenas para Neymar na artilharia.
— É um cara humilde, veio de família pobre. Ele não tinha oportunidade, mas tinha talento. O momento ia chegar — comemora Silva. O momento chegou. E Hernane pressentiu. Tanto que se recusou a ir para o Avaí.
— Ele não quis ir. Disse que não estava de passagem, que queria fazer história no Flamengo. Saiu do São Paulo apostando na projeção — contou o agente e amigo Paulo Pitombeira.


Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/flamengo/as-voltas-do-brocador-hernane-fincou-pe-para-ficar-no-flamengo-apos-arriscada-saida-do-sao-paulo-10548354.html#ixzz2jB7Sfkcn

Nenhum comentário: