30 de out. de 2013

Volta à seleção coroa superação de Walewska após tumor no pescoço

Há cinco anos, Walewska conquistava a medalha de ouro com a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Pequim, na China. Logo depois do seu título mais significativo sob o comando de José Roberto Guimarães, a central encerrou seu ciclo com a camisa amarela. Na última terça-feira, porém, a relação entre a jogadora e a seleção ganhou um novo capítulo. A insistência de Zé Roberto surtiu efeito, e a atleta aceitou a convocação para a Copa dos Campeões, no Japão, entre os dias 12 e 17 de novembro.
Walewska Campinas vôlei feminino (Foto: Felipe Christ / Amil)Walewska volta a ser convocada depois de cinco
anos ausente (Foto: Felipe Christ / Amil)
O retorno à Seleção foi muito comemorado por Walewska. Ainda mais pelo recente drama pessoal que ela precisou superar. Em jullho deste ano, a central do Campinas foi diagnosticada com um tumor maligno na região do pescoço e passou por cirurgia. A campeã olímpica deixou o hospital dois dias depois do procedimento e se recuperou em casa, na companhia dos familiares. Como a doença foi descoberta em sua fase inicial - durante os exames de rotina de início de temporada -, não foi preciso se submeter a nenhum tipo de quimioterapia.
Walewska chega para ocupar uma das vagas deixada por Thaísa e Juciely, que pediram dispensa alegando problemas físicos. A outra vaga também será ocupada por uma outra veterana de Seleção Brasileira, Carol Gattaz, sua companheira na equipe de Campinas. A central relatou que um convite de Zé Roberto Guimarães teve peso em seu retorno ao grupo.
- Com a dispensa das atletas, o Zé Roberto veio conversar comigo e disse que gostaria que eu fizesse parte do grupo que vai ao Japão. É uma viagem curta, mais tranquila, e eu ponderei muitas coisas para tomar minha decisão. Confesso que foi uma surpresa, mas pelo pedido do Zé, aceitei a proposta e estou contente por ter voltado - disse Walewska, que já treina com o time em Saquarema, no Rio de Janeiro.
Se este é um retorno em definitivo para mais um ciclo olímpico ou apenas um torneio isolado, nem a própria Walewska sabe dizer.
- Irei por etapas, ou seja, não tenho planos para o futuro. E isso significa dizer que não posso dizer sim, muito menos não. Mas estou feliz por, mesmo após cinco anos fora, ter condições e estar em forma para defender a Seleção Brasileira e ajudar com o meu melhor - completou a capitã do Campinas.
Carol Gattaz Campinas Vôlei (Foto: Felipe Christ / Vôlei Amil)Carol Gattaz também está de volta à Seleção para a Copa dos Campeões (Foto: Felipe Christ / Vôlei Amil)
Outra veterana que está se sentindo uma novata na Seleção Brasileira é Carol Gattaz. A central também teve uma conversa com Zé Roberto Guimarães e retorna ao grupo após três anos, já que não era convocada desde 2010, na conquista da medalha de prata no Campeonato Mundial.
- Fiquei superfeliz quando o Zé Roberto veio falar comigo. É um reconhecimento por todo o trabalho e dedicação. E chegar em Saquarema para esse início de preparação está sendo muito legal. Até dá um pouco a sensação de ser uma novata outra vez. A alegria, com certeza, é a mesma, mas a vontade, a motivação é a até maior. Estou muito focada para dar o melhor de mim pela Seleção Brasileira - disse a central.
Além de Walewska e Carol Gattaz, o Campinas teve outras três atletas chamadas por Zé Roberto, que é justamente o treinador das jogadores no time paulista. Integram o grupo as ponteiras/opostas Tandara e Natália, além da levantadora Claudinha, que já estavam confirmadas no grupo que vai ao Japão

Nenhum comentário: