A cidade de Curitiba está mantida como sede da Copa do Mundo. A decisão foi anunciada pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, por uma rede social, antes da coletiva marcada no seminário para as seleções em Florianópolis, nesta terça-feira. Os atrasos na obra da Arena da Baixada colocaram a cidade na berlinda.
- Curitiba reconfirmada como sede da #Copa2014, com base nas garantias financeiras, compromisso de todas as partes & progresso feito. Será uma corrida apertada contra o tempo & o esforço coletivo de todas as partes envolvidas em Curitiba deve continuar em ritmo forte - escreveu o francês.
O perfil oficial da assessoria de imprensa da Fifa divulgou a mesma mensagem de Valcke. Em seguida, ao lado de representantes do Atlético-PR, do Comitê Organizador Local (COL) e do governo paranaense, Valcke concedeu entrevista coletiva para dar mais detalhes sobre a decisão e afirmou que a inauguração do estádio será com uma partida em 15 de maio (dois jogos serão realizados como testes no final de março e abril).
Em visita ao Brasil no fim de janeiro, Valcke estabeleceu esta terça-feira, dia 18 de fevereiro, como prazo para que Curitiba se colocasse em condições de receber a competição. Uma equipe liderada pelo consultor de estádios da Fifa, Charles Botta, esteve na Arena no início desta tarde, após uma reunião com representantes da prefeitura e do governo do estado locais, além do Atlético-PR, proprietário do estádio.
Em rede social, Jérôme Valcke 'reconfirma' Curitiba como sede da Copa do Mundo (Foto: Reprodução )
Valcke não participou do encontro. Ele foi direto de Porto Alegre para Florianópolis, mas se manteve informado e recebeu de Botta o sinal positivo para manter Curitiba na Copa. Todos que participam do seminário, inclusive, já esperavam por essa decisão.
"Com base nas garantias financeiras agora oferecidas pelas autoridades locais e pelo Atlético Paranaense para as obras do estádio, incluindo as estruturas complementares, e na última avaliação de peritos do Comitê Organizador Local (COL), Fifa e governo federal, Curitiba foi reconfirmada como uma das sedes da Copa do Mundo", diz um comunicado divulgado pela entidade. De acordo com o texto, a obra será intensificada e contará com um mínimo de 1.500 operários.
- Estamos muito satisfeitos que o plano de três medidas acordado entre as partes esteja funcionando e que todos os envolvidos em Curitiba estejam trabalhando juntos num só ritmo e no rumo certo. É excelente ver o progresso significativo que foi feito desde a nossa última visita. Esta é uma cidade que vive e respira o futebol - disse Luis Fernandes, secretário-executivo do Ministério do Esporte e coordenador do Grupo Executivo da Copa do Mundo (Gecopa).
Curitiba vai receber quatro jogos do Mundial, todos na primeira fase: Irã x Nigéria (16 de junho), Honduras x Equador (20), Austrália x Espanha (23) e Argélia x Rússia (26). Os espanhóis, atuais campeões do mundo, ficarão hospedados no CT do Atlético-PR durante o torneio.
Até momentos antes do anúncio, ninguém confirmava qual seria a posição da Fifa. O homem da entidade encarregado de ingressos, Thierry Wiel, suspirou quando foi perguntado sobre o tema duas horas antes da entrevista coletiva de Valcke.
- Oh, Curitiba… - limitou-se a dizer, e então bufou e sorriu.
O único integrante da entidade a mostrar otimismo era Eugenio Figueredo, presidente da Conmebol e integrante do Comitê Executivo da Fifa.
- Me parece que tudo vai sair bem. Sou otimista, biologicamente otimista. Não penso que nada vai dar errado. Penso que vai dar tudo certo. O futebol é parte da vida dos brasileiros.
Imagem aérea da Arena da Baixada nesta terça-feira: estádio confirmado na Copa de 2014 (Foto: reprodução RPCTV
Nenhum comentário:
Postar um comentário