23 de fev. de 2014

Nadal bate Dolgopolov, leva Rio Open e mantém rotina de títulos no Brasil

Brasil e Rafael Nadalcontinuam fazendo uma parceria vitoriosa. Pela terceira vez que disputa um torneio no país, o atual número 1 do mundo conquista o título e mantém 100% de aproveitamento. Depois de dois triunfos, o primeiro no Aberto do Brasil de 2005 na Costa do Sauípe e o segundo no Aberto do Brasil de 2013, em São Paulo, o Touro Miúra se tornou o campeão do Rio Open, neste domingo, no Jockey Club Brasileiro. Mais consistente que na semifinal, quando passou sufoco contra o compatriota Pablo Andújar, o espanhol derrotou o ucraniano Alexandr Dolgopolov, 54º do ranking da ATP, por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 7/6(3), e levantou o troféu da primeira edição da competição carioca.
- Para mim é incrível a conexão que tenho com Brasil, é muito especial conseguir três títulos aqui. O público me anima muito, adoro essa torcida. Espero estar aqui também em 2015 e depois para as Olimpíadas de 2016. Agora vou descansar alguns dias no México e depois vou me preparar para o ATP de Indian Wells - disse o campeão do Rio Open.
Nadal Rio Open tênis (Foto: Matheus Tiburcio)Nadal ergue troféu de campeão do Rio Open (Foto: Matheus Tiburcio)

Nas três passagens pelo Brasil, Nadal agora acumula 14 vitórias e nenhuma derrota. No Rio de Janeiro, além de Dolgopolov e Andújar, o espanhol passou por Daniel Gimeno-Traver (primeira rodada), Albert Montañes (oitavas) e João Sousa (quartas). Foi o 62º título de simples da carreira profissional do Touro Miúra, o segundo dele em 2014 - ganhou o ATP 250 de Doha, no Catar, em janeiro.
O JOGO
Nos primeiros pontos da partida, já era possível perceber que Nadal estava melhor fisicamente que no dia anterior, quando disse que estava se sentindo com pouca energia na vitória sobre Pablo Andújar. O espanhol fazia o possível para neutralizar o saque de Dolgopolov, líder de aces do Rio Open, e achou uma quebra justamente quando trocou boas bolas e viu o ucraniano errar bastante. Foi no quarto game, de zero. 
Dolgopolov jogava bem, mas Nadal estava melhor ainda. Ao salvar um break point quando vencia por 4/2, o Miúra contra-atacou com uma bola por fora da quadra e matou o ponto com uma bela deixadinha. O ucraniano respondeu fechando a rede e alcançando mais uma oportunidade de quebra. Só no sétimo game foram três break points que teve o 54º do ranking, e o número 1 do mundo levou a melhor em todas para ficar a um game de fechar o set. O espanhol esperou a próxima vez de sacar e aplicou o 6/3.
No segundo set, Dolgopolov facilitou a vida de Nadal. Com o 15-40 no terceiro game, o ucraniano foi tentar uma deixadinha, a bola parou na rede e ele perdeu o game de serviço. Com a quebra de vantagem, o espanhol jogou cada vez mais solto, inclusive fazendo 4/2 sem perder pontos no sexto game. Em seguida, Dolgopolov teve que salvar um break point para confirmar o saque.
Nadal x Dolgopolov Rio Open (Foto: AP)Consistente, Nadal joga bem e fecha a decisão em 2 sets a 0 para ser campeão (Foto: AP)

O grito da vitória precisou esperar um pouco mais. Com 5/4 a favor, Nadal só precisava ir bem no game de serviço, mas falhou. Dolgopolov conseguiu o 30-40, e o público, querendo jogo, passou a incentivá-lo. Ele acelerou um ataque na paralela direita, que o Miúra não conseguiu devolver, e empatou o set, sendo aplaudido de pé pelos torcedores. Então veio o tie-break, depois que Nadal fez 6/6 com um slice curto que passou rente à rede. Com uma dupla-falta e um ataque na rede, Dolgopolov deixou o Miúra fazer 4 a 1 no game de desempate. O ucraniano conseguiu devolver uma das mini-quebras, mas levou a pior novamente em um ponto de saque, com uma devolução do espanhol no fundo da quadra. Era o triplo match point de Nadal, que matou o jogo com um bom saque e uma rebatida de Dolgopolov para fora.

VÍDEOS
CAMPEÃORafael Nadal diz que tem uma conexão incrível com o Brasil
ATÉ 2015Após receber troféu de campeão, Nadal: 'Nos vemos no próximo ano'
ILUSTRESConfira os famosos que prestigiaram a decisão do Rio Open

Nenhum comentário: