20 de fev. de 2014

Perdido em campo, Erazo vacila na bola aérea e ainda não convence

Dessa vez, o time não sofreu gol, não houve nenhuma falha marcante, mas Frickson Erazon continua devendo com a camisa do Flamengo. No foco dos rubro-negros após falhas nas duas primeiras exibições, o equatoriano foi mais uma vez testado por Jayme de Almeida na vitória por 2 a 0 diante do Madureira, quarta-feira, no Maracanã (assista ao melhores momentos no vídeo), e voltou a apresentar pontos fracos preocupantes. Apesar do 1.90m de altura, vacilou novamente vez no jogo aéreo e se mostrou perdido diante de contragolpes velozes do Tricolor Suburbano, principalmente no segundo tempo.

Com Chicão muito bem na partida e Feijão postado na frente da zaga, e até mesmo recuado quase que como um terceiro zagueiro em alguns momentos, Erazo pouco teve a necessidade de ir para o combate direto com os atacantes do Madureira. Durante a maior parte do primeiro tempo, por sinal, o equatoriano praticamente fez uma marcação individual a Vitor Borges. Homem mais avançado do time do subúrbio, o atacante de bom porte físico tentava segurar a bola no ataque, mas não foi feliz.

O problema do zagueiro contratado ao Barcelona de Guayaquil, entretanto, por muitas vezes é o posicionamento. Contra o Madureira, por exemplo, não foram poucas as vezes em que Chicão se deslocou para o lado esquerdo em antecipações ou até mesmo para combate direto. Erazo passa a impressão de marcar a bola, o que o faz perder o tempo da jogada. Já o principal problema parece mesmo ser a bola aérea.
Rodolfo, Flamengo x Madureira (Foto: Alexandre Cassiano/Agência O Globo)Mesmo com Erazo ainda devendo. time B do Fla venceu outra e lidera o Carioca (Foto: Alexandre Cassiano/Agência O Globo)

No Fla-Flu, o equatoriano já tinha falhado neste tipo de jogada em duas oportunidades: na marcação direta a Michel, no primeiro gol, e ao escorar mal e "servir" Chiquinho, que cruzou para que Walter marcasse o terceiro. Contra o Madureira, as bolas aéreas voltaram a ser um tormento, com destaque também para dois lances.

Aos seis minutos do segundo tempo, Erazo cochilou na marcação a Carlinhos e o deixou livre para cabecear para fora. No primeiro pau, o zagueiro sequer teve a reação de saltar na bola e tentou argumentar com Chicão ao respirar aliviado com o arremate para fora. O camisa 3, entretanto, apontou para Vitor Bolt, adversário que marcava na segunda trave.

Outra jogada estranha aconteceu aos 31 minutos, quando Rodrigo cobrou falta e parou em grande defesa de Paulo Victor. Sozinho, Erazo saltou com estilo no meio da pequena área, mas fez um movimento estranho e não acertou em bola na cabeçada, obrigando o goleiro a salvar o Flamengo.

Mas nem só de vacilos foi feita a noite de quarta-feira do defensor equatoriano. A velocidade parece ser sua melhor característica, o que ajuda muitas vezes na cobertura aos companheiros. Foi o que aconteceu em jogada onde foi aplaudido no Maracanã, ao arrancar e fazer bonito desarme de carrinho no lateral Marquinhos, que avançava pela direita de ataque.

Questionado sobre a atuação de Frickson Erazo, Jayme de Almeida manteve a precaução. Sem se empolgar muito, disse ter visto alguma evolução, mas deixou claro que espera mais do defensor no futuro:

- Nos dois jogos do Erazo... No primeiro, foi normal por não conhecer o grupo e jogar no calor de Volta Redonda. Ele foi expulso em um lance bobo que não entendo. Se todo mundo fosse expulso naquele tipo de jogada... Depois, saiu (do time), abriu a cabeça no treinamento (sofreu 15 pontos) e no jogo com o Fluminense não foi bem. Preparamos melhor, e já demonstrou alguma coisa boa, mas esperamos que possa crescer no clube. É um jogador de seleção do Equador, tem bom porte físico e é questão de tempo para nos ajudar mais.

No próximo sábado, o Flamengo volta a campo para encarar o Resende, às 18h30m (de Brasília), no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pela décima rodada da Taça GB. Jayme de Almeida prevê o retorno dos titulares para essa partida, e Erazo deve ficar entre os reservas. Com 22 pontos, o Rubro-Negro é vice-líder da competição, atrás do Fluminense somente no saldo de gols: 12 a 10

Nenhum comentário: