22 de fev. de 2014

Aos olhos de Guga, Nadal dribla má exibição e vai de virada à final no Rio

Aos trancos e barrancos,Rafael Nadal está na decisão do Rio Open. Jogando mal e enfrentando um inspirado Pablo Andújar, nas semifinais, neste sábado, o número 1 do mundo garantiu uma classificação suada que só veio num tie-break intensamente disputado no terceiro set. Salvando dois match points no game de desempate, o Touro Miúra derrotou o 40º do ranking de virada, com as parciais de 2/6, 6/3 e 7/6(10). 
Quem assistiu à partida foi Gustavo Kuerten. Com a filha Maria Augusta no colo, o maior ídolo do tênis nacional quis chegar de fininho à quadra central, mas os torcedores logo perceberam sua presença e puxaram o coro "olê, olê, olá... Guga, Guga". O público também aplaudiu Andújar de pé.
- Eu joguei muito bem. Creio que joguei uma das melhores partidas da minha vida, se não a melhor. É uma pena ter dois match points... é uma lástima. O lado positivo é que, se eu seguir nessa linha, posso subir no ranking - comentou Andújar, em coletiva de imprensa após o jogo.
O ucraniano Alexandr Dolgopolov será o rival de Nadal na decisão. Nas semifinais, o 54º do ranking derrotou por duplo 6/4 o espanhol David Ferrer, número 4 do mundo e segunda maior estrela presente no Rio Open. A final acontece neste domingo, às 17h (de Brasília).
Rafael Nadal jogo tênis contra Andujar Rio Open (Foto: EFE)Mesmo com exibição ruim, Nadal leva a melhor no tie-break e garante vaga na final no Rio (Foto: EFE)

O jogo   
Muito agressivo, Andújar surpreendeu logo de cara. Nadal tentou se defender como podia, mas a velocidade imprimida na bola pelo compatriota era tão grande que não resistiu. Ele salvou três break points no primeiro game de jogo, mas na quarta chance de quebra não conseguiu retornar um foguete do adversário. Era tanto que Nadal precisava se defender que estava difícil superar o rival, como quando acertou um bonito lob no segundo game e um slice cruzado no quarto.
Antes de o sexto game começar, um espectador ilustre roubou a cena. Gustavo Kuerten adentrou as arquibancadas da quadra central e foi ovacionado de pé pelos torcedores. Sentado próximo a um dos fundos da quadra, o ex-número 1 do mundo acompanhou a bela exibição de Andújar. O espanhol teve uma chance de quebra quando vencia por 4/2, mas desperdiçou com uma esquerda para fora. Não teve problema. No segundo break point, converteu com uma grande direita e ficou a um game de levar o primeiro set. Com direito a break point salvo com um incrível voleio, Andújar abriu 1 a 0 no placar depois que o Touro Miúra mandou uma deixadinha no pé da rede.
Guga na torcida jogo Rafael Nadal contra Andujar Rio Open (Foto: Dhavid Normando / Futura Press)Com a filha Maria Augusta no colo, Guga acompanha semi entre Nadal e Andújar (Foto: Dhavid Normando / Futura Press)
Contrariado com a derrota parcial, Nadal voltou do intervalo mais focado. Incentivado pelo público, o espanhol passou a encaixar mais os golpes, porém, tudo o que fazia Andújar mostrava-se capaz de rebater. O problema do 40º do ranking era que os erros não forçados estavam crescendo.
No terceiro game, Andújar teve mais um break point e desperdiçou com uma bola sem direção. Ele ainda se irritou com a arbitragem por causa de duas bolas duvidosas - uma dele que teria batido na linha e um saque do Miúra que teria ido para fora - e chegou a ser vaiado pelo público por causa das reclamações. Nadal confirmou o serviço e conquistou a quebra na sequência, vibrando bastante. O número 1 do mundo ainda lutava contra os próprios erros - chegou a mandar para fora um smash fácil de se executar - e precisou salvar um break point no sétimo game antes de fechar o set com uma matadora deixadinha de slice e empatar a partida.
Mesmo com a reação, Nadal esteve na berlinda durante todo o terceiro set. Nos primeiros seis games, Andújar teve quatro break points e não conseguiu converter nenhum, também muito pelos próprios erros. Nos games de saque, no entanto, o 40º do ranking continuava a soltar bolas vencedoras. Nadal sobressaiu no sétimo game e quebrou o saque do adversário. Porém, com uma forte devolução de segundo serviço, Andújar devolveu a quebra e igualou o placar: 4/4. 
Na sequência, ele botou pressão no número 1 do mundo ao fazer 5/4. Depois chegou ao 15-30 trocando bolas e matando o ponto com uma deixada inalcançável. Nadal conseguiu confirmar o serviço, mas mais à frente encarava um 6/5 a favor do rival. Dessa vez mais tranquilo, o líder do ranking forçou o tie-break.
Pablo Andújar jogo tênis Nadal Rio Open (Foto: EFE)Andújar sufocou Nadal, mas não conseguiu sair de quadra com a vitória (Foto: EFE)
No game de desempate, iniciado com Andújar no saque, os cinco primeiros pontos foram ganhos por quem estava na devolução. Num momento tão decisivo, Nadal lamentava os erros, o mesmo fazia Andújar. O Miúra foi o primeiro a pontuar no próprio serviço, abrindo 4 a 2. Mais à frente, com o placar empatado em 5 a 5, o 40º do ranking acertou a rede numa bola que poderia lhe dar o match point.
A partir daí iniciou-se um duelo fenomenal para ver quem fecharia a partida. Dois pontos depois, Andújar alcançou o ponto do jogo numa bola de Nadal para fora. Com atitude de número 1 do mundo, o Miúra arriscou um segundo serviço forte e evitou o final da partida. No total, Andújar e Nadal tiveram dois match points até que o 40º do ranking deu de presente uma mini-quebra. Partindo para o tudo ou nada, Andújar acabou acertando a rede e perdeu o tie-break em 12 a 10

Nenhum comentário: