20 de fev. de 2014

Com Guga ovacionado, Nadal vence compatriota e vai às quartas no Rio

Gustavo Kuerten viu um treino de luxo de Rafael Nadal nesta quinta-feira. Ovacionado pelos torcedores, o maior ídolo do tênis nacional foi um dos atrativos do duelo de oitavas de final do Rio Open entre o espanhol e o compatriota Albert Montañés. Em 1h14m de partida, o número 1 do mundo perdeu apenas três games para o 72º do ranking e, com as parciais de 6/1 e 6/2, avançou às quartas de final do torneio carioca. O adversário do Touro Miúra nesta sexta será o português João Sousa, que derrotou o espanhol Albert Ramos na última partida do dia.
- Estou feliz com mais uma vitória. Pode ser que eu enfrente um espanhol novamente. Tenistas do nosso país têm mostrado muita categoria, mas há de se ressaltar o bom momento do (Thomaz) Bellucci, que está fazendo um torneio incrível - comentou Nadal, lembrando que o brasileiro vai enfrentar o espanhol David Ferrer nas quartas de final, nesta sexta.
HOMENAGEM A GUGA
Ao final da partida, Guga entrou em quadra e recebeu uma homenagem da organização do Rio Open, voltando a receber os aplausos dos torcedores. O catarinense ficou parado em um dos lados da quadra e assistiu a um vídeo com os melhores momentos da carreira, como o título de 2000 na antiga Masters Cup (atual ATP Finals) e o tricampeonato de Roland Garros. 
Tenis - Rio Open - Nadal - Homenagem Guga Kuerten (Foto: Matheus Tiburcio)Nadal entrega placa comemorativa a Guga após a partida (Foto: Matheus Tiburcio)
Depois da exibição das imagens, Guga foi surpreendido por dois boleiros que desenharam um coração no saibro, o mesmo que o ex-número 1 do mundo fizera quando vencera o Grand Slam francês em 2001. Os meninos se deitaram em quadra, e o ex-tenista acompanhou a atitude deles, sujando a roupa social com que estava vestido. Em seguida, Guga recebeu das mãos de Nadal uma placa que a organização fez em sua homenagem.
- Não me canso de chorar dentro das quadras. Agradeço ao Rafael Nadal por me entregar essa homenagem em meu país. Rafa é um excelente tenista e um ser humano fantástico. O tênis me deu essa oportunidade de ser abraçado por milhares de pessoas simultaneamente. É uma sensação de conquista eterna. Isso me motiva a cada dia a contribuir com o tênis e ajudar o meu país. Sou um privilegiado por ter esse abraço caloroso de todos vocês - disse Guga.



O JOGO
Logo no início, um fato inusitado aconteceu na quadra. Uma mariposa ficou voando do lado de Montañés, e uma boleira tentou espantá-la, abrindo um sorriso sem graça, até que o inseto voou para longe do tenista. Muitíssimo concentrado, Nadal mantinha desde o início um ritmo forte que o compatriota, apesar do esforço, não conseguia acompanhar. Poucos eram os erros do número 1 do mundo, como uma dupla falta esquisita no quarto game, mas o domínio do líder do ranking era pleno, tanto que ele chegou rapidamente a 5/0.

Apesar do placar mostrar o contrário, Montañés até que estava bem no jogo. O catalão finalmente fez seu primeiro game, dando inclusive uma deixadinha bonita para cima do rival. Mas a reação durou pouco. Sem chegar a ser brilhante, Nadal confirmou seu serviço em seguida: com uma bonita bola em diagonal de direita, ele fechou o primeiro set com apenas um game perdido.
tênis rafael nadal rio open (Foto: AFP)Rafael Nadal perdeu apenas três games na partida (Foto: AFP)
Enquanto Nadal e Montañés se enfrentavam no segundo set, a torcida brasileira aproveitou um dos intervalos entre os games para aplaudir o maior ídolo do tênis nacional. Vendo das arquibancadas o duelo, Gustavo Kuerten foi ovacionado de pé pelo público.
Dentro de quadra, Nadal manteve o controle da partida, apesar de uma maior eficiência de Montañes em quadra. O número 72 do mundo teve três oportunidades de quebrar o saque do  Touro Miúra e até conseguiu converter uma. Mas Montañés não era páreo para o líder do ranking. Em cima do saque do compatriota, Nadal fechou facilmente o confronto

Nenhum comentário: