18 de fev. de 2014

Nadal supera dificuldade imposta por rival e vence na estreia no Rio Open



Foi um duelo marcante, em um lugar especial, e bem complicado. No primeiro jogo no Rio de Janeiro, na estreia no Rio Open, Rafael Nadal disputava nesta terça-feira o jogo de simples de número 800 da carreira. Diante de uma quadra central do Jockey Club Brasileiro quase cheia e que não só torcia para o espanhol, o número 1 do mundo precisou superar a persistência de Daniel Gimeno-Traver, 84º do ranking da ATP, do outro lado da quadra. Pelas parciais de 6/3 e 7/5, Nadal levou a melhor e se classificou, com trabalho, para as oitavas de final na Cidade Maravilhosa.
Rafael Nadal na estreia no Rio Open (Foto: Ricardo Ramos/Fotojump)Vitória em sets diretos na estreia no Rio Open veio complicada para Nadal (Foto: Ricardo Ramos/Fotojump)

De modo geral, Nadal,que disputava uma partida pela primeira vez após o vice-campeonato no Aberto da Austrália, mostrou mais regularidade no primeiro set. Foi paciente diante de um adversário que se defendia bem, mas que não era páreo para ele. Com o nome gritado por torcedores a partir do segundo set, Gimeno-Traver deu trabalho ao líder do ranking no segundo set e chegou a ter uma quebra de vantagem na parcial. Com o final da partida decretado, tanto Nadal quanto Gimeno-Traver foram aplaudidos de pé pelos torcedores, e o número 1 do mundo ainda teve fôlego para bater uma rápida bola com um torcedor dentro de quadra.
- Foi fantástico. Estou muito contente de estar aqui no Rio pela primeira vez na minha vida. Desfrutei muito das últimas vezes que estive no Brasil (campeão na Costa do Sauípe em 2005, e em São Paulo, em 2013) e tive uma conexão muito boa com o publico. Obrigado a todos - agradeceu o Touro Miúra, ao fim do jogo.
Gimeno-Traver não conseguiu passar por Nadal, mas usou o Twitter para também retribuir o incentivo vindo das arquibancadas.
-Hoje posso dizer que, apesar da derrota para Rafael Nadal, estou contente com a partida que fiz. Obrigado ao público do Rio de Janeiro - escreveu o espanhol.
Nadal volta à quadra na quinta-feira para as oitavas de final. Ele vai enfrentar o espanhol Albert Montañes (72º do ranking), que venceu o holandês Robin Haase (44º), também nesta terça, por 6/1 e 7/6(4).
O jogo
A julgar pela popularidade vista nos treinos que fez antes da estreia, parecia que todos os aplausos iriam para Nadal. Gimeno-Traver, porém, ameaçou colocar a água no chope do número 1 do mundo, dificultando a vida do líder do ranking com valentia na defesa e algumas bolas vencedoras no começo da partida. Sem deixar-se dominar pelo Touro Miúra, Gimeno-Traver também recebia aplausos do público. Ele até teve um break point desperdiçado logo no primeiro game de jogo.
A partir do sexto game, Gimeno-Traver cedeu. Em cima do segundo serviço do compatriota, Nadal aguardou o rival abrir espaço na quadra e mandou uma paralela vencedora de esquerda para conquistar a quebra. Na sequência do set, maltratou o adversário com duas deixadinhas matadoras. Jogando com regularidade, administrou a vantagem e fechou o primeiro set em 6/3.
Não era a mais perfeita exibição de Nadal, e o intervalo deu forças para Gimeno-Traver surpreender com uma quebra logo no primeiro game de serviço do Miúra. Nadal se mostrava contrariado e até chegou a se irritar com um boleiro em um momento em que queria a toalha para se secar e o menino não entendia. A resposta, porém, veio logo no game seguinte. Com a quebra devolvida, o número 1 do mundo tentava romper a defesa de Gimeno-Traver e chegou perto de tomar a frente do set quando a parcial estava empatada em 4/4. 
Foi preciso esperar mais dois games para isso. Gimeno-Traver levou a quebra ao jogar na rede um slice curto e viu o líder do ranking fazer 6/5. A reação dos torcedores foi imediata, um misto de lamento e reclamação. Nadal chegou ao duplo match point, e um último incentivo foi dado ao 84º do ranking quando o Miúra espirrou um ataque. Porém, com uma bola na rede, Gimeno-Traver deu a vitória ao melhor tenista da atualidade.
David Ferrer vence na estreia do Rio Open (Foto: Ricardo Ramos/Fotojump)Ferrer estreou nesta terça no Rio e vai jogar de novo na quarta (Foto: Ricardo Ramos/Fotojump)
Ferrer vence com tranquilidade
Um dia depois de treinar pela primeira vez no Rio de Janeiro, David Ferrer entrou em quadra e não teve problemas para avançar às oitavas de final. Segunda maior estrela do torneio, o número 4 do mundo derrotou o francês Jeremy Chardy (45) em sets diretos, aplicando 6/2 e 6/3 em 1h07m de partida.
Já nesta quarta-feira Ferrer briga por uma vaga nas quartas de final. Ele enfrenta à noite o argentino Federico Delbonis (61), que derrotou o brasileiro Guilherme Clezar (163) com um duplo 6/1 na primeira rodada.
Confira outros resultados desta terça:

Tommy Robredo (ESP) 2 x 0 Pablo Carreno Busta (ESP) - 7/6(5) e 6/3
Nicolás Almagro (ESP) 1 x 2 Alexandr Dolgopolov (UCR) - 2/6, 6/3 e 6/0
Aljaz Bedene (EVQ) 1 x 2 Fabio Fognini (ITA) - 7/6(5), 0/6 e 6/1

Nenhum comentário: