17 de fev. de 2014

Para fugir da altitude, Flamengo só chegará a La Paz horas antes do jogo

Eisner Loboa e Caceres comemora, Leon x Flamengo (Foto: EFE)Fla não sentiu muito os efeitos da altitude contra o León, na estreia (Foto: EFE)
Tudo preparado fora de campo para que o Flamengo tenha fôlego extra diante do Bolívar, fora de casa, pela Libertadores. Faltando pouco mais de um mês para o confronto, marcado para o dia 19 de março, pela quarta rodada do Grupo 7, o Rubro-Negro já definiu a programação para minimizar os efeitos da altitude de 3.660 metros de La Paz. Após passar intacto pelos 1.815m de León, mesmo atuando 80 minutos com um homem a menos, o clube chegará à capital boliviana menos de duas horas antes do horário da partida (22h, de Brasília).
Ciente de que um período mais longo para adaptação aos efeitos da altitude não será possível, o Flamengo seguirá para a Bolívia em voo fretado no domingo, dia 16, direto para Santa Cruz de la Siera. Na cidade, que fica somente 416 metros acima do nível do mar, o elenco treinará na segunda e na terça-feira. Já na quarta, dia do jogo, pega um voo para La Paz no fim da tarde e segue do desembarque direto para o estádio Hernando Siles.
Vamos chegar mais ou menos
uma hora e meia antes do jogo. Direto para o estádio. Vamos
tentar minimizar ao máximo o efeito da atitude."
Joélton Urtiga, preparador físico do Fla
 Um dos responsáveis pela programação, o preparador físico Joélton Urtiga é claro ao dizer que esta estratégia não resolverá os problemas causados pela altitude, mas os minimizará. Por outro lado, impede que os jogadores se adaptem ao peso da bola, que fica mais leve nessas condições.
- Vamos chegar mais ou menos uma hora e meia antes do jogo. Direto para o estádio. Vamos tentar minimizar ao máximo o efeito da atitude. Sabemos que o ar é mais rarefeito, e o que vai dificultar mais é a bola. A velocidade é outra e é preciso ficar ligado a todo instante. É algo que pode nos prejudicar, por não treinar lá. A outra opção seria treinar 10, 15 dias antes, mas isso não é viável por conta das competições. O Dr. Runco já está acostumado com a Seleção, sentamos juntos e chegamos a esse consenso. Subindo uma hora e meia antes do jogo, minimizamos bastante. Não vai tornar fácil, mas minimiza.
Antes da partida contra o Bolívar fora de casa, o Flamengo tem outros dois compromissos pela Libertadores, ambos no Maracanã: dia 26 de fevereiro, contra o Emelec, e dia 12 de março, diante do próprio Bolívar

Nenhum comentário: