16 de out. de 2013

Só dá Copa

A última rodada das eliminatórias em muitos continentes fez com que a Copa do Mundo no Brasil fosse o assunto principal na capa de diversos jornais esportivos por todo o mundo. Enquanto as publicações dos países classificados na última terça-feira fizeram festa, as das nações que foram à repescagem mostraram preocupação. Confira abaixo.
ESPANHA – classificada
No país da atual campeã mundial, o tom era apenas de comemoração pela já esperada classificação direta. O Sport fez uma citação ao Brasil ao usar a manchete “Samba, Roja!”.
INGLATERRA – classificada
Na Terra da Rainha, o Brasil foi citado nominalmente, e o escolhido para estampar as capas de jornais foi Wayne Rooney, autor de um dos gols na vitória sobre a Polônia por 2 a 0. O “The Sun” ainda faz uma brincadeira com a depilação “brazilian wax”, cada vez mais famosa em todo o mundo.
COLÔMBIA – classificada
No país sul-americano, o destaque ficou por conta do fato da Colômbia, além de ter garantido retorno ao Mundial pela primeira vez desde 1998, conseguir o privilégio de ser cabeça-de-chave no Mundial.
EQUADOR – classificado
No Equador, o trocadilho ficou por conta do fato da seleção local – apelidada de “La Tri” – ter garantido vaga para sua terceira Copa do Mundo.
PORTUGAL – na repescagem
Em Portugal, o tom é de preocupação pela participação em mais uma repescagem europeia, onde, desta vez, os lusos podem enfrentar a França.
FRANÇA – na repescagem
Já o L’Equipe, principal jornal esportivo da França, mantém a tranquilidade por conta da já esperada classificação da Espanha em primeiro lugar no grupo e prefere exaltar Benzema, que se destacou na vitória contra a Finlândia: “Bem vindo de volta”
MÉXICO – na repescagem
A capa de jornal mais criativa sobre a Copa do Mundo veio do México. Ao serem derrotados pela Costa Rica, os mexicanos dependiam de uma vitória dos EUA sobre Panamá, que veio de virada apenas no fim da partida. Por isso, a manchete “Aumenta a dívida externa”.

Nenhum comentário: