19 de out. de 2013

Messi volta, mas Barcelona empata com Osasuna e tem primeiro tropeço

O retorno de Messi aos gramados foi amargo. De volta ao Barcelona após se recuperar de lesão na perna direita, o argentino entrou no segundo tempo, mas não evitou o empate em 0 a 0 com o Osasuna, fora de casa, pela nona rodada do Campeonato Espanhol. Este foi o primeiro tropeço dos catalães na competição, após oito vitórias consecutivas.

A decepção só não foi maior porque o Barça manteve a liderança de La Liga. Na verdade, agora os catalães estão isolados na primeira posição, já que o Atlético de Madrid, que poderia assumir o topo, perdeu para o Espanyol por 1 a 0. Agora, o Barcelona tem 25 pontos, contra 24 dos colchoneros. Em seguida vem o Real Madrid, que chegou a 22 e pode alcançar o maior rival na próxima rodada, quando se enfrentam no Camp Nou. Antes disso, o Barça visita o Milan na terça-feira, pela Liga dos Campeões - o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.
Neymar Osasun e Barcelona (Foto: Agência AFP)Neymar tenta passar pela marcação: atacante teve boa atuação, mas não chutou a gol (Foto: Agência AFP)
No Osasuna, o empate foi bastante comemorado, já que tirou a equipe navarra da zona de rebaixamento - agora o time está na 16ª posição, com sete pontos. Além disso, o time fez jus à fama de dificultar a vida do Barcelona. Nas últimas 14 partidas em seu estádio, o time de Pamplona não perdeu para os catalães em nove oportunidades. 
Sem objetividade, Barça pouco ameaça

O retorno de Messi não foi a única novidade do Barcelona na partida. Após 224 dias longe dos gramados, o zagueiro Puyol voltou a ser titular da equipe, mas pouco trabalhou. No primeiro tempo, os catalães dominaram a posse de bola, estiveram a maior parte do tempo no ataque, mas não conseguiram traduzir a superioridade em oportunidades de gol. Neymar, de volta à ponta esquerda, até tentou algumas jogadas individuais, mas não levou perigo.

Para se ter uma ideia da indigência ofensiva do Barcelona, a equipe deu apenas quatro chutes a gol na primeira etapa. Só um foi defendido por Fernández, em tentativa de Iniesta de fora da área, aos 17 minutos. O restante foi para fora, sem assustar.
Iniesta Osasuna e Barcelona (Foto: Agência AFP)Iniesta em ação: meia não foi decisivo contra o Osasuna (Foto: Agência AFP)
Messi entra, mas não resolve

No segundo tempo, o Barcelona voltou mais ligado. O Osasuna seguiu fechado, contente com o empate com o poderoso adversário, mas os catalães passaram a criar mais. Aos nove minutos, Montoya cruzou rasteiro da direita para Neymar, mas o brasileiro não alcançou a bola para empurrar para o gol vazio. Aos 16, Fàbregas recebeu de Xavi e, livre dentro da área, chutou por cima.

Faltava caprichar na finalização, e, por isso, Messi entrou em campo aos 22 minutos. A presença do argentino no gramado até ajudou a desestabilizar um pouco a defesa do Osasuna num primeiro momento, mas logo os navarros recuperaram a organização. O camisa 10, por outro lado, sentiu falta de ritmo e não levou muito perigo.

Assim, sem o impacto esperado de seu último trunfo, o Barcelona foi perdendo as forças. Os minutos finais foram mais uma sequência de desarmes do Osasuna, para delírio da torcida local, do que tentativas catalães

Nenhum comentário: