3 de out. de 2013

Flamengo torce por liberação de Elias, mas pode pagar multa se jogador perder ação

Diogo Dantas
Tamanho do texto A A A
O Flamengo aguarda a decisão da Câmara de Resolução de Disputas da Fifa no processo movido por Elias contra o Sporting, de Portugal, para saber se precisará pagar relativamente pouco ou muito para manter o volante na próxima temporada. No entanto, mesmo em caso de vitória preliminar do atleta, no resultado que deve sair em breve, o clube rubro-negro não está excluído de um pagamento aos portugueses se houver uma decisão posterior desfavorável, com direito a multa.
— O Elias pode ser liberado do contrato atual de forma preliminar pela Fifa, até que se julgue de forma definitiva. Mas assim o novo clube será solidário em caso de uma eventual multa a ser paga pelo jogador — explicou o advogado Marcos Motta, especialista em direito esportivo, mas que não trabalha no caso pelo Flamengo.
A imprensa portuguesa informou ontem que o Sporting quer pelo menos R$ 15 milhões para recuperar o investimento. No contrato de empréstimo com o Flamengo, ficou acordado um valor ao redor de R$ 25 milhões para a compra de 50% dos direitos econômicos de Elias. Mas, se ele ficar livre do vínculo com o antigo clube, que vai até 2016, o Flamengo espera gastar só com salários.
Elias entrou com uma ação recentemente alegando ter oito meses de salário atrasados a receber do clube português. Desde então, o Flamengo adota uma postura cautelosa, aguardando a hora de conversar com os dirigentes do Sporting, se for necessário.
— Temos de ter cuidado, pois ele tem uma ação contra o Sporting e, enquanto não estiver tudo resolvido entre as partes, o Flamengo não pode atuar no sentido de trazê-lo ao Brasil. Temos de aguardar uma decisão da Fifa, pois se for a dado o passe livre ao jogador, a negociação é direta com o Elias, ou se continuar pertencendo ao Sporting, teremos de ir até o clube para negociá-lo — disse o vice de futebol Wallim Vasconcellos, que promete uma operação financeira para manter o volante.
Sem perder a concentração
Se Flamengo e Sporting aguardam a decisão da Fifa em silêncio, com Elias não é diferente. As palavras do atleta vão sempre no sentido de não garantir a permanência no clube. Em 42 jogos no ano atuando como titular, o volante se tornou o principal jogador rubro-negro, mas age com frieza mesmo diante dos apelos de torcedores.
— Não penso em outra coisa a não ser vencer sempre o próximo jogo. Sempre falo que isso aí vou deixar para o meu pai, meus assessores cuidarem disso depois que o campeonato acabar. Não quero que nada interfira, quero continuar focado no trabalho para que eu, aí sim, possa merecer ser contratado em definitivo pelo Flamengo — afirmou Elias.
Um obstáculo para a permanência do jogador no Flamengo é a concorrência do Corinthians, clube defendido pelo volante entre 2008 e 2010, quando chegou à seleção brasileira. Torcedor declarado do clube paulista, Elias não terá problema em trocar de camisa caso o Flamengo não encontre recursos para mantê-lo.
Em agosto, quando os dois times se enfrentaram em São Paulo, o atleta fez questão de atuar mesmo no sacrifício. O Flamengo perdeu por 4 a 0


Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/flamengo/flamengo-torce-por-liberacao-de-elias-mas-pode-pagar-multa-se-jogador-perder-acao-10233595.html#ixzz2gi6C7XO5

Nenhum comentário: