4 de out. de 2013

Fifa define que ranking de outubro vai determinar cabeças de chave de 2014

Após a reunião do Comitê Executivo da Fifa, que foi realizada na manhã desta sexta-feira, em Zurique, na Suíça, a entidade máxima do futebol confirmou que o critério do sorteio da Copa do Mundo de 2014 será o mesmo adotado na última edição, na África do Sul. Assim sendo, sete das oito seleções cabeças de chave sairão do próximo ranking mensal divulgado no dia 17 de outubro. O Brasil, como país-sede, já está garantido.

A Fifa não usará o ranking de novembro, pois as seleções que estiverem jogando a repescagem teriam vantagem de aumentar sua pontuação. Se fosse usado na atual circunstância, os cabeças de chave seriam Espanha, Argentina, Alemanha, Itália, Colômbia, Bélgica, Uruguai e Brasil. Porém, é bom lembrar que algumas dessas equipes ainda não conseguiram a classificação para a Copa do Mundo.
blatter fifa reuniao (Foto: Site Oficial FIFA)Joseph Blatter e Jérôme Valcke durante reunião na sede da Fifa, na Suíça(Foto: Site Oficial FIFA)
O ranking terá mais duas atualizações até dezembro, mas dificilmente essas equipes vão mudar suas posições. Colômbia e Bélgica, por exemplo, precisam de só um ponto, em dois jogos nas eliminatórias, para se garantir na Copa. O sorteio de todos os confrontos da Copa do Mundo de 2014 será realizado no dia 6 de dezembro na Costa do Sauípe, Bahia.
O início das eliminatórias começou no dia 15 de junho de 2011, com 207 seleções, e terminará dia 20 de novembro de 2013. Das 32 vagas disponíveis, dez já foram preenchidas. Além do Brasil, que não disputou a fase classificatória por ser país sede, Argentina, Japão, Holanda, Coreia do Sul, Irã, Costa Rica, Estados Unidos, Itália e Austrália estão confirmadas.
CONFIRA COMO FUNCIONA O RANKING DA FIFA:
Fórmula: P = R x I x S x C
Legenda: P = pontuação no ranking; R = pontos pelo resultado do jogo; II = importância da partida (eliminatórias, amistoso...); S = força da seleção adversária; C = força da confederação continental
Critério da Fifa: R = vitórias (3 pontos); empate (1 ponto) e derrota (zero)
I = Copa do Mundo (4 pontos); Copa das Confederações ou principal torneio de cada confederação (3 pontos); eliminatórias para Copa do Mundo ou para principal torneio de cada confederação (2,5 pontos); e amistosos (1 ponto);
S = o valor 200 é atribuído a todas as seleções. O líder do ranking vale 200. Para achar o coeficiente (S) de outras equipes, o valor é subtraído da colocação do time naquele momento. Equipes abaixo da 150ª posição valem sempre 50 pontos;
C = cada confederação tem um coeficiente: Uefa e Conmebol (1 ponto); Concacaf (0,88 ponto); AFC e CAF (0,86 ponto); e OFC (0,85 ponto)
Info_PAISES-CLASSIFICADOS_Copa-2014-b (Foto: Infoesporte)

Nenhum comentário: