2 de out. de 2013

Taison fura bloqueio do United e salva Shakhtar da derrota em casa

Manchester United até que tentou, mas não conseguiu segurar totalmente oShakhtar Donetsk, na Donbass Arena. Com um forte bloqueio defensivo, aproveitou uma falha da defesa rival para abrir o placar logo no início, com Welbeck, mas cometeu seus erros também e, numa bobeada de Vidic, o brasileiro Taison, ex-Internacional, garantiu o empate por 1 a 1, pela segunda rodada do Grupo A da Liga dos Campeões da Europa (assista aos gols no vídeo ao lado).
- Eles fizeram um bom início de jogo, abriram o placar, mas nós conseguimos empatar e equilibrar a partida. Pela dificuldade de um adversário como o Manchester, acho que fizemos uma boa apresentação. Poderíamos até ter saído com a vitória, mas infelizmente ela não veio - disse o volante Fernando, ex-Grêmio, por meio de sua assessoria de imprensa.
Com o ponto, ambos os times chegam a quatro, mas os ingleses lideram, pelo número de gols marcados (5 contra 3). Na outra partida da chave, o Bayer Leverkusen venceu a Real Sociedad por 2 a 1, na Alemanha, e foi a três pontos, em terceiro lugar, deixando a equipe espanhola zerada na lanterna da chave(assista aos gols no vídeo ao lado).
Na próxima rodada, daqui a duas semanas, dia 23 de outubro, o United recebe a Real Sociedad. O Shakhtar joga fora de casa, diante do Leverkusen.
O United volta a campo no sábado. Em 12º lugar no Campeonato Inglês, o bicampeão da Premier League tenta iniciar sua recuperação contra o Sunderland, fora de casa, às 13h30m (de Brasília). No mesmo dia, o Shakhtar recebe o Arsenal Kiev, em seu 12ª partida no Ucraniano, na busca do pentacampeonato nacional.
Taison comemora gol do Shakhtar contra o Manchester United (Foto: AP)Taison comemora o gol com o técnico Lucescu, ao lado de Alex Teixeira e Luiz Adriano (Foto: AP)
Falha de zagueiro e oportunismo de atacante
Sem Rooney, ausente por causa de um chute na canela no treino de reconhecimento de gramado na véspera, o United entrou em campo somente com Van Persie na frente e claramente para evitar a pressão inicial diante da da barulhenta torcida ucraniana. Com 11 jogadores atrás da linha da bola na maior parte do tempo em que se defendeu, incluindo seu centroavante, conseguiu neutralizar o ímpeto do Shakhtar em casa nos 45 minutos iniciais.
Competente atrás, foi perigoso nas poucas vezes que chegou à frente. Conseguiu a primeira chance de marcar aos oito minutos, num chute com efeito de Van Persie da meia-lua que passou perto do ângulo. Pouco depois, aos 13, balançou a rede. Felaini girou sobre a marcação na lateral esquerda da área, Rakitskiy furou na tentativa de cortar e acabou parando a bola para a finalização oportunista de Welbeck. Foi o sexto gol do atacante na temporada - na última, marcou apenas cinco.
Danny Welbeck Manchester United e Shakhtar (Foto: Agência EFE)Welbeck cumprimenta Fellaini após o gol do Manchester United na Donbass Arena (Foto: Agência EFE)
Com cinco brasileiros escalados como titulares, o Shakhtar esbarrou no eficiente bloqueio defensivo do United até o intervalo. Fernando, ex-Grêmio, pouco pôde fazer no meio de campo, e o quarteto ofensivo formado por Douglas Costa, ex-Grêmio, Alex Teixeira, ex-Vasco, Luiz Adriano e Taison, ambos ex-Internacional, foi tímido no ataque. A única finalização mais perigosa foi aos 38, numa conclusão fraca do ex-vascaíno em cima de De Gea, após gingar diante do marcador dentro da área.
Rakitskiy se redime, e Giggs bate recorde
Rafael jogo Manchester United contra Shakhtar (Foto: AFP)Rafael, lateral-direito brasileiro do United, leva a
bola diante de Douglas Costa (Foto: AFP)
O Manchester voltou do intervalo com a mesma postura. Sem deixar o Shakhtar criar chances, foi o primeiro a chegar mais perto do gol. Aos 26, Rafael descobriu Van Persie no meio da área. O holandês concluiu bem, mas a bola acabou batendo na zaga antes de levar perigo ao goleiro. Pouco antes disso, aos 21, o veterano galês Giggs, de 39 anos, tornou-se o jogador com mais partidas em torneios europeus de clubes. Entrou no lugar de Fellaini e chegou a 145, superando em uma o espanhol Raul, ex-Real Madrid.
O Shakhtar persistiu tanto que chegou ao empate aos 31. Numa bobeada da defesa do Manchester, o time ucraniano empatou. Aos 31, Rakitskiy, o zagueiro que tinha falhado no gol inglês, cruzou rasteiro da esquerda. Vidic cortou mal, e Taison pegou de primeira, sem chance para De Gea.
A pressão pela vitória aumentou nos últimos minutos. Aos 39, o técnico Lucescu trocou Fernando por Ilsinho, ex-São Paulo, tentando aumentar o poderio ofensivo do Shakhtar. Em seguida, Srna obrigou De Gea a fazer difícil defesa ao chutar forte sem ângulo. Até o apito final, o argentino Facundo Ferreyra ainda entrou no lugar de Luiz Adriano, aos 44, e Bernard mal teve chance de jogar nos acréscimos.

Nenhum comentário: