6 de out. de 2013

O hexa do Flamengo: da genialidade de Zico até a cabeçada de Angelim

Até mesmo os torcedores do Flamengo que não viveram as glórias do time nos anos 80 se orgulham do arsenal de títulos da geração mais vitoriosa da história do clube. Além da Libertadores e do Mundial, em 1981, foram quatro conquistas do Campeonato Brasileiro só naquela década. O Esporte Espetacular, no quadro "Campeões do Brasil", contou a história dos seis títulos do Rubro-Negro na competição mais importante do futebol nacional. A produção do programa entrevistou Zico, Andrade, Nunes, Bebeto, Júnior e Ronaldo Angelim, jogadores fundamentais nas conquistas do clube. (veja a história completa ao lado).
Tudo começou em 1980, na vitória épica sobre o Atlético-MG por 3 a 2, no Maracanã, com um gol salvador de Nunes nos minutos finais. Em 1982, o rival foi o Grêmio, na vitória por 1 a 0, em pleno estádio Olímpico, com gol novamente do camisa 9. Em 1983, uma vitória por 3 a 0 sobre o Santos, no Maracanã, com gols de Zico, Leandro e Adílio garantiu o título.
- Eles não apostavam mais se o Flamengo ia vencer o jogo, apostavam em cima do resultado. Era "quanto seria o jogo" e "quem faria os gols do Flamengo" - lembrou Andrade.
nunes flamengo (Foto: Marcelo Pizzi)Nunes fez gols decisivos nas finais dos Brasileiros de 1980 e 1982 (Foto: Marcelo Pizzi)
Em 1987, a competição recebeu o nome de Copa União e foi dividida em dois módulos: verde e amarelo. O Flamengo ficou no primeiro e avançou até a final, tendo como adversário o Internacional. Após um empate em 1 a 1, em Porto Alegre, Bebeto fez o gol da vitória por 1 a 0, no Rio de Janeiro. O módulo verde foi decidido por Sport e Guarani, com vatagem para o time pernambucano. Os clubes do módulo amarelo se negaram a fazer o cruzamento imposto pela CBF por respeito ao que fora decidido por unanimidade em seu grupo político, o Clube dos 13. O título, então, passou a ser assunto da Justiça, com decisões sobrepostas favoráveis aos dois lados, e embora a CBF tenha sido obrigada a reconhecer o título do Sport, o Flamengo se considera o campeão brasileiro de 1987.
O último remanescente da geração de 80 no início da década seguinte e voltou ao Flamengo e conduziu o time na conquista do penta, em 1992. Júnior foi o grande nome da decisão contra o Botafogo, marcando gol nos dois jogos, na vitória por 3 a 0, e no empate por 2 a 2.
Centenário Flamengo x Botafogo - Junior 1992 (Foto: Agência Estado)Junior comemora o gol no segundo jogo da final do Brasileiro de 1992 (Foto: Agência Estado)
- Eu estava em Pescara (Itália), já no meu último ano de contrato, e a gente estava na dúvida se voltava ou se ficava. E eu voltando um dia do treinamento, o Zico tinha me dado de presente um videocassete com os gols dele. E o Rodrigo (filho de Júnior), eu nem sei como (tinha quatro para cinco anos), conseguia colocar aquilo no cassete e vivia vendo aquela fita. Nesse dia que eu cheguei em casa, ele chegou e disse para mim: "Pai, quando é que vou te ver jogar no Maracanã?". Aí eu falei para minha mulher: "A gente vai ter que ir embora" - lembra Júnior.
ronaldo angelim flamengo (Foto: Marcelo Pizzi)Ronaldo Angelim, herói do hexa(Foto: Marcelo Pizzi)
Depois do penta, o Flamengo enfrentou um jejum de 17 anos sem conquistar o principal campeonato do país. Até que o hexa chegou em 2009. Liderado pelo desacreditado Petkovic e com Adriano buscando recuperar a alegria de jogar, o Rubro-Negro deu uma arrancada incrível no meio da competição e, após vencer o Grêmio de virada na última rodada, por 2 a 1, foi campeão. O autor do gol do título, Ronaldo Angelim lembra de uma previsão da esposa antes de entrar em campo.
- Ela tinha ligado para mim antes do jogo e disse: "Ronaldo, você vai fazer um gol nessa final" - recorda o ex-zagueiro.
Além dos seis títulos brasileiros, o Flamengo tem outras importantes conquistas no currículo. Venceu também a Libertadores e o Mundial de Clubes, em 1981, duas vezes a Copa do Brasil, em 1990 e 2006, uma edição da Copa do Campeões, em 2001, e a Copa Mercosul, em 1999. No Carioca, é o time que mais venceu, com 32 títulos, e no Torneio Rio-São Paulo foi campeão uma vez, em 1961.

Nenhum comentário: