6 de out. de 2013

'Campeões do Brasil': Título do Sport em 87 teve disputa de pênalti sem fim

O escudo do Sport carrega três estrelas - duas douradas e uma prateada. A primeira de cor amarela se refere ao título que os rubro-negros pernambucanos mais se orgulham. E que, em muitas listas de conquistas, carrega um asterisco: o Brasileiro de 1987. Para a torcida leonina, o vermelho e preto do dono da taça de campeão é do Recife, e não do Rio de Janeiro. Mas o torcedor não está nem aí para as polêmicas, afinal, o Leão da Ilha é reconhecido pela CBF como o legítimo vencedor da competição e se orgulha de ser o único time pernambucano a conseguir este feito.

Na série "Campeões do Brasil", o "Esporte Espetacular" mostra a história da conquista inédita recheada de imbróglios desde antes da competição começar. Houve mudança de regulamento, disputa por pênalti que não terminou e vitórias por W.O no quadrangular final sobre Flamengo e Internacional, que se recusaram a jogar por causa de um acordo entre as equipes do Clube dos 13. Alguns dos personagens da conquista falaram sobre a trajetória, entre eles o técnico Leão, o ex-meia Neco e o presidente, na época, Homero Lacerda (Assista no vídeo a reportagem).
- O Sport era o azarão da competição. Entrou como se fosse participar. É claro que diziam que o Bangu era o favorito, que o Guarani era o favorito e, se tivesse o cruzamento, o Sport não chegaria - lembrou Neco, volante daquela campanha e atualmente treina as divisões de base do Sport.
O cruzamento a que ele se refere é o pivô das discussões e da discórdia de rubro-negros cariocas e pernambucanos. Em 1987, a CBF desistiu de organizar o Campeonato Brasileiro e o Clube dos 13 - que reunia as principais agremiações do país - foi criado. Então, o torneio que tinha 16 equipes foi feito pelos clubes e chamado de Copa União. Depois, a CBF voltou atrás e propôs que mais times fossem incluídos e a copa passou a ser dividida em dois módulos (que seriam espécies de divisões, como ocorre hoje). Eis que surge o cruzamento.
Sport brasileiro 1987 (Foto: Gazeta Press)O Sport foi campeão brasileiro de 1987 e disputou a Libertadores do ano seguinte (Foto: Gazeta Press)
Com a Copa União já em andamento, uma nova regra foi proposta. O campeão e o vice de cada módulo deveriam se enfrentar em um quadrangular final. Mas, antes da disputa se concretizar, o Clube dos 13 anunciou que não reconhecia este cruzamento. O Flamengo, campeão do módulo verde e o Internacional, vice, decidiram não jogar contra Sport e Guarani, campeão e vice do módulo amarelo. Com isso, o Leão e o Alviverde de Campinas jogaram a final.
- Eu queria muito ter visto o Sport jogar contra o Flamengo. Era muito difícil ganhar do Sport. O Sport não perdia para ninguém por conta da raça e da determinação - disse Homero Lacerda, presidente do rubro-negro pernambucano na época.
Até hoje, o Flamengo é o campeão de 1987 para o Clube dos 13. O Sport, pela CBF. Além do título da Copa União, o Leão da Ilha do Retiro venceu a Série B de 1990 e a Copa do Brasil de 2008, duas Copas do Nordeste, além de 39 campeonatos estaduais

Nenhum comentário: