29 de out. de 2013

Marin diz que lutará por Diego Costa, mas Parreira não quer mais o jogador

Parreira (Foto: Marcio Iannacca)Parreira diz que não quer mais contar com Diego Costa na Seleção (Foto: Marcio Iannacca)
A opção do atacante Diego Costa por defender a seleção da Espanha chegou a provocar reações diferentes na CBF. Durante apresentação dos centros de treinamento que estarão disponíveis para serem utilizados na Copa do Mundo de 2014, o presidente José Maria Marin e o coordenador técnico Carlos Alberto Parreira mostraram posições contrárias no que diz respeito ao assunto. Mas no fim, o jogador do Atlético de Madrid foi desconvocado dos amistosos do time canarinho em novembro.
Antes da decisão do corte, Marin chegou a ser confuso em sua resposta. Disse que a palavra final deve ser do jogador. Porém, o atleta do Atlético já se posicionou e, mesmo assim, o dirigente afirmou que a CBF lutará até o fim. Inclusive já comunicou isso à Federação Espanhola.
- Iremos até as últimas instâncias pela inscrição do jogador. Estivemos em contato direto com o presidente da Federação Espanhola, com quem temos um relacionamento muito bom. Dentro de toda diplomacia, falamos de nosso desejo e disposição de contar com o jogador. Parece que ele já decidiu, mas isso não encerra o episódio - disse o dirigente
Marin afirmou que vai consultar o departamento jurídico da CBF para saber quais medidas serão tomadas. O dirigente não quer abrir precedente.
- Não podemos abrir a porteira. 
 Eu realmente não traria mais
Carlos Alberto Parreira, sobre Diego Costa
 Carlos Alberto Parreira já havia dito que o jogador seria cortado. Ao lado de Marin no evento em São Paulo, ele descartou Diego Costa.
- Eu realmente não o traria mais. A CBF não pode ser acusada de omissão, se esforçou pelo jogador, até o convocou com antecedência, mas a partir do momento em que ele optou por jogar pela Espanha, esse processo se esgotou.
Diego Costa chegou a ser convocado no primeiro semestre por Luiz Felipe Scolari para a disputa dos amistosos contra Itália e Rússia. Artilheiro do Campeonato Espanhol, em ótima fase no Atlético, Diego passou a ser cogitado na seleção espanhola. O regulamento da Fifa, agora, permite que um jogador possa defender outro país mesmo já tendo sido escalado.
Como reação aos boatos, a CBF antecipou a convocação de cinco jogadores para os amistosos contra Honduras e Chile, nos dias 16 e 19 de novembro. Entre eles estava Diego Costa. A razão alegada foi a necessidade de visto para entrar nos Estados Unidos e no Canadá.
Diego Costa seleção da Espanha (Foto: Reprodução / Twitter)Federação Espanhola anuncia Diego Costa como atleta da Fúria (Foto: Reprodução / Twitter)


Marin pediu a palavra e, sorridente, voltou a dizer que a Confederação Brasileira de Futebol vai brigar para impedir que Diego Costa jogue pela Espanha.
- Minha opinião não é a mesma do Parreira. Dentro da legislação esportiva, vamos lutar pelo interesse maior, que é o do futebol brasileiro. Não damos o caso por encerrado.
A novela
Diego Costa jogo Seleção brasileira (Foto: Mowa Press)Diego Costa em ação pela Seleção no amistoso contra a Itália, em março (Foto: Mowa Press)
Sem nunca ter jogado profissionalmente no Brasil, Diego Costa iniciou a carreira em Portugal e chegou à Espanha em 2007. De lá para cá, atuou por Celta de Vigo, Albacete, Valladollid e Rayo Vallecano. Na temporada passada, começou a fazer sucesso no Atlético de Madrid e chamou a atenção de Luiz Felipe Scolari, que o convocou para os amistosos contra Rússia e Itália, em março - quando o atacante ficou em campo por 21 minutos contra a Itália e 12 diante da Rússia..
Deixado de fora da Copa das Confederações, Diego voltou a roubar a cena na atual temporada, sendo o artilheiro do Campeonato Espanhol com 11 gols em 10 jogos. O técnico Vicente del Bosque, então, tornou pública sua vontade de convocá-lo para a seleção espanhola, que vem tendo dificuldades com suas opções ofensivas: Soldado, Negredo, Villa e Torres. O argumento da Roja é que o regulamento da Fifa só proíbe que um atleta jogue por uma segunda seleção na carreira se tiver participado de uma competição oficial anteriormente - o que não é o caso de Diego, que atuou apenas em amistosos.
Desde então, o atleta tem feito mistério sobre sua decisão, apesar de ter mostrado sua vontade de vestir a camisa espanhola. Luiz Felipe Scolari, convocou o atacante na semana passada, mostrando que deseja contar com ele - enquanto a Espanha trabalhava nos bastidores para ter certeza que poderia convocar o jogador, que precisava oficializar sua vontade junto à CBF e a Fifa

Nenhum comentário: