12 de out. de 2013

Luxa reclama de dívida do Grêmio, e Koff rebate: 'Recebeu até demais'

O empate em 1 a 1 entre Fluminense e Grêmio neste sábado ficou em segundo plano após o apito final. Bastou Vanderlei Luxemburgo falar, em sua entrevista coletiva, sobre a sua saída atritada do clube para um novo debate ser instaurado. Luxa reclamou da gestão do presidente Fábio Koff, alegou que não recebeu o valor de sua rescisão e, como resposta, recebeu que fizera um "trabalho precário".
- Saí porque o Fábio Koff cismou que eu tinha que sair - disse Luxa, lembrando que ainda não havia dado uma declaração oficial sobre sua demissão, ocorrida em 29 de junho. - Koff ganhou a eleição do Grêmio (o antecessor Paulo Odone o havia contratado), então eu era um estranho no ninho, fui contratado por uma gestão. O doutor Fábio simplesmente me mandou embora, decisão dele, lamento, ele é um juiz de direito, juiz julga e preza pelo certo, direito das pessoas que estão certas. Ele tem que me pagar, eu trabalhei. Não tem por que o Grêmio não pagar o que eu trabalhei. Se não quer pagar, vamos para a Justiça.
O doutor Fábio simplesmente me mandou embora, decisão dele. Ele tem que me pagar, eu trabalhei"
Luxemburgo
A resposta de Fábio Koff veio por meio de uma entrevista à Rádio Bandeirantes, em que fez severas críticas ao trabalho do técnico, eliminado nas oitavas da Libertadores e sem chegar à final do Campeonato Gaúcho em 2013:
- Não é coisa política coisa nenhuma, ele não tem nem que intervir na política do Grêmio. Ele era um empregado e ele não correspondeu. Não trabalhou como nós achávamos que ele deveria Ele que procure um clube, seja feliz em outro clube. Não tenho nada contra ele. Como treinador, ele não correspondeu, aliás não tem correspondido. Faz dez anos que ele não ganha nada. Foram os resultados que demitiram o Luxemburgo, não fui eu. Foi a precariedade do trabalho.
Depois, à Rádio Guaíba, completou:
- Ele recebeu até demais. Jogou um Gre-Nal contra nove e não ganhou (0 a 0 no Olímpico, ainda na gestão de Paulo Odone). O que ele quer? Não trabalhou. O mandei embora por incompetência. Vamos debater na Justiça. Não vou baixar o nível, como ele faz.
Ele recebeu até demais. Jogou um Gre-Nal contra nove e não ganhou. Mandei Luxemburgo embora por incompetência"
Fábio Koff
Pelo acordado, a multa pela demissão, motivada por maus resultados e problemas de relacionamento com a direção do presidente Fábio Koff, seria de R$ 6 milhões a Luxa. O Grêmio ofereceu R$ 3 milhões parcelados até o final da gestão, em 31 de dezembro de 2014, em uma única reunião realizada em Porto Alegre - o treinador indicou um advogado, recebido pelo diretor executivo jurídico Celso Rodrigues. Não houve acordo.

O Grêmio, então, elaborava uma nova oferta e foi surpreendido por uma notificação da Justiça do Estado do Rio de Janeiro. O despacho determinava que, por conta de uma dívida em fase de execução, qualquer pagamento ao treinador deveria ser feito em depósito judicial. Essa dívida é de R$ 2 milhões. Desde então, clube e ex-treinador jamais voltaram a negociar.

Nenhum comentário: