15 de out. de 2013

Inglaterra vence Polônia por 2 a 0 e garante vaga na Copa do Mundo

A nação que inventou o futebol jogará a Copa do Mundo de 2014 no país que o aprimorou. A Inglaterra garantiu classificação para o Mundial do Brasil ao vencer a Polônia por 2 a 0 nesta terça-feira, no estádio de Wembley. Gols de Rooney, no final do primeiro tempo, e Gerrard, quase no término da partida, evitaram que o English Team fosse à repescagem europeia (assista aos melhores momentos no vídeo).
Com a vitória, a Inglaterra terminou na primeira colocação do Grupo H, com 22 pontos. Ficou um à frente da Ucrânia, que arrasou San Marino por 8 a 0 foi para a repescagem. Se não tivesse vencido, a equipe de Gerrard e Rooney não teria a vaga direta.
A classificação não foi fácil. A Inglaterra jogou melhor, mas chegou a ser ameaçada pela Polônia, que já foi a campo eliminada.
Rooney comemora gol da Inglaterra contra a Polônia (Foto: Getty Images)Rooney comemora primeiro gol da Inglaterra contra a Polônia (Foto: Getty Images)
Pressão e gol
O jogo começou equilibrado. A Polônia, sem a pressão pelo resultado e apoiada por mais de 10 mil torcedores em Londres, jogou com leveza e incomodou os donos da casa. Lewandowski teve duas chances de marcar um gol que seria trágico para os ingleses. Com o tempo, porém, os donos da casa conseguiram se organizar e passaram a pressionar.
Ficou evidente que a rede estava para balançar. Townsend, muito bem na partida, acertou o travessão polonês. Welbeck perdeu gol feito, na pequena área, quando a bola sobrou para ele. Era preciso que aparecesse alguém que tem o gol em seu DNA. Aconteceu aos 40 minutos, quando Baines cruzou da esquerda, e Rooney cabeceou com precisão matemática: certeiro, no canto esquerdo do goleiro Szczesny, indefensável.
Vaga assegurada no segundo tempo: 2 a 0
A Polônia voltou ameaçadora nos primeiros minutos do segundo tempo. A entrada de Klich deu efeito imediato. Ele assustou duas vezes em um minuto. Aos poucos, porém, a Inglaterra reequilibrou a partida e soube usar a vantagem no placar. Mesmo assim, a Polônia ameaçou - quando Lewandowski recebeu às costas da zaga e parou em Hart, por exemplo.
Até o fim da partida, a Inglaterra lidou com a dualidade de atacar e poder ampliar o placar, mas também ceder espaços atrás. A manutenção do 1 a 0 deixou o jogo tenso. Lampard entrou para dar mais cadência ao time. A Polônia, mesmo sem ser muito agressiva, sempre representou uma ameaça. Mas os ingleses tiveram sucesso em sua empreitada. Abraçaram-se ao relógio e garantiram a vitória. Melhor: com outro gol. Gerrard, quase no final, partiu em disparada, se livrou da marcação e fez o gol da classificação inglesa.

Nenhum comentário: