15 de out. de 2013

Espanha faz dever de casa e garante vaga na Copa de 2014

Os atuais campeões mundiais confirmaram nesta terça-feira a presença no Brasil em 2014 para defender o título e, de quebra, se possível conseguir se vingar da Seleção pela derrota na final da Copa das Confederações, em junho passado. Com uma vitória por 2 a 0 sobre a Geórgia, em Albacete, a Espanha garantiu a liderança do Grupo I e conseguiu, assim, a classificação direta. Negredo e Mata fizeram os gols de "La Roja".
Para assegurar a vaga - já que os campeões não mais garantem a classificação para o Mundial seguinte -, a Espanha precisava apenas de um empate. O triunfo levou La Roja aos 20 pontos, contra 17 da França, que venceu a Finlândia por 3 a 0, mas só conseguiu a classificação para a repescagem. 
Mesmo sem a vaga garantida, o técnico Vicente Del Bosque optou por mexer na equipe. Ao todo, foram seis alterações: Casillas, Juanfran, Alberto Moreno (lateral-esquerdo do Sevilla, estreando na seleção principal), Iniesta (anfitrião em sua cidade natal), Navas e Negredo. 
Negredo comemora gol da Espanha contra a Geórgia  (Foto: Agência EFE)'Qualquer dia estamos aí': Negredo festeja seu gol na partida que garantiu a Espanha na Copa (Foto: Agência EFE)
Domínio absoluto
Apesar das mudanças e da posição confortável na tabela, a Espanha começou a partida sem querer especular. Como resultado, o domínio dos anfitriões foi total, confinando a Geórgia à própria área e criando diversas chances, principalmente pelos lados, onde Pedro, pela esquerda, e Navas, na direita, levavam vantagem sobre a marcação. 
Outro jogador inspirado era Negredo. Ao receber mais uma chance no comando do ataque, ele não desperdiçou. Primeiro, aos 20 minutos, acertou uma linda bicicleta da entrada da área. Depois, aos 25, abriu o placar, completando cruzamento de Iniesta, após linda tabela com Pedro pela esquerda. 
Soberana na partida, a Espanha voltou com a mesma postura no segundo tempo e seguiu dando as cartas no jogo. A diferença foi que a Geórgia se apresentou mais ao ataque, abrindo mais espaços na defesa e possibilitando contra-ataques dos anfitriões. 
Espanha e Geórgia (Foto: Agência AP)Juanfran disputa a bola: lateral do Atlético de Madri foi uma das novidades na seleção espanhola (Foto: Agência AP)
Mata completa o placar
Com tanta facilidade, o segundo gol não demorou para sair. Aos 15 minutos, após cruzamento na área, Navas ajeitou de cabeça, a zaga da Geórgia não afastou, a bola bateu em Piqué e sobrou para Mata, que não perdoou e bateu de primeira: 2 a 0 Espanha. 
A partir daí, foi uma simples questão de esperar o tempo passar. La Roja seguiu criando boas chances, mas não conseguiu ampliar o resultado. Coube à torcida fazer a festa, com direito a gritos de olé, e iniciar a preparação para cruzar o Oceano Atlântico e defender o título mundial. 

Nenhum comentário: