4 de out. de 2013

Fora de forma, Welinton se apressa para voltar a sonhar com chance

A chance foi dada, e Welinton se esforça para tentar aproveitá-la. Reintegrado ao grupo principal do Flamengo no início da semana, o zagueiro agora precisa entrar em forma e recuperar ritmo de jogo para ter a possibilidade de volta a ser relacionado. O técnico Jayme de Almeida decidiu aproveitá-lo, já que perdeu Samir por um mês, machucado, e ficará sem González de 10 a 16 de outubro por conta da convocação do chileno para a seleção do seu país. Welinton, que treinava na Gávea longe dos demais jogadores, voltou ao Ninho e agora tenta dar novo passo.
Welinton, Treino Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)Welinton treina novamente com o grupo no Ninho
do Urubu (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Welinton, de 24 anos, foi muito questionado e perseguido pela torcida em sua primeira passagem pelo Flamengo, entre 2009 e 2012, muito em função de falhas individuais. Enquete realizada pelo GLOBOESPORTE.COM durante a semana, no entanto, mostrou que há rubro-negros dispostos a dar uma segunda chance ao zagueiro. Perguntados se acham que Welinton será ou não útil na reta final da temporada, a maioria ainda disse que não, 61,74% dos votantes. Mas há quem acredite no jogador: 38,26% dos participantes responderam que sim. No total, foram 29.254 votos. Jayme sai em defesa do atleta:
- A gente teve o problema do Samir, do González, temos jogadores com cartões. E não tem tempo para mais nada (contratações). Ele é um jogador criado no clube. Pegar um menino dos juniores seria complicado. Conheço muito bem o Welinton, respeito a opinião das pessoas, mas ele foi sacrificado pela torcida e imprensa. Ninguém consegue jogar futebol sem errar. Pode botar até o Messi. A torcida ficar esperando o jogador errar para vaiar é mole. Não digo que ele é Pelé, pelo amor de Deus, mas também não é o que dizem dele. Acredito que é bom zagueiro. Vai ser difícil, estava há muito tempo afastado, não treinava com bola. É um desafio, conversei com ele, e ele disse “pode contar comigo”. Sei que está sendo difícil para ele, tem que procurar entrar em forma, mas não sei se vou utilizar.
Welinton voltou ao Rubro-Negro em julho deste ano. O zagueiro, que tem contrato até março de 2016, não fazia parte dos planos de Mano Menezes. Disponível no mercado, passou a treinar separado na Gávea. O último clube do defensor foi o Alania Vladikavkaz, da Rússia.
Sacrificar um atleta criado aqui, não entendo isso. Tem atleta que erra muito mais, e ninguém fala nada. Não acho legal. Se a torcida tivesse paciênica, desse moral...
Ele tem muito potencial."
Jayme de Almeida
Jayme vê muitas qualidades em Welinton. No ano passado, quando comandou o time interinamente em julho, depois da demissão de Joel Santana e antes da chegada de Dorival Júnior, voltou com o jogador ao time titular para a partida contra a Portuguesa. Na época, justificou a decisão com muitos elogios, por considerar Welinton o melhor zagueiro à disposição naquele plantel, que tinha o chileno González, Marllon, Thiago Medeiros, Frauches e Arthur Sanches.
- Ele agradeceu só por receber a oportunidade. Falei com a diretoria, ele já esteve na Rússia, é experiente. Ele, estando em forma, coloco (em campo) sem medo nenhum. Sacrificar um atleta criado aqui, não entendo isso. Tem atleta que erra muito mais, e ninguém fala nada. Não acho legal. Se a torcida tivesse paciênica, desse moral... Ele tem muito potencial. Foi por isso (que foi reintegrado).
Welinton não vai viajar com a delegação para o jogo contra o Vasco, em Brasília, neste domingo. Os times jogam às 16h, no Mané Garrinha.
Revelado em 2009, Welinton sempre teve relação conturbada com a torcida rubro-negra. Como profissional, disputou 148 jogos, com 71 vitórias, 47 empates e 30 derrotas, tendo marcado três gols. O zagueiro foi campeão brasileiro e carioca em 2009 e novamente do estadual em 2011.

Nenhum comentário: