4 de out. de 2013

Fla vence Campos com boa atuação de americano e argentino 'à la R10'

O Flamengo não encontrava sua torcida desde a conquista do título do NBB, em junho. Nesta sexta-feira, na Gávea, na abertura do Estadual, contra Campos, quatro meses depois, o reencontro teve uma bela surpresa para o flamenguistas: as presenças do americano Jerome Meyinsse e do argentino Nicolas Laprovittola, que roubaram a cena. Os estreantes foram bem e ajudaram a equipe a sair com a vitória por 79 a 69 (veja os melhores momentos).
Com a camisa 55, Meyinsse anotou 16 pontos, demonstrou bastante vigor físico e se destacou pelas enterradas, que levantaram as arquibancadas. Laprovittola fez apenas quatro, mas foi o responsável pelas principais jogadas de ataque. Em uma delas, no terceiro quarto, olhou para um lado e tocou para Meyinsse no outro, lembrando Ronaldinho Gaúcho, do Atlético-MG. O americano voou para cravar.
- Acho que ainda tenho muito a melhorar, mas foi uma boa maneira de começar. Joguei duro, com muita vontade. O Laprovittola me apoiou muito. Acho que, com um pouco mais de tempo, teremos muita química - afirmou Meyinsse.
Além dos gringos, o Flamengo contou ainda com 21 pontos de Olivinha, cestinha da partida. As atuações dos estreantes da noite ajudaram a apagar algumas falhas rubro-negras, principalmente no setor defensivo. Além disso, o Fla também se valeu do fato de que o time de Campos não aproveitou bem as muitas chances nos contra-ataques. Os rivais, que venceram o Estadual de 2003 sobre o próprio time da Gávea, estavam há oito anos sem disputar uma competição oficial, já que o esporte estava inativo no profissional do clube. Vínicius, com 20 pontos, e Lima, com 18, foram os que mais deram trabalho à equipe carioca.
Basquete Flamengo e Campos (Foto: Ascom ACF / CAMPOS)Torcida do Flamengo prestigiou o jogo de abertura do Estadual (Foto: Ascom ACF / CAMPOS)
Outros destaques do Flamengo foram as voltas de Marquinhos e Marcelinho. O ala, recuperado de um edema ósseo na tíbia que o tirou da Copa América, na Venezuela, no fim de agosto, anotou 14 pontos. O camisa 4, que ficou fora de toda a campanha do último NBB, por conta de uma lesão na primeira rodada do torneio, contra o Vila Velha, contribuiu com cinco.
A próxima partida do time da Gávea será contra o Macaé, neste sábado, às 17h (de Brasília), também na Gávea. O Estadual de 2013 possui apenas três equipes e será disputado em três turnos com jogos no Rio, em Campos e Macaé. O primeiro colocado na soma de pontos estará na final. Os outros dois disputam semifinais para decidir o adversário na decisão.
O jogo
Basquete Flamengo e Campos (Foto: Gabriel Fricke)Marcelinho executa lance livre na vitória do
Flamengo sobre Campos (Foto: Gabriel Fricke)
O Flamengo entrou em quadra com Gegê, Olivinha, Benite, Nicolas Laprovittola e Jerome Meyinsse. O primeiro quarto teve muitos gritos das arquibancadas, que refletiram na postura do time, partindo para cima, principalmente a partir das boas armações de jogada de Gegê e Laprovittola.
A equipe de José Neto logo abriu o confronto com Benite. Com seis minutos para o fim e 11 a 5 no placar, Marcelinho e Marquinhos foram para o aquecimento. Os dois entraram nos lugares de Gegê e Benite. Marquinhos tomou uma chamada do camisa 4 ao deixar um dos rivais entrar no garrafão e marcar, empatando o duelo em 11 a 11. O time da Gávea voltou à dianteira, mas o rival tornou a encostar no finzinho com três pontos de Russo. Mesmo em casa, a partida não era nada fácil. A parcial ficou em 19 a 16.
Na primeira jogada de ataque do Fla no segundo quarto, um passe perfeito de Marcelinho possibilitou a enterrada do americano Meyinsse, que agradeceu ao camisa 4 e levantou a torcida: 21 a 16. Com 8m24s faltando para o intervalo, o camisa 55 rubro-negro derrubou Casé. Os dois bateram boca, mas os ânimos foram apaziguados pelos companheiros. O camisa 10 de Campos errou os dois lances livres, mas deu o troco na jogada seguinte enganando o estreante em uma chegada ao garrafão e marcando dois pontos.
Uma jogada incrível esquentou de novo o duelo. O Fla errou feio na saída de bola e Laprovittola ficou sozinho com dois adversários no garrafão. Vinicius saltou para marcar, mas a bola rodou no aro e saiu. Ele tentou de novo, mas errou. A defesa conseguiu se recuperar, e o Rubro-Negro saiu sem levar o ponto: 23 a 20. Os atletas de Campos bateram boca com o juiz porque queriam lances livres, mas nada foi marcado. Com quatro minutos para o fim, houve um lance que parecia replay da jogada anterior. Mas quem errou pelo Fla foi Marcelinho na saída e, pelo time do interior, o camisa 11, Arnaldinho, na bandeja. Meyinsse agradava aos flamenguistas pela raça. Foi ele que, em jogada individual, peitou o rival e abriu 27 a 23. E, em seguida, recebeu de Laprovittola e fez 35 a 26.
Se o Fla ainda era irregular, o time de Campos falhava bastante. Com a orientação de José Neto, o Rubro-Negro começou a engrenar. Laprovittola cadenciou, Benite entrou no garrafão e buscou Olivinha, que marcou bonito, abrindo o terceiro quarto. O argentino fez uma jogada que lembrou Ronaldinho Gaúcho, olhando para um lado e tocando para Meyinsse, no outro, saltar e enterrar: 39 a 26.
Basquete Flamengo e Campos (Foto: Gabriel Fricke)Jogadores do Flamengo durante pedido de tempo
do técnico José Neto (Foto: Gabriel Fricke)
O americano, enfim, saiu para o banco de reservas. Ele ganhou cumprimentos dos companheiros de equipe pela boa atuação. Marcelinho voltou à quadra, assim como Marquinhos. O argentino Laprovittola também saiu e ficou entre os suplentes, mas retornou com 1m42s para o fim do terceiro quarto. O Flamengo já dominava o jogo e fechou a parcial em 55 a 46.
No último quarto, a torcida começou a repetir nas arquibancadas do ginásio algumas das canções entoadas nos jogos de futebol. Tranquila com a vantagem, passou a apoiar ainda mais os jogadores. Em uma boa jogada de Marcelinho pelo fundo da quadra, Meyinsse recebeu e lutou muito para ganhar lances livres. O Flamengo abria 63 a 52. O time aumentou em bela bandeja de Olivinha, que teve seu nome bastante gritado pelos flamenguistas.
Os atletas de Campos voltaram a se irritar em uma dividida que deixou Marquinhos no chão, em um contra-ataque. Para o juiz, houve irregularidade a favor do Flamengo, o que desencadeou o bate-boca. Compenetrado, o camisa 11 não desperdiçou: 69 a 57. Os rivais tentavam, principalmente com Arnaldinho e Casé, encontravam dificuldades. Olivinha se destacou em um contra-ataque em que, sozinho, marcou de bandeja e ainda ganhou o lance de bonificação. Ele foi para o banco ovacionado.
O Fla deixou o time de Campos encostar no final, com dois erros seguidos. Um deles, na marcação, após uma tentativa de toco de Meyinsse que sobrou na mão de um dos rivais. O outro, na saída de bola, com Douglas. Neto parou o jogo para orientações. No fim, dez pontos de diferença em meio a altos e baixos: 79 a 69.

Nenhum comentário: