3 de out. de 2013

Diego Costa escolhe Espanha, mas ainda não poderá ser convocado

Diego Costa escolheu a Espanha, mas terá de esperar para defender a seleção atual campeã do mundo. Nesta quinta-feira, a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) divulgou um comunicado anunciando que o jogador manifestou ao técnico Vicente del Bosque o desejo de jogar por La Roja. Entretanto, ele não poderá ser convocado pelo treinador para as duas rodadas finais das eliminatórias para a Copa, por conta de problemas burocráticos.
De acordo com a RFEF, a Fifa exigiu “requisitos complementares” para a convocação de Diego Costa. A entidade que comanda o futebol mundial explicou que cada federação tem a responsabilidade de examinar se o jogador tem condição de defender a seleção. No entendimento dos ibéricos, o atacante é elegível, uma vez que tem a cidadania espanhola (vive e joga no país desde 31 de agosto de 2007) e não disputou jogos oficiais por outra seleção.
diego costa real madri x atletico madri (Foto: Reuters)Destaque do Atlético de Madri, Diego Costa quer defender a Espanha (Foto: Reuters)
Como prevenção, os espanhóis encaminharam à CBF um pedido de certificado de que Diego Costa não jogou partidas oficiais pelo Brasil em categoria alguma. De qualquer forma, a Fifa alertou que será obrigatória uma decisão formal da Comissão do Estatuto do Jogador nos casos em que o atleta tenha representado outra seleção em uma partida de competição oficial de qualquer categoria.
CBF tentou vetar convocação, segundo jornal espanhol

O comunicado foi feito no mesmo dia em que o jornal “As” publicou que a CBF tentou, junto à Fifa, interceder contra a convocação de Diego Costa. De acordo com o diário, a entidade brasileira alegou que, por ser sede do Mundial de 2014 e não disputar as eliminatórias, realizou poucos jogos oficiais nos últimos anos e, com isso, ficou prejudicada em relação à Espanha na “disputa” por Diego Costa.
O atacante é artilheiro do Campeonato Espanhol, com oito gols, ao lado de Messi, e grande destaque do Atlético de Madri, líder da competição junto com o Barcelona. Ele chegou a vestir a camisa da seleção brasileira em duas ocasiões: nos amistosos contra Itália e Rússia, em março deste ano.
Diego Costa, Brasil x Italia (Foto: Mowa Press)Diego Costa em ação pelo Brasil no amistoso contra a Itália  (Foto: Mowa Press)
Entretanto, o jogador não foi chamado para a Copa das Confederações, abrindo brecha para o argumento da Espanha, que aponta que as regras da Fifa mencionam que apenas atletas que já atuaram em competições oficiais da entidade não podem ser convocados por outras seleções.
Líder do Grupo I das eliminatórias, a Espanha encara Belarus e Geórgia, nos dias 11 e 15 de outubro. La Roja precisa de quatro pontos para garantir ao primeiro lugar da chave e assegurar uma vaga direta na Copa do Mundo de 2014.

Nenhum comentário: