18 de out. de 2013

Denunciados pelo STJD, São Paulo e Corinthians podem perder mandos

São Paulo e Corinthians foram denunciados no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) na manhã desta sexta-feira, pela confusão ocorrida no empate sem gols no Majestoso, realizado no último domingo, no estádio do Morumbi. De acordo com o artigo 213 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), Tricolor e Timão podem perder até dez mandos de campo e serem punidos com uma multa de R$ 100 a R$ 100 mil. O julgamento acontecerá na próxima semana, em data ainda indefinida.
A informação foi confirmada ao GLOBOESPORTE.COM pelo procurador do STJD, Paulo Schmitt, que havia sido alvo de críticas de Mário Gobbi, presidente do Corinthians, no último domingo. Logo após o clássico, o mandatário relembrou problemas envolvendo torcedores corintianos em estádios e o tratamento dispensado pelo órgão. Schmitt também foi duro em sua resposta ao dirigente, afirmando que Gobbi está querendo "jogar para a torcida" e que ele deveria estar mais preocupado em ajudar a reprimir a violência de torcedores no estádio.
O relatório de serviços do Segundo Batalhão da Polícia de Choque do Estado já havia colocado os torcedores de São Paulo e Corinthians como culpados pelo tumulto no clássico do último domingo, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro. Algumas imagens do sistema de monitoramento do Morumbi (assista aos vídeos) serão usadas pelo departamento jurídico do São Paulo na defesa do caso. Nelas, sinais de fumaça aparecem nos setores reservados aos corintianos, mas sem detectar a presença de bomba ou outro artefato.
O artigo 213 fala em "deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: desordens em sua praça de desporto, invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo e lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo".
No parágrafo terceiro, consta a seguinte informação, que pode servir de amparo para os clubes: "a comprovação da identificação e detenção dos autores da desordem, invasão ou lançamento de objetos, com apresentação à autoridade policial competente e registro de boletim de ocorrência contemporâneo ao evento, exime a entidade de responsabilidade, sendo também admissíveis outros meios de prova suficientes para demonstrar a inexistência de responsabilidade".
Pelo Brasileirão, o Corinthians tem apenas mais dois jogos no estádio do Pacaembu: contra Vasco (17 de novembro) e Internacional (1º de dezembro) - nesta sexta, o Timão perdeu também o mando do jogo contra o Fluminense, no dia 10, por conta de uma garrafa atirada contra o árbitro auxiliar da partida contra a Portuguesa.
O departamento jurídico do clube vem tendo trabalho: pela Copa do Brasil, o Timão conseguiu contornar a situação e escapou da punição de dois jogos longe de São Paulo, caso elimine o Grêmio nas quartas de final. Por conta de sinalizadores na torcida alvinegra na derrota por 1 a 0 para o Luverdense, em Lucas do Rio Verde, pelas oitavas do torneio, o STJD havia retirado os mandos do Timão.
Após disputar jogos contra Bahia e Atlético-PR no estádio Romildo Ferreira, em Mogi Mirim, o Corinthians ainda enfrentará o Criciúma, neste sábado, no Novelli Júnior, em Itu, e fará o clássico contra o Santos, no dia 27, na Fonte Luminosa, em Araraquara.
Já o São Paulo tem quatro confrontos no Morumbi até o término da competição nacional. O Tricolor ainda enfrenta Portuguesa (2 de novembro), Flamengo (13 de novembro), Botafogo (24 de novembro) e Coritiba (8 de dezembro). Se a equipe de Muricy Ramalho for eliminada da Sul-Americana e punida pelo STJD, há possibilidade do ídolo Rogério Ceni não jogar mais no Morumbi - uma vez que ele projeta sua aposentadoria para o final desta temporada.

Nenhum comentário: