3 de out. de 2013

Agadir se apressa para concluir estádio para o Mundial do Marrocos

Obras na área de estacionamento, acabamento em áreas internas e testes do sistema de som são alguns sinais de que a administração do estádio de Agadir, cidade litorânea e turística do Marrocos, se apressa para finalizar uma obra que começou há nove anos. A morosidade não afetou a construção, mas sim a derrota para a África do Sul, na luta para sediar a Copa do Mundo de 2010, além de disputas políticas. As obras foram interrompidas várias vezes e retomadas recentemente. O novíssimo estádio de Agadir, preparado para abrigar mais de 40 mil espectadores, segundo representantes da Federação de Futebol do Marrocos, receberá quatro dos oito jogos do Mundial de Clubes da Fifia, em dezembro. Os outros quatro serão disputados em Marrakesh. O mais aguardado é a semifinal que será jogada pelo Bayern de Munique, da Alemanha, e o vencedor de um confronto ainda a ser sorteado na próxima semana, em Marrakesh.
Agadir (Foto: Marcos Eduardo / TV Globo Minas)Estádio de Agadir (Foto: Marcos Eduardo / TV Globo Minas)
A fachada do estádio causa estranheza ao olhar de um torcedor. Com recortes  que lembram arquibancadas, o estádio dá a impressão de que foi construído ao contrário. Um dos conceitos adotados pela arquitetura do estádio de Agadir é a integração com a paisagem das montanhas desérticas, comuns na região da cidade. A entrada principal, dedicada às autoridades e convidados VIP, impressiona pela aparência de um lobby de um hotel de luxo. Dentro, muito conforto aos torcedores. Em quase todos os acentos, uma ótima visão do campo, apesar da distância do gramado, assim como no estádio de Marrakesh. Para a imprensa, o estádio oferece ótimas instalações, como a sala de entrevistas coletivas. Os jogadores serão muito bem recebidos em confortáveis vestiários e em uma imensa sala de aquecimento, bem ao lado da entrada para o campo. O gramado ainda precisará de algum tempo para estar em boas condições. Ao lado do estádio, tem sido construído um moderno centro de treinamento. De Marrakesh a Agadir, são três horas de carro, em uma rodovia duplicada, com tráfego tranquilo, bem controlada e assistida pela empresa que a administra.
CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO ESTÁDIO DE AGADIR

Apesar de pendências, a primeira partida do novíssimo estádio está marcada para a semana que vem, dia 11 de outubro, em um amistoso entre as seleções do Marrocos e da África do Sul. No dia 11 de dezembro, Raja Casablanca, representante do Marrocos no Mundial de Clubes, e Aukland City, da Nova Zelândia, farão a abertura da competição. Um dos dois times poderá enfrentar o Atlético-MG nas semifinais. Tudo dependerá do confronto da fase seguinte, que será realizada também em Agadir.
Definição dos confrontos
No dia 9 de outubro, representantes dos clubes e das federações que jogarão o Mundial, em dezembro, participarão do sorteio do chaveamento dos confrontos. Será o dia em que Atlético-MG e Bayern conhecerão os prováveis adversários nas semifinais. Em Marrakesh, cidade que acolherá o Galo, há uma grande expectativa para receber os brasileiros, principalmente Ronaldinho Gaúcho, que ainda é lembrado pelo tempo em que jogava no Barcelona. Camisas dos times europeus são facilmente encontradas nas lojas de material esportivo e de roupas em geral. Muitas camisas do Barcelona ostentam “Ronaldinho”. Camisas do Bayern são comuns, mas, para os marroquinos, “Dinho” e o “Mineiro” são os mais aguardados. R10, no entanto, ainda não tem presença garantida no Mundial, já que ainda se recupera de uma grave lesão no músculo adutor da coxa esquerda.
O Atlético-MG ainda não definiu o hotel em que ficará em Marrakesh. Mas o atendimento e luxo são características comuns a muitos dos estabelecimentos da cidade. Na semana que vem, a direção do clube visitará alguns hotéis para definir a base do time no Marrocos.
Agadir (Foto: Armando Oliveira / TV Globo Minas)Lojas vendem camisas do Bayern e com imagem de R10 no Barça (Foto: Armando Oliveira / TV Globo Minas)

Nenhum comentário: