26 de set. de 2013

Tite admite Timão atrapalhado por ansiedade e falta de gols

O Corinthians marcou apenas um gol nos últimos sete jogos. O mau desempenho do setor ofensivo tem sido assunto recorrente na equipe, que não vence desde o dia 1º de setembro. O técnico Tite tem evitado críticas “setorizadas” no Timão, preferindo comentar o desempenho alvinegro como um todo. Ainda assim, o comandante admitiu que há uma ansiedade natural, não só nos jogadores, mas também na comissão técnica e até na diretoria para que a equipe volte a balançar as redes.
Campeão do Paulistão e da Recopa Sul-Americana no primeiro semestre, o Corinthians viu seu cenário mudar completamente de figura na metade final de 2013. A “lua de mel”com a torcida foi substituída por críticas e vaias, que se repetiram mais uma vez após o empate sem gols com o Grêmio, na última quarta-feira, no Pacaembu, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Um sentimento de incômodo geral, na visão de Tite.
– O que incomoda a um incomoda a todos. Pensamos nos resultados com a mesma naturalidade e consciência das outras tantas vezes em que fomos elogiados nos grandes momentos. Mas dá ansiedade, essa falta de gols. Todos temos esse sentimento – admitiu.
No momento, o Timão tem o segundo pior ataque do Campeonato Brasileiro, com apenas 20 gols marcados em 23 jogos. A única equipe com retrospecto pior é o lanterna Náutico, que balançou as redes 11 vezes. O mau momento do setor ofensivo se estendeu também à Copa do Brasil, mas Tite não acredita que seja momento para justificativas, e sim para muito trabalho, na busca de transformar as finalizações em gols.
– Estatísticas são feitas para trabalhar, não para se justificar. Temos de trabalhar e transformar nossas conclusões em gol. Não temos de explicar nada. É preciso encontrar essa retomada no próximo mês, para encontrar um nível técnico melhor – completou.
Guerrero Corinthians e Grêmio (Foto: Marcos Ribolli)Guerrero lamenta chance perdida diante do Grêmio (Foto: Marcos Ribolli)
Além de chutar pouco a gol, o Corinthians também vem sofrendo com a criatividade restrita de seus armadores. No esquema utilizado por Tite desde o início da temporada, o 4-2-3-1, Paolo Guerrero, artilheiro da equipe na temporada, mal recebe a bola. O próprio técnico admitiu que o Timão vem sendo neutralizado neste aspecto, e que é necessário dar mais opções aos atacantes para que os gols voltem a sair.
Alheio às críticas e às estatísticas negativas, o Timão terá de superar o cansaço para enfrentar mais um desafio no Campeonato Brasileiro. No próximo domingo, a equipe encara a Portuguesa no estádio Morenão, em Campo Grande, às 16h (horário de Brasília). A Lusa decidiu mandar o jogo para o Centro-Oeste com o objetivo de captar maior renda.

Nenhum comentário: