24 de set. de 2013

Até Tu, Brutus?

Mais uma incrível derrota do Flamengo no Brasileiro. Derrota, sim, o Náutico é o líder da Série B de 2014 desde a 1ª rodada do campeonato de 2013, o empate com eles tem o mesmo custo moral de uma derrota e deve ser lamentado com a mesma intensidade. O que posso fazer para mitigar a dor é poupa-los de detalhes sobre o jogo. Se você deu a sorte de não assisti-lo posso afiançar que estamos mal, muito mal, na fita.
O fato é que depois do empate o céu desabou sobre nossas cabeças. E olha que nem entramos no Z4. O que nos permite prever a extensão da comoção nacional caso isso venha acontecer. Os responsáveis devem colocar imediatamente as barbas de molho. Quem não tem barba que faça uma escova progressiva. Vai ser pânico nas ruas em 3-D.
O time do Flamengo é tecnicamente horroroso, tão ruim, mas não pior, quanto muitos que já tivemos o desprazer de carregar nas costas. Mas em termos anímicos podemos afirmar com tranquilidade que este coletivo de perebas é o pior dos últimos 20 anos. Uma farandola de hematófagos que tem desonrado o Manto com abjeta regularidade e que tem merecido cada vaia com que tem sido brindada em todos os estádios do Brasil.
Com esses caras em campo não adianta gastar o dinheiro que não temos para contratar treinador de grife. Hoje ele foi mal, mas continuo apostando na manutenção de Jayme de Almeida no cargo até o fim do pesadelo 2013 e da palhaçadinha em níveis mínimos. Mas é óbvio que só isso não será suficiente para a consecução da reles tarefa de permanecer na Primeira Divisão.
Para conseguir alcançar essa meta medíocre também vai ser preciso que os executivos bem sucedidos desçam dos seus gabinetes para atuar como bombeiros. Para combater os focos de incêndio que espocam por todo o clube e que se não forem debelados rapidamente se unirão à inapagável fogueira das vaidades que arde na pira da Gávea.
É evidente que isso só se consegue com ação política muito firme. Mas é preciso ter muito cuidado com as doses de política que se adicionam às ações práticas no futebol do Flamengo. Uma coisa é a mudança radical de uma cultura fiscal folgazã que nos trouxe até o buraco de 750 milhões para uma condição de retidão contribuinte, que tem sido o grande cavalo de batalha da diretoria.
Outra coisa é a maneira com que o departamento de futebol tem sido gerido. O acerto da primeira não significa referendo automático à segunda. O Flamengo avançou em muitas coisas, mas se o futebol claudica, ferrou, tudo vira um lixo. Já dizia Raul que é sempre mais fácil dizer que a culpa é do outro. Evita o aperto de mão de um possível aliado.
Não me surpreenderia se Wallim, Pelaipe ou os dois juntos, fossem cristianizados nas próximas horas. A política é nojenta, a pressão sobre eles é enorme e contínua desde janeiro. Sem resultados para apresentar e a perigosa proximidade com a zona maldita nada mais natural que as cabeças dos dois estejam entre as mais pedidas pela torcida e associados. O que me surpreenderia seria que uma simples mudança de nomes surtisse algum efeito prático.
Ao fim e ao cabo, com qualquer vice-presidente ou gerente de futebol, a responsabilidade de conseguir 18 pontos em 15 jogos permanece nos pés dos nossos mulambos. Faço então uma pergunta ao torcedor, e não é uma pergunta retórica. Quais os efeitos práticos que a dupla decapitação poderiam trazer? Se houver um próximo vice de futebol ele não baterá faltas e nem fará a cobertura da lateral, será só mais um burocrata que não entra em campo.
Na minha opinião de leigo o trabalho, o exorcismo, o passe, o johrei, tem que ser feitos é nos jogadores. Caça às bruxas agora é desvio de foco. Aumentem a carga de treinamento pros jogadores, além de treinar finalizações botem eles pra capinar, virar cimento e bater uma laje no Ninho pra ver se desperta nessa cambada amorfa algum amor próprio, algum senso de responsabilidade.
A meta é difícil, a jornada é longa, o tempo é curto e a paciência da torcida já acabou. Exige-se concentração total para o jogo com Foguinho onde mais que uma vaga nas semis da Copa do Brasil estará em jogo a honra desse Flamengo. Espero sinceramente que os optimates da Gávea não estejam planejando apunhalar César no Senado antes de quarta-feira.
Mengão Sempre
ΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩ
ΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩ
Rubro-negro bem vestido, me ajuda a acabar com os perebas no time do Flamengo. Entra logo no sócio torcedor.

Nenhum comentário: