28 de set. de 2013

Dia de fúria: Diego Costa sangra, faz gol e dá vitória ao Atlético sobre Real

Cotado para defender a seleção espanhola, o brasileiro Diego Costa foi o grande nome da vitória apertada do Atlético de Madri por 1 a 0 sobre o Real no movimentado clássico deste sábado diante de 79.845 torcedores no Santiago Bernabéu. Além dos três pontos, a equipe de Diego Simeone quebrou um jejum de 14 anos sem vitórias sobre o maior rival no Campeonato Espanhol. O atacante brasileiro marcou o seu, criou várias chances, discutiu com os rivais, recebeu cartão e ainda saiu com a canela sangrando após entrada de Arbeloa. Diego Costa ainda chegou aos oito gols no torneio, dividindo a artilharia com Messi.
Com o triunfo, o Atlético continua ao lado do Barcelona na liderança do Campeonato Espanhol - ambos com 100% de aproveitamento e 21 pontos. Já o Real, que foi previsível ao longo dos 90 minutos, apesar do maior domínio da posse de bola, perdeu sua primeira partida na competição, estacionou nos 16 e seguiu na terceira posição, só que agora mais distante dos rivais.
Diego Costa gol jogo Atlético de Madri contra Real Madrid (Foto: EFE)Diego Costa é decisivo para vitória do Atlético de Madri sobre o Real Madrid (Foto: EFE)
Contratação mais cara da história, Gareth Bale, recuperado da sobrecarga muscular na coxa, ficou no banco e foi a campo logo após o intervalo, fazendo assim sua estreia no Santiago Bernabéu. Com isso, Carlo Ancelotti montou a equipe com Isco e Di María (que mais tarde daria a vaga ao galês) na criação, com Cristiano Ronaldo e Benzema mais na frente.
Além de Diego Costa, o Atlético de Madri teve dois brasileiros entre os titulares. O lateral-esquerdo Filipe Luis, que iniciou a jogada do gol do atacante brasuca, e o zagueiro Miranda começaram a partida pela equipe de Diego Simeone. Leo Baptistão ainda entrou nos minutos finais no lugar de Diego Costa.
O Real Madrid volta a campo na próxima quarta-feira para receber o Copenhague pela Liga dos Campeões. Pela mesma competição, só que um dia antes, o Atlético vai a Portugal enfrentar o Porto. No Campeonato Espanhol, o próximo adversário merengue será o Levante daqui a uma semana, enquanto o Celta de Vigo visitará os colchoneros.
Cristiano Ronaldo jogo Real Madrid contra Atlético de Madri (Foto: EFE)Real Madrid de Cristiano Ronaldo segue estacionado com 16 pontos na terceira colocação (Foto: EFE)
Diego Costa brilha
O protagonista da primeira etapa foi justamente Diego Costa. Após o Real tentar emplacar uma pressão nos minutos iniciais, o brasileiro apareceu para colocar o Atlético em vantagem aos dez. A jogada começou quando Filipe Luis roubou a bola no campo de ataque e jogou com Koke. Aí, ele enfiou grande bola para o camisa 9 tocar na saída de Diego López e abrir o marcador no Santiago Bernabéu.
Diego Costa gol jogo Atlético de Madri contra Real Madrid (Foto: Reuters)Jogada de Koke, Filipe Luís e Diego Costa resulta no único gol do clássico deste sábado (Foto: Reuters)
O gol não mudou muito o panorama da partida. Com Cristiano Ronaldo apagado, o Real tinha maior posse de bola, tentava pressionar o adversário, mas não encontrava espaço na defesa do Atlético. Com isso, o jeito foi apostar na bola pelo alto. Benzema, por exemplo, assustou a meta de Courtois em duas cabeçadas.
Com o passar do tempo, o clima foi ficando mais quente, e o árbitro passou a distribuir cartões. Arda Turan, Fábio Coentrão, Godín... todos foram punidos nos minutos finais do primeiro tempo. Os xarás Diego Costa e Diego López também discutiram feio, após dividida na pequena área aos 41, quando o brasileiro quase ampliou a diferença.
Bale em campo na segunda etapa
Cristiano Ronaldo jogo Real Madrid contra Atlético de Madri (Foto: EFE)Miranda não dá espaço a Cristiano Ronaldo no
clássico no Santiago Bernabéu (Foto: EFE)
Ancelotti promoveu duas mudanças no intervalo na tentativa de melhorar a equipe. Illarramendi e Di María saíram para as entradas de Modric e Gareth Bale. As alterações surtiram pouco efeito, e o Real não conseguia furar o bloqueio armado por Diego Simeone.
Do lado do Atlético, Diego Costa seguia de cabeça quente. Insatisfeito com uma marcação da arbitragem, o atacante brasileiro chegou a receber cartão amarelo após discutir com o juiz. Ao mesmo tempo, com a bola rolando, ele era o homem de referência lá na frente e foi o responsável pelas melhores chances de sua equipe na etapa final.
O jogo pegou fogo até os minutos finais, e as duas equipes poderiam muito bem ter chegado ao gol. Koke só não marcou porque parou na trave. Morata, do outro lado, quase empatou, mas  Courtois fez grande defesa. No fim, a vitória simples acabou sendo um resultado justo pelo que o Atlético apresentou dentro de campo

Nenhum comentário: