28 de out. de 2013

Indecência!

Que fase, meu amigos. Sabemos que tá ruim pra todo mundo, mas a pelada-pornô estrelada pelo Flamengo em Fortaleza foi dose pra mamute. Flamengo x Tugas já é um jogo chato de raiz, mas a coisa foi muito feia, de estragar domingo. Foram jogos como esses que deram a má fama de esporte chato que o futebol desfruta, principalmente na gringolânda.
Porque não há nada mais enfadonho e terceiro mundista do que assistir a 22 marmanjos correndo desordenadamente durante 90 minutos enquanto agridem violentamente uma bola. Bola que, não podemos esquecer, é do sexo feminino. Americano não gosta disso, é revoltante para os estômagos delicados ao norte do Rio Grande.
Era até previsível que o Flamengo não repetisse a performance da última quarta-feira, não é todo time que treme diante do Manto como o Foguinho. Mas eu esperava um pouco mais de empenho da rapaziada. Sem querer botar pilha errada, achei o time descansado demais perante nossa situação na tabela. Faltou aquela vontade louca de vencer, seja a provocada pela corda ajustada no pescoço ou aquela provocada pela ambição, tão boa de ser ver na Copa do Brasil.
Mas sei que é exigir demais dos nossos rapazes em uma competição onde quem não está lutando pela permanência na Série A está visivelmente fazendo hora esperando a hora de voltar pra casa sem trânsito. Esse campeonato já era. Prefiro pensar que a ambição e a vontade louca de vencer do time do Flamengo não se esgotaram. Foram apenas redirecionadas para objetivos mais altos e reservadas para o jogo contra o Goiás.
O que não me impede de tocar no assunto onde minha ignorância e falta de visão já se fizeram notórias; o futebol do Flamengo. Tenho absolta consciência que sou um jumento de 8 patas em matéria de tática, estratégia e tudo que é correlato ao posicionamento dos atletas na cancha. Mas se até um néscio como eu consegue perceber certas incongruências na armação do time, não chega a ser uma afronta a inteligência de ninguém que as tornemos públicas.
O jogo em Fortaleza deixou claramente demonstrado que o Flamengo não é capaz de jogar sem um meia de armação. Esqueça por um instante a altíssima popularidade de Carlos Eduardo. Sem ele em campo o Flamengo simplesmente não evolui. O jovem Luiz Antônio poderia jogar até descalço, mas nunca de meia. Porque simplesmente não é a praia dele. Com Luiz Antônio no lugar de Cadu nossa saída de bola inexiste e os atacantes só a recebem de costas pro gol.
Também não tenho saco pra falta de sangue de Cadu e pras suas bolinhas pro lado. Mas o elenco do Flamengo só tem dois meias, Cadu e Adryan, não adianta tentar inventar. Sem um deles em campo o time não chega ao ataque e quando chega é só na base da bicuda. É melhor aceitar que dói menos, Jayme. O Flamengo sem meia dá chulé.
Outro lugar onde as coisas não andam bem é na lateral esquerda. A volta de João Paulo levou André Santos pro meio, onde substituiu muito bem ao Cadu na função de não fazer porra nenhuma, e deslocou Paulinho lá pra ponta direita. Pra fazer sei lá o quê. Considerei um tremendo retrocesso, porque vimos que André Santos na lateral, secretariado pelo pulmonar Paulinho, dá samba. Pra que foram consertar o que não estava quebrado?
O futebol do Paulinho cresce muito quando ele tem uma faixa definida de campo pra correr e se movimentar. Deixar ele correndo que nem vaca doida lá na frente é uma perda de tempo, uma desobjetividade. Nesse esquema que o desloca para a direita Paulinho é muito pouco contundente no ataque, não ajuda tanto na marcação e nem sua velocidade é devidamente explorada. Paulinho tem que voltar pra esquerda já!
Pronto, meu surto de comentarista frustrado já passou, prometo que não vai acontecer outra vez. Faltam 6 pontos pra palhaçada do Brasileiro acabar. Em 7 jogos acho que dá pra rolar sem muito stress. Bora concentrar no jogo de quarta-feira. Copa do Brasil é o que interessa. O resto não tem pressa.
Mengão Sempre
ΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩ

ΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩ
Rubro-negro bem vestido, me ajuda a acabar com os perebas no time do Flamengo. Entra logo no sócio torcedor.

Nenhum comentário: