4 de out. de 2013

Filosofia de Jayme: ‘Respeito todo mundo, mas não temo ninguém’

É com o aprendizado de quem cresceu no futebol cercado pelos muros da Gávea que Jayme de Almeida comanda o Flamengo e prepara o time para o jogo contra o Vasco, domingo, em Brasília. Depois das vitórias sobre Criciúma e Coritiba, ele e os jogadores ganharam confiança para a reta final do Brasileirão. A próxima meta é vencer a terceira, mas pelos lados do Ninho do Urubu, ninguém espera facilidades. O Cruz-Maltino também ganhou ânimo com as recentes atuações e a vitória sobre o Inter. Jayme, portanto, coloca em prática tudo aquilo que já viu e ouviu no Rubro-Negro (veja coletiva na íntegra no vídeo acima).
- Fui criado no Flamengo com essa filosofia. Respeito todo mundo, mas não temo ninguém.Tem que entrar e jogar como Flamengo. Entrou lá, com a camisa  do Flamengo, vamos tentar ganhar sem medo, organizado, mas com muito amor e determinação. Não vejo nenhum jogo fácil, mesmo quando jogamos no Maracanã. A gente precisa respeitar os adversários para que possamos vencer. Ou a gente acaba quebrando a cara. Esse é o meu modo de ver a coisa - disse.
Jayme de Almeida flamengo treino (Foto: Ivo Gonzalez / O Globo)Jayme diz que para vencer, é preciso respeitar sem temer o adversário (Foto: Ivo Gonzalez / O Globo)
Zagueiro do clube na década de 70, Jayme cansou de viver o clima do Clássico dos Milhões. E sente saudade daquele tempo que classifica como mais romântico.
- Na época que eu jogava era mais glamoroso. Aquele clima antes do jogo mexia mais com a gente. Mas continua sendo Flamengo e Vasco, sem favorito, torcidas com rivalidade enorme. A gente sabe que se não for com muito respeito vai complicar. Vai ser dificílimo, mas temos que ir e tentar vencer.
O momento do Flamengo é melhor. A posição na tabela, também. Com 33 pontos, está em 11º. O Vasco é o 16º, com 28, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Para o treinador rubro-negro, além da tradição a partida carrega o peso da busca por sossego. 
- Eles estão perto da zona de rebaixamento, nós não estamos muito distantes dela. Estamos brigando para nos afastarmos cada vez mais. Primeiro temos de sair disso para depois pensar em algo mais no futuro. É adversário direto como foi o Criciúma. Não adianta contar história, temos que saber da nossa situação. O Vasco é o adversário  da vez, é um jogo que vale muito. E tem isso tudo que é um clássico. Acho que vai ser legal jogar assim. Dá mais peso ao jogo, o time se prepara melihor. Vamos nos concentrar para fazer mais um bom jogo no domingo.
O último treino antes da viagem a Brasília será na manhã deste sábado. As equipes se enfrentam às 16h, no Mané Garrinha. O Flamengo está praticamente definido com Paulo Victor, Léo Moura, Wallace, Chicão e João Paulo; Amaral, Elias, Carlos Eduardo (Luiz Antonio) e André Santos; Paulinho e Hernane.

Nenhum comentário: