11 de out. de 2013

Ex-auxiliar técnico da Coreia, Gama alerta para investidas de Koo Jacheol

Koo Ja-Cheol jogando na seleção da Coreia do Sul (Foto: AFP)O atacante Koo JaCheol é um dos destaque da
Coreia do Sul (Foto: AFP)
Brasil e Coreia do Sul medirão forças em um amistoso neste sábado, no World Cup Stadium, em Seul. De um lado, uma seleção repleta de tradição, mas que não viveu bons momentos nos últimos anos e viu em Luiz Felipe Scolari a esperança de conquistar sua sexta Copa do Mundo. Do outro, uma camisa sem grande peso histórico que veste um time montado quase por inteiro, quem diria, com a ajuda de um brasileiro. Alexandre Gama foi auxiliar técnico da seleção asiática desde o fim da Copa do Mundo de 2010 até março de 2012 - quase dois anos - e foi responsável, acima de tudo, pela renovação da equipe.
Durante as campanhas da Copa da Ásia 2011, em que a Coreia ficou em terceiro lugar, e do início das eliminatórias para a Copa do Mundo 2014, Gama diz que aprendeu a gostar do país. Mas como um bom patriota, alerta o Brasil para o jogador que, segundo ele, é o mais perigoso da seleção coreana: o atacante Koo Jacheol, que atua no Wolfsburg.
- A Coreia é um país que eu aprendi a gostar e que tem uma Seleção muito forte. Contra o Brasil, eu acredito que eles vão respeitar bastante. É uma equipe de muita qualidade. Mas seu eu puder destacar um, é o Koo Jacheol. Era um dos jogadores que eu mais gostava. Muito rápido. O Brasil tem que prestar atenção nele - alertou.
técnico Alexandre Gama (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)Alexandre Gama foi auxiliar da seleção da Coreia por quase dois anos (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)
Alexandre Gama já trabalhava na Coreia do Sul quando foi convidado para participar da comissão do técnico da seleção, Cho Kwang-rae. Ele foi o técnico do Gyeongnam FC por três anos. Logo após o fim da Copa da África, houve a necessidade de uma renovação da equipe que, àquela altura, ainda contava com jogadores acima dos 34 anos, como o goleiro Woon Jae, o zagueiro Young Pyo e o meia Nam-il.
Gama foi um dos responsáveis por promover à seleção principal, pela primeira vez, jogadores como o zagueiro Yun Sukyoung, o meia Son Heungmin e o atacante Ji Donqwon, que hoje defendem o Queens Park Rangers, o Bayern Leverkusen e o Sunderland, respectivamente.
- Eles queriam renovar a Seleção, e nenhum coreano queria fazer isso. Acabaram botando na nossa mão e deu certo - lembra o treinador, que recentemente foi demitido do Madureira, equipe carioca que disputa a Série C do Brasileiro, e está sem clube.
A Coreia do Sul é uma das 11 seleções que já garantiram suas vagas na Copa do Mundo 2014, que será realizada no Brasil.
técnico Alexandre Gama (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)Gama foi um dos responsáveis pela renovação da
seleção asiática (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
Torcida vai para o Brasil
Embora tenha um carinho declarado pela Coreia do Sul, Gama não hesita ao revelar para quem vai a torcida no amistoso de sábado. O técnico é um defensor do futebol brasileiro e cita os benefícios de um bom momento da Seleção.
- Eu estou torcendo para o Brasil, sou brasileiro. Tenho muitos amigos lá (na Coreia), tenho um carinho especial pelo país, mas vou torcer para o Brasil, que está voltando a jogar bem. E quando o brasil está bem, é bom para todo mundo que trabalha com o futebol. Nos valoriza - concluiu.
Coreia do Sul e Brasil se enfrentam neste sábado, às 8h (horário de Brasília). O confronto será transmitido ao vivo pela TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha a partida em Tempo Real.

Nenhum comentário: