28 de out. de 2013

Bateu o cansaço: melhor do Fla no ano, Elias tem queda de rendimento

Elias flamengo portuguesa (Foto: Jarbas Oliveira / Futura Press)Elias participa pouco do empate: queda de
rendimento (Foto: Jarbas Oliveira / Futura Press)
O ator principal do Flamengo na temporada tem vivido dias de coadjuvante. Indiscutivelmente o melhor jogador do time no ano, Elias não vem bem, e até Jayme de Almeida reconhece isso. Conhecido pela sua regularidade, o camisa 8 foi mal no empate por 0 a 0 com a Portuguesa e repetiu uma atuação que já tinha sido apagada mesmo na goleada por 4 a 0 diante do Botafogo, no meio de semana. Um problema particular e o cansaço evidente surgem como explicações para queda de rendimento.

Com 50 participações, Elias é o jogador que mais esteve em campo nas 57 partidas do Flamengo em 2013. No jogo de domingo, no Castelão, o camisa 8 foi nitidamente quem mais sentiu o desgaste da viagem de três horas até Fortaleza e foi um dos que mais erraram passes na equipe. Atuando mais avançado por conta da ausência de Carlos Eduardo, perdeu cinco bolas em 28 tentativas de acionar os companheiros - mesmo número de Amaral, Luiz Antonio e Chicão.

Em análise do GLOBOESPORTE.COM, ele ganhou nota 5,0 pela atuação sob a justificativa: nem pareceu o jogador decisivo e participativo que se costuma ver. Diante do Botafogo, no meio de semana, não fez uma partida ruim, mas foi discreto em uma noite com nomes como André Santos, Paulinho e Hernane acima da média e não participou de nenhum dos quatro gols.
Jayme de Almeida admite que Elias é mais jogador do que tem mostrado, mas contemporiza. Além de ser quem mais entrou em campo no ano, o volante tem dividido as atenções com um problema de saúde do filho.

- Nenhum jogador consegue manter o alto nível em um campeonato inteiro. Ninguém aguenta. Elias teve um problema particular, que é algo que incomoda muito. Foi um profissional fantástico e mesmo com os problemas tem entrado em campo, lutado. Lógico que é mais jogador do que isso, mas só pela presença em campo temos que respeitar.

Na quarta-feira, Elias estará novamente em campo e terá que superar o cansaço para ajudar a equipe diante do Goiás, no Serra Dourada, pela semifinal da Copa do Brasil. Até lá, o Flamengo permanece em Fortaleza até o início da noite de segunda-feira, quando embarca para o Rio. A viagem para Goiânia acontece somente no fim da tarde de terça.

Nenhum comentário: