18 de out. de 2013

Artilheiro do Ano: Hernane faz quinto gol em seis jogos e já ameaça líderes

Hernane Votação 480 (Foto: Andre Durão)Hernane vive grande fase no ataque rubro-negro: já
são 13 gols só no Brasileirão (Foto: Andre Durão)
Hernane continua impossível. Nos últimos seis jogos do Flamengo, ele marcou cinco gols e não só ajudou o time a subir na tabela do Brasileirão, como também alçou voo no ranking do Troféu Artilheiro do Ano. Há bem pouco tempo, era coadjuvante. Agora, mira a liderança. Neste meio de semana, ele garantiu a vitória rubro-negra por 2 a 1 sobre o Bahia, no Maracanã. O gol salvador veio aos 40 minutos do segundo tempo. Foi seu 28º na temporada, deixando Walter, que estava empatado com ele, para trás. O Brocador está na quarta colocação, a apenas dois gols dos líderes Bruno Rangel e Magno Alves. Os dois passaram em branco desta vez, assim como o terceiro colocado William. E é bom ficarem ligados no retrovisor.
Embora não esteja mais junto com Hernane, Walter não está solitário na quinta posição. Ele foi alcançado por Marcos Aurélio, que não foi capaz de evitar a derrota em casa do Sport por 3 a 1 para o América-MG, pela Série B do Brasileirão. Mesmo assim, o atacante balançou a rede pela 27ª vez, aliando raça e habilidade, e pode, pelo menos, celebrar os números particulares.
Apenas mais um nome dentre os principais concorrentes deixou sua marca na rodada. É Juninho Potiguar, que comemorou o gol único da vitória do Icasa sobre o líder Palmeiras. O jogador do Verdão do Cariri driblou Fernando Prass e completou para chegar aos 19 gols em 2013, se embaralhando com Rafael Marques, Éderson e Leandro Kível na 16ª posição.
Vale ressaltar que somente competições oficiais envolvendo clubes brasileiros fazem parte da disputa do Prêmio Artilheiro do Ano: a primeira divisão de todos os estaduais do país, as Séries de A a D do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Copa do Nordeste, a Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana, a Copa Suruga e o Mundial de Clubes.
INFO - Prêmio Friedenreich Artilheiro do Ano 17/10 (Foto: Editoria de Arte)
O PRÊMIO
O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM. E a disputa para ganhar o troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.
O HOMENAGEADO
Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.
OS VENCEDORES
2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols
2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols
2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada
2011 - Leandro Damião (Internacional), com 38 gols
2012 - Neymar (Santos), com 43 gols
montagem Leandro Damião Neymar Jonas Tardelli Keirrison artilheiros (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
publicidade

Nenhum comentário: