24 de jul. de 2013

Raio-X: com Reinaldo e Cerezo, Galo de 1980 supera o atual Atlético-MG

Comparações no futebol são injustas. Gerações e estilos se misturam na tentativa de eleger os melhores entre os melhores. No entanto, diante do histórico momento vivido pelo Atlético-MG, o GLOBOESPORTE.COM se arriscou a identificar em qual patamar se encontra a atual equipe do Galo. Com a possibilidade de conquistar o principal título do Alvinegro mineiro, o time atleticano seria o maior da história do clube? Maior que a equipe vice-campeã de 1980, que tinha João Leite, Luizinho, Toninho Cerezo, Éder Aleixo e Reinaldo?
Na comparação, o Galo de 33 anos atrás leva ligeira vantagem. Para chegar a tal resultado, três especialistas foram consultados: o comentarista do SporTV Lédio Carmona, o ex-atacante do Atlético-MG Sérgio Araújo e o colunista do jornal  "O Estado de Minas"  Fred Melo Paiva, que criou o bordão "caiu no Horto, tá morto". Para a escalação do atual time mineiro, foi considerada a equipe titular, com os laterais Marcos Rocha, Richarlyson e o volante Leandro Donizete, que não atuarão nesta quarta-feira - os dois primeiros estão suspensos, e o volante está machucado.
Reinaldo pelo Altético-MG (Foto: Agência O Globo)Reinaldo, astro do Galo 80 (Foto: Agência O Globo)
O time que ganhou o Campeonato Mineiro de 1980 com 18 vitórias, um empate e uma derrota, e perdeu o Campeonato Brasileiro para o Flamengo de Zico, venceu o duelo contra a equipe atual do Galo por 6 a 5. Na defesa, a equipe atual leva vantagem. No meio-campo e ataque, o time de Reinaldo e companhia é melhor. Na comparação, sete jogadores foram unanimidade: o zagueiro Luizinho, o lateral-esquerdo Jorge Valença, os meias Toninho Cerezo e Ronaldinho, e os atacantes Reinaldo, Diego Tardelli e Éder.
Nas outras posições houve equilíbrio. Victor levou a melhor no duelo com João Leite. Marcos Rocha foi eleito na lateral direita na briga com Orlando. Entre Réver e Osmar, o maior zagueiro-artilheiro do Galo foi o escolhido, e Pierre teve mais votos que Chicão.
A TV Globo e o SporTV transmitem, para todo o Brasil, a final da Libertadores nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte. O pré-jogo no GLOBOESPORTE.COM começa às 18h.
Raio-X Atlético-MG 1980 x Atlético-MG atual dois (Foto: Editoria de Arte)
.

Nenhum comentário: