27 de jul. de 2013

De volta, Léo Moura se declara: 'Tenho um chamego com Maracanã'

Leo Moura coletiva Flamengo (Foto: Richard Souza)Léo Moura jogou pela última vez no Maracanã no
dia 5 de setembro de 2010 (Foto: Richard Souza)
Léo Moura tem seis títulos com a camisa do Flamengo. São quatro Cariocas, uma Copa do Brasil e um Brasileiro. Destes, cinco foram conquistados no Maracanã. Desde 2005 no clube, o lateral-direito, hoje com 34 anos, disputou 437 partidas pelo Rubro-Negro. Destas, 194 foram no Maior do Mundo. A última em 2010, no dia 5 de setembro, um empate sem gols com o Santos. Desde então, só saudade. Léo chegou a ter dúvidas se pisaria novamente no palco como jogador do Flamengo, mas resistiu aos quase três anos de espera. Neste domingo, volta ao estádio que tem como uma extensão de casa, um amigo, um parente. O adversário será o Botafogo, às 18h30m (de Brasília). Chega de esperar. 
- Foram cinco títulos importantes demais para a minha carreira, meus principais títulos foram lá. Confesso que estava com muita saudade. Quando paramos de jogar, achei que talvez nem fosse voltar, mas estou feliz por voltar, num novo momento, é um novo Maracanã. Espero que a gente comece a fazer uma história diferente, uma história de vitória, num novo palco. O time está tão ansioso quanto eu.
Meus principais títulos foram lá. Confesso que estava com muita saudade. (...) Estou feliz por
voltar, é um novo Maracanã. Espero que a gente comece a
fazer uma história de vitória. O
time está tão ansioso quanto eu."
Léo Moura, lateral-direito do Flamengo
Léo viveu mais capítulos felizes do que tristes no Maraca. A última vez que esteve por ali foi como espectador, no fim de abril. Assistiu ao jogo entre Amigos de Ronaldo Fenômeno e Amigos de Bebeto, que serviu de evento-teste para o novo estádio antes da Copa das Confederações. Dos 43 gols que tem com a camisa do Flamengo, 18 foram no Maracanã.
- Foram muitos jogos, gols, títulos, algumas tristezas, como a derrota para o América do México (eliminação na Libertadores de 2008), meu primeiro título com a camisa do Flamengo foi no Maracanã (Copa do Brasil de 2006). Tenho um chamego com o Maracanã, é a casa do Flamengo, a torcida vai em peso para apoiar, incentivar. É uma alegria estar voltando.
E a volta ao Maracanã devolve ao jogador alguns sentimentos que andavam distantes. 
- Tem todo o clima quando você chega ao Maracanã, passava pelo portão na entrada e sempre via muitos torcedores, aquela subida do túnel, que já não existe mais, entrava em campo e olhava para aquele nosso lado esquerdo, torcida sempre presente ali. São coisas do antigo Maracanã que sempre ficaram na lembrança.
Leo Moura Maracanã reabertura (Foto: Janir Junior)Léo conheceu o novo Maracanã na reabertura, no
amistoso com Ronaldo e Bebeto (Foto:Janir Junior)
Neste domingo, contra o Botafogo, Léo espera duas coisas no reencontro com a torcida: apoio e pressão.
- Começar uma nova história com uma vitória num clássico vai ser maravilhoso. A pressão é grande por voltar a jogar no Maracanã. O incentivo vai ser muito grande. A gente vai contar muito com o apoio da torcida. Certeza que vai fazer muita diferença. A torcida vai estar mais perto, vamos ouvir muitos gritos de incentivo e de cobrança. O calor da torcida é importante. A gente não quer que tenha violência, mesmo sendo clássico, as torcidas vão estar mais perto uma da outra. Estou pensando que vai ser uma coisa muito especial. Vai ser diferente de tudo. Antigamente, tinha a geral, agora não tem mais, é todo mundo sentadinho. A torcida do Flamengo vai fazer a mesma festa de quando tinha geral e arquibancada.
Com a camisa do Flamengo, Léo Moura marcou quatro gols no Botafogo. As equipes não se enfrentam no Maracanã há três anos. O último confronto ocorreu no dia 14 de julho de 2010. Na partida válida pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro venceu por 1 a 0, gol de Paulo Sérgio, diante de 19.313 pagantes. Dos atuais jogadores do grupo, só Léo Moura participou daquele clássico.

Nenhum comentário: