25 de jul. de 2013

Adalberto entrega carta de demissão e não é mais diretor do São Paulo

Adalberto Baptista não é mais o diretor de futebol do São Paulo. O dirigente pediu desligamento da função nesta quinta-feira, um dia após a oitava derrota consecutiva da equipe no Campeonato Brasileiro, para o Internacional, no Morumbi. Ele estava na função desde maio de 2011. Nesse período, o São Paulo conquistou a Copa Sul-Americana de 2012, mas falhou em diversos momentos decisivos, irritando o torcedor. Adalberto se despediu do elenco numa reunião em uma das salas do CT da Barra Funda, na tarde desta quinta. Ele ainda passou pelo campo, onde o presidente Juvenal Juvêncio e alguns conselheiros acompanhavam o treinamento.
Adalberto Baptista São Paulo diretor (Foto: Márcio Fernandes / Agência Estado)Adalberto Baptista (de pé) deixa o treino desta quinta, que contou com a presença do presidente Juvenal Juvêncio e alguns conselheiros  (Foto: Márcio Fernandes / Agência Estado)
A notícia da saída de Adalberto pega a muitos de surpresa, já que ele seria o chefe da delegação são-paulina durante a excursão que se inicia na segunda-feira, pela Europa e Japão.
Adalberto vinha sendo criticado há meses, por conta da péssima fase do time e por ter batido de frente com Rogério Ceni. O dirigente também era questionado por bancar Ney Franco como treinador, apesar da grande insatisfação, inclusive por parte de alguns atletas, com o trabalho do profissional. Foi Adalberto também quem demitiu o fsioterapeuta Luiz Rosan, um dos mais prestigiados do país, em decisão amplamente questionada à epoca.
Juvenal procura agora um gestor remunerado para ser elo entre diretoria e elenco
Com a saída de Adalberto, o vice-presidente de futebol, João Paulo de Jesus Lopes, responderá integralmente pelo departamento de forma interina - o presidente Juvenal Juvêncio deverá buscar um substituto para o posto vago. Marcos Tadeu reassume a função de diretor das categorias de futebol de base.
O São Paulo corre atrás agora de um gestor remunerado para ser o elo entre a diretoria e o elenco. Marco Aurélio Cunha foi o último a ocupar o cargo de superintendente e, agora, surge como o grande opositor para a eleição de abril de 2014.
Ascensão e queda
Ex-diretor de marketing, Adalberto Baptista assumiu o departamento de futebol no dia 18 de maio de 2011. Na época, era a grande esperança do presidente Juvenal Juvêncio, já que teve participação direta na contratação do atacante Luis Fabiano, que jogava no Sevilla. Com o status de ótimo negociador, ele seguiu crescendo cada vez mais, enquanto outros membros da diretoria, como o vice de futebol, João Paulo de Jesus Lopes, perderam espaço. Adalberto chefiava a delegação em todas as viagens da equipe e nenhum jogador era contratado ou vendido sem o seu aval. Foi ele o principal responsável pela contratação de Ney Franco no ano passado.
Com o time campeão da Copa Sul-Americana no final do ano, Adalberto fechou a temporada em alta. Ele começou a se desgastar no início de 2013, quando o time montado não rendeu o esperado dentro de campo. Inclusive, no dia em que o São Paulo perdeu para o Strongest por 4 a 3, na Bolívia, pela Taça Libertadores, o dirigente estava na Europa se preparando para disputar uma etapa da Copa Porsche. Isso rendeu muitas críticas dos jogadores e de conselheiros ligados a Juvenal Juvêncio que, na ocasião, alegou que a liberação do dirigente estava definida desde o começo do ano.
Polêmica com Rogério Ceni foi determinante para a saída
De lá para cá, a situação foi apenas piorando. Como o time caiu na Taça Libertadores da América e foi eliminado na semifinal do Paulistão, a pressão da torcida cresceu muito. Adalberto foi ficando cada vez mais isolado, e só se segurava no cargo porque tinha a simpatia de Juvenal Juvêncio. Ele tentou até o último instante segurar Ney Franco no cargo, o que não foi possível. O que foi decisivo para a sua saída foi a polêmica com Rogério Ceni.
Depois de o capitão afirmar que o time estava “parado no tempo”, Adalberto rebateu as críticas, avisando que o goleiro estava falhando muito porque jogava sem estar no melhor de suas condições e "em vias de se aposentar". Apesar de ter pedido desculpas para o elenco em reunião ocorrida durante a semana, o clima ficou insustentável para o dirigente, que entregou a carta de demissão nesta quinta-feira.
Confira abaixo a nota publicada pelo São Paulo em seu site oficial:
A diretoria do São Paulo Futebol Clube recebeu na tarde desta quinta-feira (25), do Dr. Adalberto D. Baptista, o pedido de desligamento do cargo de Diretor de Futebol Profissional e de Base, em caráter pessoal e irrevogável.
O São Paulo FC lamenta profundamente o pedido e agradece o trabalho e a dedicação do Dr. Adalberto Baptista, que prestou relevantes serviços a nossa instituição. Durante o período em que esteve a frente da diretoria, estrelas do nosso futebol foram incorporadas ao elenco, nos sagramos campeões da Copa Sul-Americana e a vaga para a Libertadores 2013 foi conquistada.
O vice-presidente de futebol Dr. Joao Paulo de Jesus Lopes, responderá interinamente pelas funções da diretoria de futebol do clube, enquanto o sr. Marcos Tadeu reassume a função de diretor das categorias de futebol de base.

Nenhum comentário: