22 de dez. de 2013

Fluminense enfrenta antipatia por vitória no tapetão e marketing tenta mudar quadro

Tricolores fizeram festa no dia do julgamento, mas depois passaram a ser hostilizados
Tricolores fizeram festa no dia do julgamento, mas depois passaram a ser hostilizados Foto: Guito Moreto / 16.12.13
Rafael Oliveira
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Quando os auditores da Primeira Comissão Disciplinar do STJD revelaram seus votos e decretaram o retorno do Fluminense à Série A (decisão que será julgada novamente dia 27, pelo Pleno do tribunal) era para os tricolores respirarem aliviados. Mas descobriram que o pesadelo estava apenas começando. Hostilidades a jogadores e torcedores na rua, opinião pública contrária, piadas na internet.... Escapar da Segundona deixou a imagem do clube arranhada.
Ainda que o Fluminense não tenha qualquer envolvimento com o caso da Portuguesa, ter sido o maior beneficiado o fez ser responsabilizado pelo episódio. Em um mercado em que os clubes vivem de patrocínios e parcerias, esse abalo pode deixar sequelas ruins.
— A reação foi grande porque se acreditava que havia sido implementada uma moralidade nesse assunto. Times como Botafogo, Grêmio e Corinthians caíram e jogaram a Série B. Todo esse peso caiu sobre o Fluminense, que ficou com a imagem arranhada. E os patrocinadores não querem ficar associados a uma imagem abalada — disse o especialista em gestão esportiva Amir Somoggi.
Neste momento, contar com um patrocinador que também é um torcedor apaixonado favorece. Para Celso Barros, a marca Fluminense segue inabalada.
— O que estão fazendo com o Fluminense até me surpreende. Só cumpriram a lei. Se fosse o contrário, se a lei prejudicasse o clube, aí todos iam querer que ela fosse cumprida — defendeu Celso.
Site criado por rivais trata Fluminense como o grande vilão do futebol brasileiro
Site criado por rivais trata Fluminense como o grande vilão do futebol brasileiro Foto: Reprodução / Agência O Globo
O marketing tricolor já planeja uma estratégia para mudar o quadro. O clube irá investir em ações nas redes sociais e no site oficial ,vai explorar a imagem dos ídolos e inserir a marca em campanhas sociais que melhorem sua imagem e reforcem o orgulho de seus torcedores.
— Se a gente passar a mensagem de que o torcedor pode defender a instituição, vamos conseguir criar uma mobilização e ainda aumentar as adesões ao sócio-torcedor — explicou o gerente de marketing tricolor, Alexandre Vasconcelos.
"Pior que em 1999"
Para Marcão, que jogava no clube em 1999, quando o Tricolor foi campeão da Série C e também foi acusado de se beneficiar de virada de mesa ao voltar direto para a elite em 2000, a reação da opinião pública é pior agora.
Um exemplo foi o episódio em que Rafael Sobis foi hostilizado por torcedores do Atlético-MG no aeroporto, na última segunda, logo após o resultado do julgamento.
— Estão levando para um lado mais pessoal. Naquela época o imbróglio envolvia outros clubes. O Fluminense só se beneficiou com a situação — analisou Marcão.
Outros "arranhões"
Episódios do passado mostram que um arranhão no esporte pode ter consequências desastrosas:
Tiger Woods
A revelação, em 2009, do caso de infidelidade do golfista o fez se afastar do esporte e perder patrocínios. Além disso, anúncios gravados por ele foram vetados da TV americana.
“Calciopoli”
O escândalo de manipulação de jogos em 2006 custou caro aos italianos, que perderam uma vaga na Liga dos Campeões e viram os maiores astros do futebol se afastarem do país nos anos seguintes


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