24 de dez. de 2013

Retrospectiva: ameaça a Neymar, ego inflado e desabafo de R10 nas frases

Pelo Brasil e pelo mundo, em diversos esportes, o ano de 2013 foi recheado de frases que firmaram opiniões controversas, provocaram reações em cadeia e desabafos após conquistas inéditas. Entre as principais é possível destacar os momentos em que Ronaldinho Gaúcho deixou o discurso superficial para rebater os críticos, os egos inflados de astros do futebol internacional, a ameaça a Neymar e os tons homofóbico e racista, respectivamente, nas declarações de Isinbayeva e Rafaela Silva. Relembre abaixo outros exemplos:
'Vou deitar e rolar'

Às vésperas do primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil, em novembro, Walter deu uma declaração que causou polêmica. Deitado numa maca da sala de fisioterapia, o atacante do Goiás respondeu à pergunta de um amigo, que filmava a cena, sobre se estava recuperado para jogar. Sorrindo, o gordinho artilheiro avisou que iria "deitar e rolar" sobre o Flamengo. A brincadeira teve repercussão e ganhou tom sério nas respostas do outro lado, que considerou desrespeito. No fim, Walter não atuou em nenhuma das duas partidas, o Rubro-Negro avançou, e alguns atletas comemoraram rolando no gramado. Clique para ver a reportagem e a repercussão no Flamengo.
Ronaldinho Gaúcho entrevista Atlético-MG (Foto: Cristiane Mattos)eRonaldinho Gaúcho entrevista Atlético-MG (Foto: Cristiane Mattos)
'Diziam que eu estava acabado'
Ao conquistar a Libertadores pelo Atlético-MG, em julho, Ronaldinho Gaúcho desabafou contra seus críticos. Ainda no campo, o craque, geralmente comedido nas entrevistas, soltou o verbo depois das ótimas exibições na competição sul-americana. Semanas antes, ao perder para o São Paulo na fase de grupos com o Galo já classificado, havia incomodado os tricolores ao dizer que aquilo era "um grande treino". 

- Todos diziam que eu estava acabado. Diziam que éramos um time de renegados. Fala agora!
'No olho da rua'
Desafeto de Ney Franco, Rogério Ceni respondeu duramente após entrevista em que o ex-técnico do São Paulo revelava sua suposta influência direta nas decisões da diretoria do clube, inclusive minando o zagueiro Lúcio e o meia Ganso. O goleiro de 40 anos obviamente não gostou e rebateu à altura, em tom crítico ao trabalho desenvolvido pelo comandante.

- Se eu tivesse toda essa influência que ele acha que tenho, ele estava no olho da rua há muito tempo.
'Ia quebrá-lo todo'

A frase parece, mas não é de um lutador de MMA. Trata-se de Nunes, então atacante do Botafogo-SP, que ficou revoltado com, segundo ele, as firulas exageradas de Neymar quando o Santos vencia o jogo contra seu time, em janeiro, na Vila Belmiro. Dias depois, o astro, que se transferiu para o Barcelona-ESP, respondeu de forma curta: "Tem que rir".

- Eu pensei dez vezes, ia quebrá-lo todo. No lance que ia tentar a carretilha, ia grudá-lo na tela. 
leomar Karembeu brasil x frança   (Foto: Getty Images)Leomar jogou a Copa das Confederações, em 2001, mas não foi ao Mundial (Foto: Getty Images)
Propina na Seleção?

O presidente do Sport, Luciano Bivar, surpreendeu a todos ao contar que pagou propina a um lobista para convocar o volante Leomar para a Seleção, em 2001. À época no Leão, o jogador era pouco conhecido no cenário nacional e teve o nome lembrando por Emerson Leão, que havia sido seu treinador. O caso foi parar no STJD, e Bivar passou a desmentir o que disse, alegando que suas palavras foram "deturpadas".

- Empurramos o Leomar na Seleção. Pagamos uma comissão para ele jogar na Seleção.
Ódio sem limites
Antes do último Ba-Vi do ano, em outubro, o volante Rafael Feijão apimentou o clássico ao demonstrar seu ódio pelo Rubro-Negro sem limites. Em entrevista coletiva, o jovem jogador do Bahia afirmou que aprendeu a detestar o rival desde pequeno e não se acanhou com as câmeras, usando até palavrão para se expressar, aos risos. 


- É o time que, desde pequeno, aprendi a odiar. Aprendi a ter raiva. Quando eu vejo o Vitória, me dá nojo. Quando eu vejo o Vitoria vencer, dá uma raiva do c...
Scolari Felipão palestra Footcon (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Scolari Felipão palestra Footcon (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Felipão quer os 'malandros'
Se você, jogador de futebol, gosta de beber umas e outras, é extrovertido e não posa de santo, pode se animar, porque o técnico da seleção brasileira está à procura deste perfil. Tudo com moderação e responsabilidade, é claro. Exageros à parte, Felipão surpreendeu ao dizer que não se interessa só pelos corretos, no início deste mês. Essa foi uma das melhores tiradas do comandante na temporada. Minutos antes, na mesma bancada, havia afirmado que "o inferno é bom: tem samba, churrasco, caipirinha...".

- O jogador que é esperto, malandro, vivido, que dá uma volta de vez em quando, esse é espetacular de trabalhar. Esse fecha contigo. Tem alguns com imagem de santinho que... calma.  Mas o malandro é bom.
Comparação inusitada
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, fez uma comparação no mínimo controversa na véspera do sorteio de grupos da Copa do Mundo de 2014. Sem negar que alguns estádios não estarão prontos no prazo de janeiro, o político minimizou o fato ressaltando que as noivas também sempre atrasam para seus casamentos. Mas... as arenas seriam os estádios ou a igreja?  
- Nunca vi a noiva chegar na hora, e nunca vi o casamento deixar de acontecer por causa disso.
Ribéry, do Bayern de Munique, em coletiva no Marrocos (Foto: Reuters)Ribéry, do Bayern de Munique, em coletiva no Marrocos (Foto: Reuters)
'Agora sou o melhor'
Um dos três finalistas da Bola de Ouro, Franck Ribéry não tem muitas dúvidas de que fez por merecer a indicação e que é favorito para levar o prêmio, em janeiro. O francês de 30 anos, que conduziu o Bayern de Munique ao título da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes, afirmou que atingiu o ápice e se auto-elogiou.

- Antes eu era muito bom. Agora sou o melhor.

Clique e confira a confiança de Ribéry.
Joey Barton Olympique de Marselha (Foto: AP)Joey Barton Olympique de Marselha (Foto: AP)
Joey Barton, o polêmico

O inglês Joey Barton ocupou o trono de jogador polêmico de 2013 com seguidos ataques a companheiros de profissão. A maioria, gratuitos, aliás. Talvez o mais emblemático tenha sido contra o zagueiro Thiago Silva, do PSG, quando Barton jogava pelo Olympique de Marselha. O meia disse que estava em dúvida sobre se o capitão da seleção brasileira havia mudado de sexo.

- Você é operado ou não? Transexual. Estou confuso para onde ele está indo. Ele é um homem virando uma mulher ou uma mulher virando um homem? Não consigo entender.
Balotelli treino Milan (Foto: EFE)Balotelli treino Milan (Foto: EFE)
Balotelli, o sincero
Era uma pergunta simples de um repórter interessado no balanço que Balotelli fez de seu período na Inglaterra. Mas a resposta abrupta e politicamente incorreta causou uma saia justa. Super Mario reclamou de tudo, menos do que envolvia seu dia a dia dentro do clube, aliviando a barra de colegas e do treinador.
- As boas recordações da Inglaterra são os treinamentos, meus companheiros de Manchester City e meu técnico, Roberto Mancini. As más? Todo o resto. A imprensa, principalmente. O tempo, a comida, a maneira de dirigir. Tudo.
ibrahimovic paris saint germain x lille (Foto: AFP)ibrahimovic paris saint germain x lille (Foto: AFP)
Ibrahimovic, o modesto

Zlatan Ibrahmovic é um daqueles caras que costuma aparecer anualmente nas listas de frases marcantes e polêmicas do ano. Fica até difícil escolher a mais inusitada. Teve provocação a Cristiano Ronaldo antes de Portugal x Suécia, teve crítica a rival, companheiro e também o desdém à Bola de Ouro. Fora dos três eleitos pela Fifa para concorrer, saiu-se com essa:
- Eu não preciso ganhar a Bola de Ouro para saber que sou o melhor.
José Mourinho jogo Chelsea e Arsenal (Foto: Reuters)José Mourinho jogo Chelsea e Arsenal (Foto: Reuters)
O verdadeiro Ronaldo de Mou
Um dos dois portugueses treinados por José Mourinho no Real Madrid - outro é o lateral Fábio Coentrão - Cristiano Ronaldo não gozava de carinho do compatriota. Tanto que o jornal "Mundo Deportivo" vazou uma declaração que Mou dera ao canal ESPN falando com desdém do camisa 7. Ele lembrava do tempo em que, no início da carreira, trabalhava com Ronaldo Fenômeno, o xará, digamos, original.
- Eu tinha 30 anos e estava treinando Ronaldo, não este, o Ronaldo de verdade, o brasileiro.
Neymar Barcelona natal (Foto: Reprodução / Twitter)Neymar Barcelona natal (Foto: Reprodução / Twitter)
Neymar solidário
Ciente de que aqueles que tentaram destronar Messi não tiveram futuro no Barcelona, Neymar tratou de chegar esbanjando humildade em sua apresentação, em junho. Para quem esperava um discurso de estrela, o estilo coadjuvante pode ter surpreendido. O craque brasileiro avisou que não ficaria no caminho do argentino e que seu intuito era ajudá-lo, servi-lo em seus objetivos. No entanto, com as lesões do parceiro, é Neymar que tem dado as cartas ao lado de Iniesta e Alexis Sánchez na temporada.

- Chego para ajudar Messi a continuar sendo o melhor jogador do mundo.
Abidal posa com Daniel Alves após o retorno ao Barcelona (Foto: Divulgação)Abidal posa com Daniel Alves após o retorno ao Barcelona (Foto: Divulgação)
Amizade sem fronteiras
O francês Abidal e o brasileiro têm em comum o fato de terem jogado pelo Barcelona e de serem laterais - um é esquerdo, o outro, direito. Mas também estiveram perto de dividir um fígado. Isso porque o jogador europeu revelou que o amigo ofereceu parte de seu órgão para salvá-lo. Mas não foi possível porque era um atleta. Um exemplo de relação raramente vista no mundo do futebol. Em tempo: Abidal teve câncer e passou mais de um ano afastado dos gramados. Hoje, plenamente recuperado, ele atua pelo Mônaco.

- Alves queria me dar o seu fígado. Mas não podia por ser um atleta.
diego costa comemora, Atlético de Madrid x Elche (Foto: AP)Diego Costa virará espanhol na bola (Foto: AP)
Mudança de pátria
Partiu de Diego Costa a decisão de abrir mão da seleção brasileira para defender a Espanha. A mudança se tornou pública quando ele foi convocado por Felipão, em outubro. A Fúria fez pressão, avisou ao atacante do Atlético de Madrid que ele tinha chances de vestir a camisa roja e o inesperado ocorreu. A justificativa, disse o sergipano Diego, foi o fato de a Espanha ter lhe dado tudo na carreira. 
- Olhei, repensei e concluí que o correto era jogar pela Espanha, porque aqui me deram tudo.
Rubén Magnano basquete (Foto: Marcos Guerra)Magnano não aliviou atletas (Foto: Marcos Guerra)
Culpados pelo vexame
O técnico Rubén Magnano esperou até o desastre acontecer. E, quando ele veio, o argentino ergueu a voz e dividiu as responsabilidades. Eliminado na primeira fase da Copa América de Basquete, em setembro, o Brasil perdeu a vaga para o Mundial e deu vexame sem suas principais estrelas. Os jogadores da NBA, por razões distintas, pediram dispensa, e Magnano não os perdoou antes de deixar a Venezuela de mãos abanando.
- A responsabilidade é minha e também dos caras que tinham que estar aqui e não estiveram. Há muitos que deveria estar representando o país e nos deixaram de mão atadas.
Arthur Zanetti votação  (Foto: Getty Images)Arthur Zanetti votação (Foto: Getty Images)
Quase um desertor
Em outro episódio envolvendo patriotismo, Arthur Zanetti, medalhista olímpico de ouro em Londres, revelou que cogitava sair do Brasil para competir por outras cores. Ele reclamava da falta de estrutura na ginástica olímpica de São Caetano e se mostrava triste com a situação. Em poucos dias, sua confederação agilizou os equipamentos e garantiu sua permanência.

- Eu já coloquei na minha cabeça que se surgir uma oportunidade legal, talvez eu pensaria, sim, em competir por outro país.

Clique e confira a posição de Zanetti e a resposta do COB
Isinbayeva medalha de ouro Mundial Moscou (Foto: Agência Reuters)Isinbayeva medalha de ouro Mundial Moscou (Foto: Agência Reuters)
Escorregada da musa
A russa Elena Isinbayeva fez um comentário considerado por muitos homofóbico. Em agosto, a musa do salto com vara disse que em seu país não é bem visto o relacionamento gay de forma pública. Ela não se disse contra a opção sexual nem defendeu o banimento de ninguém das Olimpíadas de Inverno, mas foi direta ao afirmar que não gosta do assunto. 
- Somos russos e somos totalmente diferentes dos europeus e de povos de outros países. Não gostamos disso, realmente.
Rafaela Silva votação (Foto: Fotocom)Rafaela Silva votação (Foto: Fotocom)
Ippon no racismo
Campeã mundial de judô no Rio de Janeiro, Rafaela Silva deu um dos desabafos mais emocionados de 2013. Vítima de racismo via redes sociais, ela criticou seus detratores e provou que sua cor e condição social não fariam diferença. Seu nome ficou conhecido por conta da tentativa de dar um golpe ilegal nas Olimpíadas, o que causou sua eliminação. A volta por cima gerou aplausos no mundo todo.

- Mostrei que não depende de cor para ser campeã

Nenhum comentário: