27 de dez. de 2013

Fifa relembra fatos marcantes do ano e coloca final do Maracanã e título do Atlético-MG entre eles

Seleção brasileira conquistou a Copa das Confederações diante da Espanha, no Maracanã
Seleção brasileira conquistou a Copa das Confederações diante da Espanha, no Maracanã Foto: Ivo Gonzalez / Globo
Extra
Tamanho do texto A A A
O ano de 2013 foi marcante no futebol mundial. Lionel Messi foi consagrado pelo quarto ano consecutivo como o melhor jogador do mundo, Alex Fergunson se aposentou após treinar por 27 anos o Manchester United e a seleção brasileira conquistou a Copa das Confederações diante da Espanha. Estes foram apenas três dos 13 fatos que o site oficial da Fifa citou na sua retrospectiva anual.
Entre os acontecimentos, dois estão relacionados diretamente ao Brasil: a final mágica do Estádio Maracanã entre Brasil e Espanha e a o título da Copa Libertadores do Atlético-MG. O portal da entidade chamou de “Maravilha de Maracanã” ao falar sobre a batalha de titãs no estádio, que foi reinaugurado duas semanas antes da Copa das Confederações. Também exaltou a “delirante multidão”, como chamou os torcedores, que lotaram o estádio para o duelo.
Atlético-MG conquista a Copa Libertadores 2013
Atlético-MG conquista a Copa Libertadores 2013 Foto: Vanderlei Almeida / AFP
Já sobre o Galo, a raça da equipe em reverter dois resultados improváveis na semifinal e na final ganhou destaque. A Fifa citou as derrotas para o Newell’s Old Boys e o Olimpia nos jogos de ida, ambos pelo placar de 2 a 0, e o fato de o Atlético ter conseguido o mesmo resultado nos jogos de volta e ganhado a vaga na final e o título nos pênaltis. Foi o primeiro troféu sul-americano do time mineiro em 105 anos.
Outros fatos citados foram a Nigéria vencendo a Copa da África ao derrotar a zebra Burkina Faso na final; o Bayern de Munique conquistou o título da Liga dos Campeões em cima do Borussia Dortmund; Roben se tornando a estrela do Bayern após ser taxado de vilão em 2012; a jogadora americana Abby Wambach se tornando a maior da história dos Estados Unidos; a França conquistando o Mundial Sub-20.
Ainda teve a goleira Nadine Angerer que salvou um pênalti na final do Campeonato Europeu de Futebol e deu o título para a Alemanha diante da Noruega; o meia galês Gareth Bale se tornando a contratação mais cara da história do futebol, quando o Real Madrid pagou 101 milhões de euros ao Tottenham por ele; e o técnico Marcello Lippi fazendo história ao levar o Guangzhou Evergrande, da China, ao título da Copa da Ásia.
Cristiano Ronaldo marcou três gols no jogo entre Portugal e Suécia na repescagem das Eliminatórias Europeias pra a Copa de 2014
Cristiano Ronaldo marcou três gols no jogo entre Portugal e Suécia na repescagem das Eliminatórias Europeias pra a Copa de 2014 Foto: Jonathan Nackstrand / AFP
Para finalizar, a Fifa fez questão de citar a redenção de Cristiano Ronaldo, que com seus gols espetaculares salvou Portugal e garantiu a seleção na Copa do Mundo de 2014. O site disse que o português “reafirmou seu status como um dos verdadeiros grandes jogadores desta geração”.


Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/fifa-relembra-fatos-marcantes-do-ano-coloca-final-do-maracana-titulo-do-atletico-mg-entre-eles-11163427.html#ixzz2ojug1Aix

Nenhum comentário: