23 de dez. de 2013

Mané Garrincha apresenta goteiras, e governo do DF cobra construtora

O Governo do Distrito Federal (GDF) vai solicitar ao consórcio responsável pelas obras do Estádio Mané Garrincha uma perícia para checar a existência de goteiras na cobertura da arena. As falhas foram identificadas neste domingo, durante a decisão do Torneio Internacional de Brasília de Futebol Feminino (Brasil 5 x 0 Chile), e mostradas em reportagem do Portal UOL. 

"A Secretaria vai solicitar ao consórcio que construiu o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha um relatório técnico sobre o que ocorreu em algumas áreas onde se verificou vazamento de água da cobertura após a forte chuva que castigou a cidade de Brasília durante toda a tarde deste domingo", informa comunicado da Secretaria Extraordinária da Copa no DF (Secopa-DF).
torcida estádio mané garrincha (Foto: Mister Shadow / Agência Estado)Torcedores tiveram que usar guarda-chuvas e capas nas arquibancadas (Foto: Mister Shadow / Agência Estado)


Segundo o governo, o estádio é uma construção recém-inaugurada e complexa, que vem passando por reparos. Como a obra está dentro do prazo de garantia, estes ajustes não são cobrados. "A construção tem garantia de cinco anos. Caso seja identificado qualquer problema, não haverá custo adicional algum no reparo para o Governo do Distrito Federal", diz o comunicado. 

Ainda de acordo com o GDF, um grupo de fiscalização formado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o consórcio responsável pela obra realiza vistorias permanentes para assegurar serviços de manutenção e reparo.
A cobertura do Mané Garrincha, em tese, fica no limite dos assentos. No entanto, por conta da altura, quando chove com vento, torcedores nas primeiras filas podem se molhar. 

Levantamento do Tribunal de Contas do DF (TCDF) indica que o custo total do Estádio Mané Garrincha foi de R$ 1,4 bilhão. Somente com a cobertura, que apresentou as goteiras, foram gastos R$ 209 milhões. A arena, que foi palco da abertura da Copa das Confederações, receberá sete jogos no Mundial de 2014.
cobertura estádio Mané Garrincha goteira (Foto: Janir Junior)Cobertura do Mané Garrincha cobre todos os assentos, mas chuva com vento pode molhar torcedores (Foto: Janir Jr.)

Nenhum comentário: