24 de dez. de 2013

Anunciado pelo Cruzeiro, Rodrigo Souza tem pré-contrato com o Fla

Rodrigo Souza cruzeiro (Foto: Divulgação)Rodrigo assinou com o Cruzeiro por quatro anos, mas tem pré-contrato com o Fla (Foto: Divulgação)
De posse de um pré-contrato de trabalho e outro de direitos de imagem, o Flamengo avalia as providência que tomará sobre o caso do volante Rodrigo Souza, anunciado pelo Cruzeiro na sexta-feira passada. A diretoria rubro-negra tem os documentos assinados pelo atleta em 20 de novembro, e o descumprimento prevê o pagamento de multa no valor de R$ 2 milhões. Rodrigo Souza, de 26 anos, foi um dos destaques do Boa Esporte na Série B 2013 e pertencia ao Sampaio Corrêa carioca. O empresário Fernando Garcia, o mesmo que colocou o ex-vascaíno Marlone na Raposa, comprou os direitos econômicos do atleta e o cedeu para o atual campeão brasileiro. 
Por enquanto, o Flamengo não se pronuncia sobre o episódio, mas ainda este ano os departamentos de futebol e jurídico vão começar a tomar providências. O clube pretendia contratar Rodrigo por empréstimo de um ano, mas viu o volante fechar com o Cruzeiro por quatro. 
O nome de Rodrigo Souza foi apresentado ao Flamengo pelo empresário Jorge Moraes, que também tem um contrato firmado com o atleta para agenciá-lo - segundo o agente, assinado em 20 de novembro. Moraes confirma que Rodrigo assinou com o Rubro-Negro, mas desistiu por considerar a oferta celeste melhor. O empresário também vai estudar que medidas tomar e critica a postura do atleta.
Foi falta de respeito dele comigo e com o Flamengo. Avisei a ele que o Flamengo tem os contratos e cabe ao clube buscar seus direitos. 
Jorge Moares, empresário
 - Fiz um trabalho com o Rodrigo desde a passagem dele pelo Madureira e também pelo Nova Iguaçu. Acabei valorizando o jogador, e ele não teve responsabilidade. Tinha que ter me procurado para conversar sobre isso, sobre a proposta do Cruzeiro. Poderia perguntar se o Flamengo seria capaz de cobrir a oferta. Quando houve a valorização dele, o Sampaio Corrêa-RJ aumentou o preço para emprestar o jogador, e o Flamengo concordou. Foi falta de respeito dele comigo e com o Flamengo. Avisei a ele que o Flamengo tem os contratos e cabe ao clube buscar seus direitos. Mais uma vez um grupo de investidores atrapalha um clube. Na minha visão, ele teria muito mais condição de fazer sucesso no Flamengo, com todo respeito ao Cruzeiro. Mas ele é maior de idade e tem de responder pelo que faz. Mas fiquei chateado - disse Jorge Moraes. 
O Cruzeiro, por meio do diretor de futebol Alexandre Mattos, rebateu as declarações de Jorge Moraes, a quem o clube não reconheceu como procurador oficial do jogador. O dirigente cruzeirense explicou que o departamento jurídico já verificou as condições do atleta atuar pelo time.
- O Cruzeiro analisou toda a documentação do Rodrigo Souza, e o jogador se apresenta sem problemas na Toca (da Raposa) em janeiro. 
 Se o Flamengo aparecer com esse documento, ele (presidente do Boa Esporte) falou que vai entrar na Fifa como assédio
Fernando Garcia, empresário
 O empresário Fernando Garcia é dono da empresa que adquiriu os direitos econômicos de Rodrigo Souza. Ele explicou que o Flamengo não poderia ter assinado um pré-contrato com o jogador e, se fez isso, o Rubro-Negro pode responder pela ação. Fernando mantém contanto com Rone Moraes, presidente do Boa Esporte, que promete processar o clube carioca na Fifa. 
- Se ele tiver um pré-contrato com o Flamengo, o clube agiu erroneamente. Porque eu comprei os direitos dele com o Boa Esporte, que tinha comprado do Sampaio Correa. Ele (Rodrigo Souza) está assinado com a minha empresa desde o dia primeiro de novembro. O agente dele é o Guilherme Miranda, que é advogado. Se o Flamengo fez isso, é considerado assédio. Se pegou o garoto para assinar, vai pagar por isso. Eu quero deixar claro que não tenho nada contra o Flamengo, que é uma grande instituição. Se alguém errou em nome do Flamengo, vai pagar por isso. Se o Flamengo aparecer com esse documento, ele (presidente do Boa Esporte) falou que vai entrar na Fifa como assédio. O Boa é o atual detentor dos direitos federativos dele. Os econômicos são da minha empresa. Como ele foi comprado pela minha empresa, eu estou repassando para ela, mas ele só vai ser registrado no dia 7 de janeiro, quando a Federação reabre.  
Procurado pela reportagem do GloboEsporte.com, Rodrigo mostrou-se tranquilo e disse que não teme que o caso atrapalhe o negócio com o Cruzeiro. 
- Já está resolvido. Não vai ter problema nenhum, nem vai melar nada. Essa história com o Flamengo não dependia só de mim - disse, por telefone. 
O contrato de Rodrigo Souza com o Boa Esporte iria até 30 de abril do ano que vem. Para que pudesse compensar o clube mineiro pelo encerramento do empréstimo antes do prazo, o Sampaio Corrêa decidiu aumentar a pedida ao Flamengo, que aceitou. Durante as tratativas, no entanto, Rodrigo foi negociado com o Cruzeiro.

Nenhum comentário: