27 de dez. de 2013

Joia 2014: Andrigo dribla Europa para reprisar D'Ale e marcar época no Inter

Que clube não gostaria de contar com um jovem valor que pouco se importa com o assédio europeu e prefere fazer história no lugar em que se criou? E se esse garoto ainda mostrar franca evolução, não só técnica como física, virando um gigante em campo? Ainda é cedo, mas o Inter já pode começar a se gabar de ter um exemplar raro dessa espécie. Ele atende por Andrigo, tem 18 anos, ainda não atuou pelo profissionais, mas ainda assim desponta como uma das joias do Colorado para os próximos anos, um clube acostumado a forjar grandes atacantes.
Quero fazer história aqui. Dinheiro eu posso ganhar depois. Quero ser como o D’Alessandro, que é um ícone, um ídolo do clube
Andrigo, joia do Inter
 E a procura não foi pequena, não. Barcelona e Manchester United já vieram atrás dele. Na verdade, a Europa o monitora constantemente. Mas não há jeito. Pelo menos por enquanto, Andrigo não sairá do clube. Ao renovar contrato em novembro por mais três temporadas, deu o tom do que pensa de sua carreira, em mensagem em rede social: "Uns chamam de burrice, eu chamo de sentimento não ter trocado o Inter pela Europa por duas vezes". Ao GloboEsporte.com, Andrigo explica melhor essa vontade de fazer história no Colorado, que tem tudo a ver com sua idolatria a D'Alessandro:
- É bom ter o seu trabalho reconhecido por times de fora, mas meu jeito sempre foi o mesmo. Fiquei mais visado, mas queria seguir no inter. Não era e não é o momento de sair. Vieram propostas novamente, mas não me preocupo. Tenho contrato com um grande clube.  Fiquei muito feliz pela renovação. Penso no agora. Quero buscar meu espaço no profissional, jogar o Brasileirão, ser campeão. Quero fazer história aqui. Dinheiro eu posso ganhar depois. Quero ser como o D’Alessandro, que é um ícone, um ídolo do clube. É uma das coisas que mais quero. Não só jogar sem ficar lembrado.
andrigo joia 2013 inter internacional (Foto: Lauro Alves/Agência RBS)Andrigo é esperança de mais qualidade no ataque colorado (Foto: Lauro Alves/Agência RBS)


O jogador de 18 anos, natural de Estrela, a 113 km de Porto Alegre, foi um dos destaques do Colorado na campanha que culminou com o título do Brasileirão sub-20. Marcou três gols. E, apesar da franca admiração por D'Alessandro, também alimenta outros ídolos. Um deles é Alexandre Pato. O avante do Corinthians, aliás, é um dos modelos da iniciativa da base vermelha, de sempre formar talentos do setor ofensivo. Rafael Sobis, Nilmar, Luiz Adriano, Taison e Leandro Damião são alguns nomes recentes.
Andrigo atacante Inter (Foto: Reprodução, Twitter)Andrigo fala de sua renovação com o Inter
(Foto: Reprodução, Twitter)
A tranquilidade com que se depara com o assédio europeu é a mesma com a qual aguarda a tão sonhada chance entre os profissionais. O desejo existe, e o atacante não esconde. Andrigo, todavia, entende que espera estar pronto a ponto de não correr riscos de voltar à base. Até por isso, como ainda tem idade, a tendência é de que esteja no grupo que disputará a Copa São Paulo em janeiro. Se repetir as boas atuações, será alçado ao grupo sub-23, que começará o Gauchão.

- A vontade é de estar nos profissionais, mas sei tenho que ter paciência. Não quero ir sem estar pronto. Quero me manter. Se eu jogar no Gauchão com o sub-23 vou fazer de tudo para deixar uma boa impressão para o Abel.  Quero entrar, fazer história como o Pato. Eu falava com ele direto. Sempre me espelhei nele. Ele passou por muita coisa. 
Andrigo foi utilizado no Brasileiro mais sozinho à frente. Todavia, tem como predileção atuar aberto na linha de três meias, no 4-5-1. Como principais características, aponta que tem o arremate com as duas pernas e a velocidade. A evolução se deve muito à preparação física. A comparação de fotos de Andrigo é sintomática e evidencia o fortalecimento muscular do jogador em dois anos. Um trabalho que envolve tratamento endocrinológico e treinamento físico específico, como já fora feito, e com êxito, nos já citados Pato e Nilmar. Em 2011, Andrigo, aos 16 anos, contava com 1m70cm e 64kg. Hoje, alcança os 70kg.
Andrigo seleção sub-17 (Foto: Divulgação)Andrigo em 2011: bem mais magro (Foto: Divulgação)
Mas nem tudo foram boas notícias em sua evolução no Inter. Passou por uma cirurgia para reconstrução dos ligamentos do joelho direito em 2011. Ficou quase um ano aos cuidados da fisioterapia. Um momento conturbado, no qual buscou forças nos amigos e na família:
- Fiz uma cirurgia no ligamento cruzado. Foram várias pelas quais passei. E eu estava na minha melhor fase. Tinha voltado à seleção, campeão sul-americano quando me machuquei. Fiquei nove meses na fisioterapia. Foi complicado até ganhar confiança para fazer todos os movimentos. O cara fica desmotivado. Vê todo mundo indo treinar e você se impossibilitado. Minha família, meu empresário (Cleber Desidério) e meu fisioterapeuta me ajudaram. 
Sem resquícios dos problemas que o atormentaram, Andrigo agora espera repetir o estrelato da base no profissional, tanto no Inter quanto na Seleção:
- Já tive o gosto da Seleção. É uma sensação muito boa, o reconhecimento é geral. Você sempre almeja. Mas, para isso, sei que tenho que ir bem no Inter. E é isso o que eu quero. 
Os direitos econômicos do atacante são divididos em três partes. O Colorado tem 55%, enquanto a DIS, braço esportivo do Grupo Sonda, tem 22,5% e a família de Andrigo os 22,5% restantes. Já o desejo do jovem é um só: vencer pelo Inter. E o da torcida também. Um novo ídolo pode estar nascendo com o reformulado Beira-Rio.
Mosaico Andrigo jóia Internacional (Foto: Editoria de Arte)

Nenhum comentário: