4 de jun. de 2012

A vez de Super Mário. Missão? Pôr fim a 16 anos de jejum da Alemanha


A incrível marca de 12 gols em 12 jogos não foi o suficiente para Mario Gómez alcançar a artilharia da última edição da Liga dos Campeões da Europa. Tinha um Messi no meio do caminho. Ficou a três do argentino, que bateu o recorde de tentos em uma única edição da competição. Os 40 gols que marcou na última temporada, porém, ajudaram “Super Mario” a largar na frente na disputa por uma vaga no ataque titular da Alemanha na Eurocopa.
A responsabilidade é grande. O jejum de 16 anos sem um título de expressão incomoda a Alemanha. Ser o escolhido para comandar o ataque alemão e dar sequência à dinastia de artilheiros como Gerd Muller e Rummenigge, e mais recentemente nomes como Klinsmann, Biehhorff e Klose, também não é tarefa fácil. Klose, aliás, será o reserva imediato de Gómez. Uma sombra de peso.
Mario Gomez, Alemanha x Israel (Foto: Reuters)Mario Gomez marcou no último amistoso antes da Euro, contra Israel (Foto: Reuters)
Filho de pais espanhóis, Mario Gómez, de 26 anos, não tem a técnica de Klinsmann, mas sabe balançar as redes como poucos no atual cenário do futebol mundial. O porte físico é seu ponto forte. Com 1,89m e 88 kg, “Super Mario” sabe usar o corpo para romper defesas. Pela Alemanha, foram 22 gols até o momento. Não chega a ser um número avassalador, mas essa será a primeira vez que Gomez começará uma grande competição como titular de sua seleção.
- Ele pode fazer a diferença na Euro. É um grande finalizador. Se a Alemanha souber aproveitá-lo da mesma maneira que o Bayern, com certeza o Mario fará uma grande competição. O cara é matador – acredita o lateral brasileiro Rafinha, companheiro de Gómez no Bayern.
O volante Luis Gustavo, que também joga no Bayern de Munique com Mario Gómez, também acredita no sucesso do companheiro na Eurocopa.
- O Mario Gómez é um atacante decisivo. Um jogador que sabe fazer gols. Que tem calma na hora de finalizar e sabe se posicionar muito bem dentro da área - analisou o brasileiro.
Gomez não deve encontrar dificuldades para se encaixar no estilo de jogo do técnico Joachim Löw, já que o Bayern é a base da Alemanha, com oito jogadores. Durante as eliminatórias para a Eurocopa, Super Mario provou estar pronto: marcou seis gols em sei jogos.
Comemoração mario gomez - bayern  x Olympique (Foto: Agência Reuters)Gómez pelo Bayern: 40 gols na temporada
(Foto: Agência Reuters)
Apesar de títulos pelo Bayern de Munique, falta a Gómez um troféu pela Alemanha. O fato, entretanto, não é exclusividade do atacante grandalhão. Faltam conquistas a toda uma geração. Apesar de sempre beliscar, a Alemanha completa 16 anos de jejum em 2012. A Eurocopa de 1996 foi o último título expressivo. Nesse período, os alemães bateram algumas vezes na trave. Além do vice na Copa do Mundo de 2002, ficaram em terceiros nos dois últimos mundiais (06 e 10) e foram segundos na última Eurocopa, quando perderam a decisão para a Espanha, em 2008.
Curiosidades
Além de artilheiro, Mario Gómez tem outras facetas. O alemão é um dos jogadores mais extrovertidos do Bayern de Munique e da seleção alemã
- É um grande companheiro. É brincalhão, tranquilo, ótima pessoa. Só tenho coisas boas para falar dele – revela Rafinha.
A transferência de Mário Gómez para o Bayern foi a mais cara da história do futebol alemão. Em 2009, o time bávaro pagou 35 milhões de Euros para tirá-lo do Stuttgart.
O jogador também faz parte de um projeto que arrecada dinheiro para levar tratamento médico para o continente africano chamado "Nós ajudamos a África"

Nenhum comentário: