26 de jun. de 2012

Iniesta defende Fúria de críticas por 'jogo monótono' e culpa adversários


O futebol que encantou o mundo, agora é acusado de ser chato e monótono. As vaias da torcida no segundo tempo da vitória sobre a França por 2 a 0 pelas quartas de final da Eurocopa foram a prova de que a Espanha não faz o mesmo sucesso de quando venceu a Euro 2008 e a Copa do Mundo de 2010. Mas Andrés Iniesta, um dos jogadores símbolo do estilo de jogo espanhol, saiu em defesa de sua equipe e culpou os adversários.
- Todas as opiniões são respeitáveis e o futebol é grande por isso, por sua diversidade. Nem todos podem estar de acordo com tudo. Mas quando uma equipe que quer atacar enfrenta um adversário tão fechado, que só tenta marcar e que não causa perigo, claro que o futebol não é tão atrativo como numa partida em que ambos saem para o jogo. Para nós, o estilo que temos foi o que nos levou às conquistas, a vencer títulos, e é a nossa forma de atuar. Não há outra. Essa é a maneira que mudou o futebol da Espanha para melhor, e isso basta - afirmou.
Coletiva Iniesta - Espanha (Foto: AFP)Iniesta despreocupado com as críticas que o futebol da Fúria vem recebendo (Foto: AFP)
A Espanha conquistou a Eurocopa de 2008, co-organizada por Suíça e Áustria, tendo Luis Aragonés como treinador. Após o título, ele foi substituído por Vicente del Bosque, que manteve a mesma tática de toques curtos e rápidos, de manter a posse de bola até encontrar uma brecha na defesa adversária - uma tática muito próxima à do Barcelona de Josep Guardiola. Ainda que com menos gols e futebol menos vistoso do que na Euro, Del Bosque levou os espanhóis a ganhar seu primeiro Mundial, na África do Sul.
Apesar de garantir estar satisfeito com a maneira de sua seleção atuar, Vicente del Bosque disse esperar que o futebol espanhol siga evoluíndo para ser capaz de continuar vencendo taças no futuro.
- Passamos muito tempo querendo buscar um estilo de jogo espanhol e é desse que gostamos. Estamos falando da grande época do futebol espanhol, em que vencemos dois títulos importantes. Mas não queremos ficar parados, queremos continuar progredindo para seguir na elite mundial. Mas, claro, sempre existe gente descontente com tudo - desdenhou.
Vicente del Bosque revelou estar menos preocupado com o espetáculo que os espectadores verão do que com o desempenho de sua equipe. Segundo ele, se Portugal repetir nesta quarta-feira, pela semifinal da Euro, a estratégia defensiva adotada pela França nas quartas de final, melhor para os espanhóis.
Coletiva Del Bosque - Espanha (Foto: AFP)Del Bosque entrou no lugar de Aragonés e não mudou o estilo de jogo da Espanha (Foto: AFP)
- Se me perguntarem, prefiro que o adversário atue em seu campo, mas sei que isso não vai acontecer sempre. Prefiro que a bola esteja conosco, porque temos nossas soluções para enfrentar defesas muito fechadas.
Durante a entrevista coletiva de véspera de jogo, nesta terça, na Donbass Arena, em Donetsk, um jornalista inglês perguntou se Del Bosque acreditava ser possível para a seleção inglesa copiar o estilo espanhol. O treinador disse que sim.
- No futebol existem tendências. No último Mundial, Espanha e Alemanha marcaram tendências com um jogo mais coletivo. A Inglaterra possui jogadores com esse estilo e poderia atuar assim perfeitamente. Estamos diante de um futebol globalizado, em que quase todo o mundo tenta fazer as mesmas coisas. Não sei se os ingleses são os pais do futebol, mas, com certeza, eles são os pais do futebol europeu - completou.
Portugal e Espanha se enfrentam às 15h45m (de Brasília) desta quarta-feira com transmissão ao vivo da TV GloboGLOBOESPORTE.COM e SporTV.

Nenhum comentário: