30 de jun. de 2012

Adepto do futebol encantador, Xavi admite que poderia ter rendido mais


Xavi Hernández chegou com cerca de dez minutos de atraso na entrevista coletiva prévia à decisão da Eurocopa 2012, neste sábado. Ele e o goleiro Iker Casillas, já nos acréscimos, se perderam pelos corredores confusos do Estádio Olímpico de Kiev, prestes a receber milhares de espanhóis e italianos no domingo. Mas esse é o menor dos problemas do camisa 8, que admitiu estar devendo na campanha da Fúria sem ainda ter marcado ou dado assistências. O que poderia justificar, por exemplo, as críticas em torno do futebol praticado pelo time de Vicente del Bosque, já que o meio-campista costuma ser quem mais tenta aproximar a seleção do seu Barcelona.
– Eu me sinto participante em todas as vitórias, mas teria gostado mais se fosse mais importante nos jogos-chave. Eu me sinto muito confortável jogando com essa filosofia e minha prioridade é o time. Tentarei aproveitar o jogo – disse Xavi, defendido pelo treinador.
– É muito difícil que jogue mal, sempre vai bem. Tem talento, qualidade, é solidário, pensa no time e é dos que principalmente marcam nossa forma de jogar – completou Del Bosque.
xavi espanha coletiva (Foto: Agência EFE)Xavi admitiu que está devendo na Eurocopa: 'Gostaria de ter sido mais importante' (Foto: Agência EFE)
O estilo de jogo já conhecido, portanto, seguirá como carro-chefe da Espanha. Xavi garante:
– Não estamos entediados, nós nos divertimos, acreditamos neste estilo definido. É uma filosofia muito boa, todos os futebolistas se adaptam perfeitamente. Priorizamos esse talento ante o futebol físico, e o torcedor se sente identificado com esse futebol, assim como nós. Não se pode pedir mais.
Xavi no treino da Espanha (Foto: AP)Xavi em treino da Espanha neste sábado (Foto: AP)
Na verdade, pode sim, Xavi. O título da Eurocopa neste domingo completaria o que a imprensa se refere como tríplice coroa, com a Euro 2008 e a Copa 2010 já no currículo. A expectativa da torcida passou para os jogadores.
– Para nós se trata de algo ideal, estamos em um cenário magnífico e fantástico para seguir fazendo história nesse esporte. Não se chega a uma final de Eurocopa todos os dias e temos a sorte de ter ganhado muitas coisas. Nós realmente queremos fazer tudo bem e mostrar que esse time continua com a mesma fome de demonstrar o futebol que estamos acostumados.
Por fim, Xavi afirmou se sentir um privilegiado por estar fazendo parte dessa geração.
– Me sinto muito sortudo: há alguns anos, o futebol tendia mais ao caminho da contenção, mais físico... Tivemos muita sorte com os futebolistas com mais técnica, porque chegou o futebol alegre e vistoso, que também faz jogadores como Pirlo. Estou muito feliz de que as coisas saíram assim e que o futebol seja mais ofensivo e alegre.
Espanha e Itália disputam a final da Eurocopa 2012 neste domingo, a partir das 15h45m (de Brasília), no Estádio Olímpico de Kiev. A TV Globo, o GLOBOESPORTE.COM e o SporTV transmitem ao vivo.

Nenhum comentário: