30 de jun. de 2012

Brasileiros representados na ‘maior exposição de camisas da Europa’


O cartaz logo na entrada promete levar à maior exibição de camisas de futebol na Europa. Logo ao lado do Estádio Olímpico de Kiev está o Planetário, onde a exposição ocorre desde o início da Euro 2012 e terá seu último dia aberta ao público neste domingo, antes da decisão entre Espanha e Itália. O problema em questão é que o presente é um tanto menor que a encomenda, que tem até poucos clubes brasileiros. Nada muito fora do padrão, porém, quando se fala de Ucrânia. Não ao menos durante a maior competição do continente.
Exposição de futbeol em Kiev  (Foto: Victor Canedo / Globoesporte.com)Exposição de futebol em Kiev mostra camisas de Fla e Galo (Foto: Victor Canedo / Globoesporte.com)
Exposição de futbeol em Kiev  (Foto: Victor Canedo / Globoesporte.com)Bahia e Fluminense dividem espaço com outros
times (Foto: Victor Canedo / Globoesporte.com)
Uma grande sala recebe camisas dos mais variados times e seleções de todo o planeta. Clubes brasileiros como Grêmio, Fluminense, Flamengo, Atlético-MG e Bahia marcam presença com alguns uniformes exóticos, a especialidade da casa. O SC Rio Grande, primeiro a nascer no país, também está ali com o verde, vermelho e amarelo chamando a atenção. O Rei do Futebol, Pelé, pode ser visto em uma camisa retrô do New York Cosmos, enquanto a Seleção Brasileira tem a sua pequena homenagem com uma blusa usada pouco antes na Copa do Mundo de 1994.
A coleção tem grande influencia nos anos 90, com uniformes antigos de Juventus, Barcelona, Manchester United, Arsenal, Liverpool, Milan, Internazionale de Milão, entre outros. Há ainda uma pequena seção com uniformes de Dínamo de Kiev e Shakhtar Donetsk, as equipes mais famosas do país, em uma das únicas áreas mais organizadas, já que a imensa maioria está no teto e fora de ordem.
Exposição de futbeol em Kiev  (Foto: Victor Canedo / Globoesporte.com)Caricaturas de craques não têm compromissos com a realidade (Foto: Victor Canedo / Globoesporte.com)
Exposição de futbeol em Kiev  (Foto: Victor Canedo / Globoesporte.com)Exposição tem camisas dos mais variados times
(Foto: Victor Canedo / Globoesporte.com)
A visita é ainda mais surpreendente quando se vê caricaturas de personalidades do futebol já fora da sala. Os desenhos, feito por uma pessoa de 70 anos, não têm lá seus compromissos com a realidade. A legenda em ucraniano dificulta ainda mais o reconhecimento de craques como Maradona, Messi e outros - Pelé teve a ajuda de estar ao lado da Copa do Mundo de 1970.
No estádio, a poucos metros dali, um ensaio da festa de encerramento podia ser ouvido por quem passava ao redor. O palco já está todo decorado, à espera de espanhóis e italianos no domingo que celebrará o campeão europeu de 2012. A TV Globo, o GLOBOESPORTE.COM e o SporTV transmitem o jogaço ao vivo, a partir das 15h45m (de Brasília).

Nenhum comentário: