26 de jun. de 2012

Com Messi na 'orelha', CR7 tem a chance de recuperar a Bola de Ouro


cristiano ronaldo portugal   (Foto: Reprodução/A Bola)CR7 ouve gritos de "Messi" na chegada de Portugal
na Ucrânia... Tudo pode mudar no fim do ano
A bola está com Cristiano Ronaldo. E ele não quer soltá-la, de preferência até ficar dourada. Enquanto o argentino Lionel Messicurte as férias com amistosos pelas Américas, o craque português lidera sua seleção na Eurocopa 2012 com dois objetivos claros. O primeiro é conquistar o título e reparar um vacilo diante da Grécia há oito anos, quando ainda era uma promessa. A consequência natural da consagração coletiva leva ao segundo: recuperar o posto de melhor do planeta que, há três anos, pertence ao camisa 10 argentino, cujo nome virou, nesta terça-feira, mais uma vez, uma forma de provocação a Cristiano. O  gajoteve que ouvir gritos de "Messi" durante a chegada da delegação lusitana na Ucrânia para a partida contra a Espanha, na próxima quarta-feira, em Donetsk.
Cristiano Ronaldo, que sofreu o mesmo problema na vitória sobre a Dinamarca há duas semanas, encarou numa boa. E reconheceu que a forma de "calar" os provocadores é fazendo um grande torneio.
- A Eurocopa não é decisiva para a Bola de Ouro, mas ajuda - reconheceu o gajo após a vitória sobre a República Tcheca.

Para especialistas, porém, estabelecer uma nova ordem no futebol mundial é uma meta possível até mesmo sem a necessidade do troféu. Bastaria uma grande exibição contra a atual campeã da Euro e mundial pela semifinal. Ou seja: manter o nível dos dois últimos confrontos, quando decidiu sozinho para Portugal contra Holanda e República Tcheca. O GLOBOESPORTE.COM, a TV Globo e o SporTV transmitem ao vivo a partir das 15h45m (de Brasília).
Cristiano ronaldo bola de ouro 2008 (Foto: Agência Getty Images)Cristiano Ronaldo esperar voltar a erguer a Bola de Ouro como em 2008 (Foto-arquivo: Agência Getty Images)
Não se pode esquecer, também, dos assombrosos números do argentino. Eleito o melhor jogador do planeta nos últimos três anos, Messi se despediu da temporada 2011/2012 com três gols diante do Brasil e alcançando recordes significativos. O camisa 10, por exemplo, marcou cinco vezes em uma só partida da Liga dos Campeões, nas oitavas de final contra o Bayer Leverkusen. Ele também anotou um total de 73 gols e 29 assistências em 60 jogos com o Barcelona; Pela Argentina, somou nove gols e quatro assistências em nove jogos, num total de impressionantes 82 gols e 33 assistências em 69 jogos (participação de 1,6 gol em cada confronto que disputou).
Troféus, no entanto, foram um artigo raro, por mais incomum que possa parecer na Era Guardiola. O cobiçado Campeonato Espanhol ficou com o arquirrival Real Madrid, enquanto a Champions acabou para o Barça na semifinal, inclusive com pênalti perdido por Messi contra o Chelsea, no Camp Nou. Se computado apenas 2012, excluindo desta forma as Supercopas Espanhola e Europeia, além do Mundial de Clubes, o clube faturou apenas a Copa do Rei, já na despedida oficial de seu treinador.
INFO - Comparação Cristiano Ronaldo e leonel Messi (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)
Só os dois e mais ninguém
É também pela falta de títulos expressivos de Messi no ano que Cristiano Ronaldo pode acreditar em levar a Bola de Ouro até mesmo se não conquistar a Eurocopa. Caso ainda surpreenda a Espanha e mais o finalista com Portugal, ele se tornaria o grande favorito ao prêmio na cerimônia de gala da Fifa, em janeiro, na Suíça. Independente do que ocorrer no segundo semestre com Real Madrid e Barcelona, praticamente soberanos no Campeonato Espanhol.

- Acho que pode por causa do coletivo. É difícil ser eleito o melhor do mundo se não conquistou títulos. O Messi levou apenas a Copa do Rei e o Cristiano o Espanhol, mas o peso de uma competição europeia é ainda maior. Se Portugal passar pela Espaha, ele terminar como artilheiro... Acho que leva. Caso contrário o prêmio continua com Messi, que também fez uma temporada absurda. Não adianta falar em Neymar ou algum jogador do Chelsea, pois só tem os dois – disse Raphael Rezende, comentarista do SporTV.
Os números de Cristiano Ronaldo, que realizou a sua melhor temporada por clubes desde que começou a carreira no Sporting, também são de outro planeta. Com a camisa merengue ele somou 60 gols e 14 assistências em 55 jogos, enquanto por Portugal marcou nove vezes e deu três passes em 13 partidas, em um total de 69 gols e 17 assistências em 68 jogos (média de participação de 1,26 gol/jogo).
Cristiano Ronaldo comemora gol de Porttugal (Foto: AFP)Cristiano Ronaldo tenta, com suas atuações na Euro, colocar as mãos na Bola de Ouro novamente (AFP)
Melhor que Eusébio?

O desempenho até o momento decisivo tem empolgado não somente os portugueses. O técnico Diego Maradona, que comandou Messi na seleção argentina e atualmente defende o Al Wasl, dos Emirados Árabes, enalteceu o rival de seu pupilo dentro de campo.
– Cristiano Ronaldo estava lutando por boas atuações em nível de seleção há anos. O melhor jogador do mundo, junto com Lionel Messi, parecia frustrado quando jogava por Portugal (...). Depois de dois jogos, ele começou a jogar, marcou três gols e levou a seleção a uma inesperada semifinal. Sempre é genial ver os melhores. Demonstrou a seus compatriotas que merece um monumento em Lisboa – escreveu “El Pibe” em sua coluna no jornal “Times of India”.

A imprensa portuguesa concorda e vê com otimismo as chances de Cristiano Ronaldo não só recuperar a Bola de Ouro, como ainda se tornar o maior luso da história.

– Ronaldo tem a oportunidade de marcar a diferença em relação ao Messi na Euro e, ao mesmo tempo, acabar com a idéia de que ele não vai bem com a seleção. As duas exibições contra Holanda e República Tcheca foram suficientes para lançar em Portugal a discussão: será ele o melhor jogador português de todos os tempos, ultrapassando Eusébio? Acredito que se Portugal chegar à final, o mundo do futebol irá reconhecer isso de forma quase unânime – avaliou Sergio Krithinas, do diário “O Jogo”.

No que depender do futuro próximo, será Messi quem terá de conviver com os gritos de “Cristiano”...
Cristiano Ronaldo ganha prêmio de chuteira de ouro das mãs de Di Stefano e Eusébio (Foto: EFE)Cristiano Ronaldo ganha prêmio de chuteira de ouro das mãs de Di Stefano e Eusébio em 2011 (EFE)

Nenhum comentário: